Benefícios do chá verde

Author Google Plus - Dicas dieta

beneficios do cha verde

Foi no ano de 1211 quando o monge budista Eisei escrevia que “o chá possui um extraordinário poder para prolongar a vida”. Escreveu em seu livro Manter a saúde bebendo chá, e estava certo quando afirmou firmemente sobre o chá verde especialmente por suas claras propriedades e benefícios.

Se bem que desde a antiguidade até aproximadamente o século VI o chá verde era consumido primordialmente como remédio para os problemas de rins, dores de cabeça, úlceras, má digestão ou inclusive contra os rumores nocivos que fazem desta bebida um remédio natural muito importante.

E, entre elas a epigalocatequina galato (EGCg), o qual foi revelado ter um importante efeito anticancerígeno, ajudando a prevenir a aterosclerose e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Se trata de uma das bebidas mais consumidas do mundo, junto não só com as outras variedades de chá (chá vermelho e chá branco), como também com o café.

Propriedades do chá verde

beneficios do cha verde

Dentro destes benéficos ingredientes nós podemos encontrar com:

– Os flavonoides: se trata de um grupo de antioxidantes que pertencem às citadas catequinas. Ajudam a destruir os radicais livres e antioxidantes, evitando assim, portanto a destruição dos tecidos de nosso corpo.
– Vitaminas do complexo B: ajudam principalmente na metabolização de carboidratos
– Vitamina C: combate as infecções, fortalece o sistema imunológico e colabora na redução do estresse.
– Vitamina E: conta com propriedades antioxidante que entre outros aspectos, atrasam o envelhecimento.
– Fluoreto: previne as caries protegendo assim o esmalte dental.

Benefícios do chá verde

beneficios do cha verde

O chá verde (o nome científico da planta Camellia sinensis) possui numerosas propriedades, mas também existem mitos sobre o mesmo.

Na saúde e na medicina

– Melhora o fluxo da circulação sanguínea.

– Alguns estudos parecem afirmar que mantem a elasticidade ótima nas artérias para evitar colapso e alterações da tensão.

– Não está comprovado que seja anticancerígeno. Leia o que leia, não há documentos para provar esta propriedade no chá verde. Se tiver uma doença tão grave como esta, você precisa de ajuda médica.

– Para o sistema digestivo. É diurético, o que ajuda a eliminar as toxinas e depurar todo o aparelho gastrointestinal e urinário.

– Parece que regula os níveis de gordura no fígado, algo muito interessante para quem apresenta problemas hepáticos.

Para emagrecer

Muitas pessoas pensam que o chá verde para emagrecer é realmente efetivo. Isso parece ter sido confirmado sua atividade termogênica na queima de gordura. As pessoas que participaram em algumas pesquisas em Taiwan afirmarão que foi a causa da redução de gordura corporal. Por outro lado, existe a conhecida dieta do chá verde, porque é diurético, uma propriedade para reduzir a retenção de líquidos.

Em certo modo, realmente ajuda, mas você não pode continuar consumindo alimentos ricos em gordura ou nunca perderá peso. Recomendo que siga uma dieta equilibrada, com uma rotina de exercício físico e remédios naturais como o chá verde com limão, mas não deposite toda sua confiança em um só fator emagrecedor.

Como estimulante

O chá verde tem funções estimulante devido a sua composição em alcaloides. É útil como substituto do café, já que os alcaloides que apresenta (cafeína, teína…) são menos agressivos para o organismo. Muitos atletas tomam antes de treinar, já que além de ativar seu organismo, lhes ajuda a perder peso.

Além disso, os alcaloides contribuem para melhorar a concentração.

Na saúde dental

Ao que parece, sua composição ajuda a prevenir as caries, já que na Ásia, foi feito um estudo nos dentes entre aqueles que tomavam chá verde e aqueles que não o consumia. O resultado foi surpreendente, já que quem tomava frequentemente o chá tinha os dentes mais saudáveis.

Para a pele

Existem muitos cosméticos com extrato de Camellia sinensis como ingrediente principal. isto é porque sua ação antioxidante pode se usada para o cuidado da pele. Contem muitas vitaminas que neutralizam os radicais livres prevenindo o envelhecimento prematuro e a aparição de rugas cedo. Adicionalmente serve para o cabelo, o fortalece e cuida do cabelo desde as pontas até a raiz.

Para a acne e outras doenças dermatológicas

As mascaras com óleo essencial de chá verde orgânica, são recomendadas para tratar espinhas durante a puberdade. Também é recomendado combiná-lo com rosa mosqueta ou óleo de amêndoas doces para melhorar seu estado de saúde e regular a secreção de sebo.

Para dormir? Não

Por razões lógicas o chá verde não ajuda a dormir nem nos transtornos do sono. Recorde que ele é rico em alcaloides, quer dizer, moléculas que ativam o sistema nervoso e ajuda a nos manter despertos e a concentrar nossos pensamentos em uma atividade. Entre estes alcaloides se encontra a cafeína. Você acha mesmo que o chá verde vai te ajudar a dormir? Sinto dizer que a resposta é não.

Para reduzir o estresse

Neste caso apesar da cafeína, parece que um aminoácido chamado L-teanina poderia fazer o chá verde adequado para reduzir o estresse. Também, outras moléculas são capazes de neutralizar os radicais livres, algo essencial se quer combate-lo.

Como tomar chá verde

beneficios do cha verde

– Em capsulas: poderá ser encontrado em herbalistas. As capsulas não te permitem desfrutar de seu sabor.

– Em infusões: é a mais conhecida. A maioria das pessoas prefere tomar infusões, não só para desfrutar de suas propriedades, como também seu aroma e sabor que fornecem bem estar emocional.

– Em pó: usado sobre tudo em receitas culinárias para potenciar o sabor dos pratos. É muito versátil e está muito rico.

– O óleo essencial de chá verde: natural é usado diretamente sobre a pele. É muito caro, mas seus benefícios são realmente incríveis em quanto à redução de rugas e hidratação profunda.

– frio ou quente. Dependendo do seu gosto ou da estação do ano, pode elaborar sua bebida fria ou quente, por exemplo, no verão se bebe muito chá gelado. Adicione seu adoçante favorito. Tome com limão, com hortelã, com canela, gengibre, abacaxi, açúcar ou mel. Também combinado com erva cidreira, cavalinha e outras ervas medicinais.

Variedades de chá verde

beneficios do cha verde

Não existe um só um tipo de chá verde. Na verdade, com certeza você vai se surpreender que só no Japão haja mais de 10 variedades de chá verde que se consomem habitualmente. Claro que se você adicionar os outros países asiáticos há muito mais. Veja agora as variedades mais conhecidas.

Chá verde guricha: é uma variedade proveniente do Japão, que se caracteriza pelo o sabor doce que obtém por não ser torrado, mas é submetido ao vapor. Conheça mais sobre este chá e se anime a experimentar seu sabor suave e afrutado.

Chá verde biluochun: este chá verde chinês tem um sabor doce, que lembra o sabor de frutos secos. É uma das variedades mais consumidas em seu país de origem e no mundo. Experimente!

Chá verde hari talvar: é uma variedade ideal para quem valoriza acima de tudo a variedade orgânica. Este chá indiano é caro, mas sua produção garante que está livre de químicos e que seu cultivo é 100% sustentável.

Chá mecha: já que se obtém através de brotos jovens, esta variedade de chá verde japonês tem um sabor amargo e adstringente. É muito rico em taninos e catequina, o que o converte em muito valioso por seus benefícios. Se gosta de sabores intensos, não deixe de experimentar esta variedade.

Chá verde lotus tea: esta variedade de chá verde vietnamita se caracteriza porque em seu processo é utilizado flores de lotus para curar as plantas de chá. O resultado é um sabor suave, doce e muito aromático, que o torna muito diferente dos outros. Não deixe de experimentá-lo.

Efeitos secundários e contraindicações

Como você pode imaginar a principal contraindicação do chá verde está relacionada com a cafeína e outros alcaloides. Para evitar efeitos secundários, devem moderar seu consumo:

– Hipertensos.
– Se é propenso ao nervosismo, tome descafeinado.
– Não consuma antes de dormir, já que é estimulante.
– Se sofre de problemas cardíacos.
– Mulheres durante o período de amamentação ou gravidez, para que o bebê não adquira cafeína.

Receitas com chá verde

Shake de chá verde

beneficios do cha verde

ingredientes

– 200 ml de chá verde
– 1 fatia grossa de abacaxi
– 1 pedaço pequeno de gengibre
– 8 folhas de hortelã
– 1 colher de chá de semente de linhaça

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, e sirva logo em seguida, sirva com algumas pedras de gelo.

Mousse de chá verde com limão

beneficios do cha verde

Ingredientes

– 1 lata de leite condensado light
– 1 lata de creme de leite light
– 1 envelope de gelatina sem sabor
– 1 1/2 xícara de chá de chá verde
– Suco de 1 limão

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a gelatina sem sabor e o chá verde. Com o fogo baixo, mexa lentamente até que a gelatina se dissolva por completo. Em seguida coloque todos os outros ingredientes no liquidificador, até a gelatina derretida no chá verde, bata até formar um creme. Coloque a mistura em um recipiente e leve à geladeira por 3 horas. Depois, é só servir.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com