Benefícios do caqui

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beneficios do caqui

O caqui é uma fruta rica em vitaminas, carboidratos e minerais. De sabor doce, muito suave e delicado. Com grandes qualidades anticancerígenas e múltiplos benefícios para a saúde. Devido à sua riqueza nutricional, é muito adequado para ser consumido por muitas pessoas, além de incluir muitas curiosidades.

Propriedades do caqui

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É uma fruta doce, fácil de comer; com um alto teor de água que o torna ideal para purificar e renovar o corpo.
Seu teor moderado em fibra solúvel, o torna adequado:

– Em situações de prisão de ventre (pectina e mucilagens retêm água, aumentando o volume das fezes facilitando sua evacuação), para conseguir este efeito devem ser consumidos caqui quando estão maduros, porque em tal estado de maturidade exerce o seu efeito laxante, por causa de sua redução em taninos.

– No caso de diarreia, para este fim não se deve consumir caqui maduro, a fim de ter o conteúdo máximo de taninos e pode assim exercer o seu efeito adstringente. Nesse caso, se podem consumir até 6 unidades diárias.

– Se você sofre com níveis elevados de colesterol, ele ajuda a reter o colesterol que está no trato digestivo, procedente de alimentos de origem animal, fazendo com que uma parte dele seja eliminada pelas fezes.

Mas, sem dúvida, o efeito mais imediato da pectina e das mucilagens do caqui é no trato digestivo, especialmente nas últimas seções do intestino grosso.

Destaca-se por seu teor em betacaroteno ou provitamina A, o qual é convertido em vitamina A, conforme o organismo necessita, e esta vitamina é essencial para a boa saúde dos ossos, da pele, do cabelo, das membranas mucosas, bem como para a operação adequada do sistema imunológico.

Portanto, podemos dizer que o caqui como fonte de provitamina A, é recomendado para todas as pessoas, e especialmente àquelas com um risco grande de deficiência desta vitamina, tais como: pessoas que seguem dietas de baixo teor de gordura, em situação de necessidades nutritivas elevadas (períodos de crescimento, gravidez, amamentação), assim como o tabaco, o álcool, o uso de certos medicamentos, estresse, atividade física intensa, câncer, AIDS e doenças inflamatórias crônicas.

O caqui também é fonte de vitamina C, a qual está envolvida na formação de ossos, dentes, colágeno, glóbulos vermelhos, promove a absorção do ferro dos alimentos e a resistência às infecções.

As duas vitaminas acima referidas têm um efeito antioxidante, ajudando assim a reduzir o risco de doença cardiovascular, câncer e doenças degenerativas (neutralizam substâncias cancerígenas, tais como as nitrosaminas).
Apresentam também um bom suprimento de vitamina B1 e B2, que promove o funcionamento do sistema nervoso.

O potássio é necessário para a transmissão do impulso nervoso e para uma atividade muscular normal, está envolvido no equilíbrio de água no interior e no exterior da célula. O seu teor em potássio e baixa ingestão de sódio fazem do caqui uma fruta altamente recomendada para pessoas que sofrem de hipertensão e doenças cardiovasculares.

Quem deve consumir?

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Depois de conhecer todas as propriedades que contém o caqui, podemos deduzir quem deve experimentá-lo:
– Jovens, adultos, idosos e atletas.
– Se o colesterol estiver elevado.
– Hipertensão e risco cardiovascular.
– Períodos de crescimento.
– Gravidez.
– Pessoas em risco de deficiência de vitamina A (pessoas que devem fazer uma dieta baixa em gordura, em caso de necessidades nutricionais elevadas, câncer, AIDS, tabagismo, consumo de álcool, estresse, etc.)
– Prisão de ventre (consumir quando estiver maduro).
– Diarreia (consumir quando não estiver maduro).
– Retenção de líquidos.
– Pessoas que são intolerantes à vitamina A e C
– Anemia (o caqui estimula a formação de glóbulos vermelhos no sangue).

Precauções para consumo

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Dado o seu elevado teor de potássio, faz com que devemos levar em contar às pessoas que sofrem de insuficiência renal e que necessitam de dietas especiais controladas.

As pessoas com diabetes devem ter em conta o seu teor de açúcar, e consultar o seu médico para saber se podem consumi-lo.

Especialistas familiarizados com esta fruta, explicam que o caqui não deve ser consumido em excesso por pessoas submetidas a uma cirurgia na úlcera estomacal, porque pode causar obstruções intestinais.

Curiosidades

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Seu nome era Diospyros, do grego (Dios = divino e Pyros = fruto), que remete para o sabor dos frutos de algumas espécies.

O nome do caqui vem de Kaki, que é o nome japonês desta fruta.

Em algumas áreas, ele é conhecido como “santa fruta”, já que tendem a amadurecer para a festa de “Todos os Santos” em novembro.

Além de seu interesse nutricional cabe destacar que o caqui é muito valorizado como um ornamental.

Por sua semelhança, o tom acastanhado que apresenta, por vezes, é dado o nome à cor de uniformes militares usados para a camuflagem.

A adstringência desta fruta se deve à presença de taninos na polpa que vai diminuindo com o seu amadurecimento.
Nos últimos anos, tem sido descoberto que as folhas de caqui têm numerosas propriedades, tais como baixar a pressão, prevenir a arteriosclerose, purificar o sangue e lubrificar os intestinos.

As flores são usadas de acordo com a tradição popular para tratar o sarampo, enquanto a casca é usada para queimaduras.

É ideal para a beleza da pele e nos permite manter o bronzeado do verão por mais tempo.

A polpa madura do caqui é um excelente calmante do tubo digestivo.

É ideal para aliviar cólicas em crianças.

É possível fazer uma máscara para peles secas, basta remover a polpa de um caqui maduro (com uma colher de chá) reduzi-la a purê e adicionar uma colher de sobremesa de azeite e mexer tudo até misturar bem. Uma vez que lavamos o rosto, devemos aplicar esta mistura no rosto e pescoço, evitando a região dos olhos. Deita e relaxe por meia hora. Em seguida, lave com água em abundância e logo após passe um creme hidratante.

A madeira é usada para fazer instrumentos musicais. A árvore de caqui americano tem um tronco pesado, duro, que é usado para fazer bobinas de tear, cabeças de tacos de golfe e outros acessórios esportivos.

O licor pode ser obtido por destilação do chá fermentado. As sementes torradas são usadas como um substituto do café.

Caqui Benefícios

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Se estivermos em uma dieta para perder peso, estamos de parabéns: o caqui é uma fruta com menos calorias e gordura e muita fibra dietética, que nos ajudam a reduzir centímetros facilmente.

Mas não é só isso, os caquis também são ricos em antioxidantes, vitamina A, vitamina C, betacaroteno e luteína – que ajudam a combater os radicais livres que causam o envelhecimento e algumas doenças, enquanto luta contra os tumores, são anti-inflamatórios, anti-infecciosos e anti-hemorrágicos.

Outro benefício são os elevados teores das vitaminas do caqui, que ajuda as funções metabólicas do corpo. O caqui contém minerais, tais como o potássio ou fósforo, que além de lutar contra os radicais livres, aumentam a quantidade de hemoglobina no sangue.

Inclusive, algumas evidências científicas demonstraram que o caqui pode prevenir ataques cardíacos e outras doenças cardíacas. Isto se deve à sua alta concentração de fibras, minerais e fenóis, que impedem a arteriosclerose – doença pela qual as artérias se obstruem-, ultrapassando a maçã como o melhor aliado da saúde do nosso coração. Apenas uma porção de fruta pode fazer grandes mudanças quando se trata de prevenir esta doença.

Os benefícios do caqui também têm sido observados em pessoas com hipertensão, porque possui um potente efeito vasodilatador, principalmente se for consumido como um chá, feito com base nas folhas da fruta.

Finalmente, se quisermos melhorar a memória e a aprendizagem, os taninos, que já mencionamos anteriormente, nos ajudarão a reduzir a degeneração dos neurônios, melhorando a nossa lucidez e o raciocínio rápido.

Caqui engorda?

beneficios do caqui

De fato, o caqui possui propriedades antioxidantes, possui um baixo teor de calorias, contém várias vitaminas que nosso organismo precisa.

Porém é preciso atentar ao fato de que além desses benefícios, o caqui possui uma grande quantidade de açúcar, contendo glicose e frutose, que não podem ser consumidos em excesso.

Portanto, esta questão sobre o caqui engordar ou não, depende da forma como ele é consumido, se em grandes quantidades ou não. Ai vai depender de sua consciência!

Sementes do caqui

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As sementes do caqui têm uma casca dura, o qual tornam difíceis de romper para a germinação.

Por isso, deve tomar cuidado na hora de seu cultivo:

Primeiramente, deve-se lixar a semente em volta sem atingir o embrião. Para que posse se romper rapidamente e facilmente.

Logo após, deve-se mergulhá-las em água durante 3 dias e depois plantar.

Todos esses passos ajudam o embrião a germinar. Já que as sementes têm dificuldade para romper sua casca.

Calorias do Caqui

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As calorias do caqui podem variar de acordo com seu teor em frutose. Enquanto alguns caquis fornecem somente 71 kcal a cada 100 gramas, outros mais doces podem chegar a 127 kcal por porção.

Calorias do caqui em diferentes quantidades:

– 1 fatia de caqui (30g) é igual a 27 kcal.
– 1 caqui inteiro (140 g) equivale a 126 kcal.
– 100 gramas contêm 90 kcal.
– 1/2 xícara de caqui picado (80g) possui 72 kcal.
– 1 xícara de caqui picado é igual a 144 kcal.


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