Benefícios do arroz integral

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

beneficios do arroz integral

O arroz é um dos alimentos básicos de muitas culturas, mas na maioria dos casos, a variedade de arroz branco é a mais consumida, enquanto que é menor o consumo de arroz integral, selvagem, ou vermelho.

Este artigo explica os grandes benefícios de comer arroz integral, porque ao contrário do arroz branco, contém fibras, vitaminas e minerais; podendo ser consumido normalmente para limpar nosso corpo e prevenir muitas doenças, bem como algumas dicas para cozinhá-lo de uma forma mais deliciosa e original.

Benefícios do arroz integral

beneficios do arroz integral

O arroz branco pode causar prisão de ventre, já o arroz integral é rico em fibras e ajuda a melhorar a função intestinal.

O farelo ou a fibra do arroz integral contém vitaminas e minerais, enquanto que o seu teor no arroz branco é muito menor.

A fibra contribui para que o arroz seja assimilado de forma mais lenta do que o branco, e, portanto, também mantém os níveis de glicose equilibrados.

O arroz integral ajuda a evitar colesterol, triglicérides e câncer de cólon. Os alimentos ricos em fibras são mais saciantes do que os refinados e ainda se digere lentamente, por isso são ideais para dietas, especialmente se houver ansiedade.

O arroz integral contém mais proteína do que o arroz branco. Ele é ligeiramente mais elevado em gordura, mas o seu teor de fibra ajuda a assimilar melhor.

Em alguns casos de divertículos foi mostrado que nem o arroz branco ou o arroz integral se digerem corretamente e podem causar inchaço, por isso, nestes casos, recomendamos que não deixe de consumi-los, mas deve triturá-los e comê-los em forma de creme ou batido.

Propriedades do arroz integral

beneficios do arroz integral

O arroz integral é um dos alimentos mais importantes para a humanidade. Milhões de pessoas em todo o mundo têm no arroz a base de sua pirâmide nutricional. Nos países ocidentais sempre se utiliza o arroz branco, mas agora, o arroz integral começa a se popularizar cada vez mais.

O valor energético é semelhante em ambos os tipos de arroz (360 Kcal), o que diferencia é, basicamente, o teor em fibra e certas vitaminas e minerais.

A casca escura do arroz integral deve ser removida, pois é fibrosa e não comestível, por isso apresenta uma cor ligeiramente castanha.

Considera-se que o arroz integral seja um arroz mais natural e com uma maior quantidade de fibra. Contém vitaminas como a provitamina A, vitamina B1, B3 e B12, minerais (sódio, potássio, ferro, cálcio e fósforo), carboidratos, proteínas (contém aminoácidos essenciais). O seu teor de gordura é muito baixo.

O arroz integral é um carboidrato lentamente absorvido e digerido mais lentamente do que o arroz branco, porque nos mantém com sensação de saciedade por mais tempo, além de evitar os níveis elevados de glicose no sangue.

Este cereal, como já vimos, fornece uma abundância de nutrientes e pouquíssimas gorduras. Ele não contém colesterol e pode ser consumido por pacientes celíacos, uma vez que não contêm glúten.

Arroz integral calorias

beneficios do arroz integral

– 360 Kcal
– 77,4% de carboidratos
– 7,5% de proteínas
– 1,9% de gordura (de todos os cereais, é a mais pobre em gordura)
– 0,9% de fibra
– 32 mg de cálcio
– 1,6 mg de ferro
– 9 mg de sódio
– 212 mg de fósforo
– 214 mg de potássio
– Vitaminas B1, B2, B3
– Sem colesterol

Como fazer arroz integral?

beneficios do arroz integral

O arroz integral leva mais tempo para ser preparado do que o arroz branco e com mais quantidade de água. Recomendamos lavá-lo primeiramente e até mesmo colocá-lo de molho algumas horas antes, como se fosse um vegetal.

A proporção é de uma xícara de arroz integral para 3 xícaras de água, e o tempo de cozimento é normalmente entre 30 e 60 minutos, dependendo do recipiente, do tipo de arroz, etc.

Devemos colocar para ferver o arroz na água ainda fria e adicionar o sal quando estiver quase pronto, já que o sal ajuda o arroz integral abrir.

Arroz integral emagrece?

beneficios do arroz integral

O arroz integral é mais nutritivo do que o arroz branco. Sua casca, conhecida como farelo, contém grande quantidade de fibras e vitaminas do tipo B, minerais e sacia seu apetite por mais tempo.

O crescente interesse por uma dieta mais saudável e equilibrada nos leva a tratar as vantagens deste ingrediente básico como um complemento para a nossa dieta, e também como a base de uma dieta de desintoxicação para limpar e dar um respiro para o nosso fígado.

Hoje em dia, podemos encontrá-lo frequentemente nos cardápios de muitos restaurantes e alguns chefes, como o valenciano Beto Navarro, enfatizam nas redes sociais suas vantagens. “O arroz integral é um carboidrato complexo e libera sua energia lentamente. É ótimo para saúde”, disse ele em sua conta no Twitter.

Tanto o arroz branco como o integral é uma fonte de proteína vegetal e de baixo teor de gordura o tornam ideal para qualquer dieta, no entanto, a diferença entre os dois é que o arroz integral conserva o germe completo com a camada de farelo que o envolve, o que dá a cor marrom claro.

O farelo de arroz integral tem muito mais fibra do que o arroz branco, e o seu conteúdo de vitaminas B1, B2, B3 e vitamina D e sais minerais como ferro, magnésio, cálcio, magnésio, selênio e potássio é também mais elevado.

Além disso, os pesquisadores da Harvard School of Public Health (HSPH) estimaram que a substituição de 50 gramas de arroz branco (um terço de uma porção diária) com a mesma quantidade de arroz integral, reduzirá o risco de diabetes tipo 2 em 16%.

Em resumo, contém mais vitaminas do complexo B e de fácil digestão, é benéfico para o sistema nervoso. Por seu teor de fibra, produz maior saciedade e atrasa o aparecimento da fome e ajuda a controlar a ansiedade. Ele contém as mesmas calorias do que o arroz branco, mas mais proteína e fibra.

Tem um sabor parecido com as nozes que vai bem com qualquer refeição e precisa de mais tempo de cozimento do que o arroz branco, pelo qual se recomenda uma pré-lavagem ou deixar de molho; hoje em dia, existem inúmeras receitas, vegetarianas ou não, para que você possa desfrutar desse alimento tão benéfico para a nossa saúde.

Se você deseja fazer uma limpeza no seu fígado para eliminar as toxinas acumuladas e dar uma trégua para o seu corpo, você deve remover todos os tipos de toxinas (tabaco, álcool, drogas desnecessárias…), bem como as gorduras e, gradualmente, incorporá-los em um padrão ordenado.

Você pode usá-lo como uma ponte para uma reeducação dos seus hábitos alimentares e com isso você pode se sentir menos inchada, mais enérgica e você pode perder peso. Embora seja sempre aconselhável combiná-lo com o exercício e manter o controle médico.

Porque consumir mais arroz integral?

beneficios do arroz integral

O arroz integral é mais saudável do que o arroz branco, no entanto, a maioria das pessoas que comem arroz escolhe o branco por causa de sua aparência. Enquanto o arroz branco parece ser mais delicioso do que o arroz integral, isso não o torna mais saudável. De acordo com um estudo do American Journal of Clinical Nutrition, o arroz integral é muito mais saudável porque tem propriedades que beneficiam a saúde.

O arroz integral é um alimento não refinado como é o arroz branco. O arroz integral, ao contrário de arroz branco, tem a casca e o farelo, tornando o tempo de cozimento mais demorado.

O farelo e a casca proporcionam ao arroz a integridade física e são ricos em proteínas, cálcio, tiamina, magnésio, fibra e potássio. Para as pessoas que querem perder peso ou sofrem de diabetes, o arroz integral pode ser um alimento básico saudável, porque o seu índice glicêmico é baixo.

Em vez disso, o arroz branco por ser refinado perde ferro, vitaminas, zinco e outros nutrientes no processo de refinação. Devido a isso, alguns fabricantes adicionam fortificantes antinaturais em forma de ferro e vitaminas sintéticas para serem comercializados como um alimento nutritivo. E por causa disso, o arroz branco não atende às exigências nutricionais mínimas.

Aqui estão alguns dos benefícios do arroz integral:

1 – É rico em selênio: O arroz integral é rico em selênio, o que reduz o risco de desenvolver doenças como artrite, doenças cardíacas e até câncer.

2 – Ele contém um elevado teor de magnésio: Uma porção de arroz integral fornece ao corpo 80% dos requisitos diários de magnésio. Este elemento ajuda o corpo a sintetizar as gorduras e também beneficia o sistema reprodutivo e nervoso.

3 – É rico em óleos naturais: Os óleos naturais que têm arroz integral são de grande benefício para normalizar os níveis de colesterol no sangue.

4 – Promove a perda de peso: O arroz integral é perfeito para aqueles que querem perder peso, porque causa saciedade devido à fibra que possui, evitando comer em excesso. Também regula a função intestinal e previne problemas de prisão de ventre.

5 – É rico em antioxidantes: Este é um dos melhores benefícios do arroz integral. Os antioxidantes são geralmente associados com os alimentos, como morangos, mirtilos e outras frutas e legumes. Mas a quantidade de antioxidantes que possui o arroz integral também é alta.

6 – Previne o câncer de cólon: Devido à quantidade de fibras que contém o arroz integral, ele se torna parte dos alimentos que ajudam a prevenir o câncer de cólon. Estas fibras ligam substâncias que causam câncer, além das toxinas no corpo, eliminando-as e impedindo-as de que se aderem às paredes do cólon.

Farinha de arroz integral

beneficios do arroz integral

De acordo com relatórios de várias instituições da área da saúde, a dieta chilena mudou radicalmente nos últimos anos. O Ministério da Saúde tem entre as suas prioridades, a luta contra o excesso de peso e obesidade na população. Atualmente, os hábitos alimentares da população do Chile são caracterizados entre outros fatores, pela ingestão excessiva de açúcar, sal e gorduras saturadas. Embora existam muitos produtos com escolhas nutricionais saudáveis no mercado, o preço na maior parte ainda é inacessível para grande parte da população.

Entre os alimentos mais saudáveis se encontra a farinha de arroz integral, o principal alimento para a população mundial. Conhecido desde há 5000 anos, tem sido o alimento básico da humanidade desde a antiguidade. É um cereal rico em carboidratos, de grande sabor, que não contém glúten e fornece vitaminas do complexo B, que ajudam no desenvolvimento e no dinamismo do corpo. Por ser um cereal altamente digerível, é muito eficaz para controlar o colesterol, a hipertensão e para prevenir os distúrbios digestivos comuns, tais como o desconforto chamado “cólon irritável”.

As proteínas fornecem os aminoácidos necessários para a criação e a manutenção dos tecidos, a formação de enzimas e a formação de alguns hormônios e anticorpos, são também excelente fonte de energia.

Mas, por que os produtos à base de arroz não são tão comuns no mercado? Provavelmente por causa de seu custo mais elevado, mas enquanto o arroz tem um preço mais elevado, os seus benefícios nutricionais e funcionais justificam a sua utilização como o primeiro ingrediente para a obtenção de produtos industrializados oferecidos aos consumidores sob o conceito de alimentação saudável sustentável ao longo do tempo.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com