Benefícios do açaí

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

beneficios do acai

O açaí, como muitas frutas de suas características, é uma rica fonte de antioxidantes e nutrientes, o que o torna num poderoso redutor dos radicais livres; evitando, portanto, o envelhecimento e, graças ao seu teor em ácidos graxos essenciais ômega 3, 6 e 9, protege contra as doenças cardiovasculares. Além disso, trata-se de 40% de fibra, e sua alta concentração de carboidratos, proteínas e gordura vegetal o torna ideal para atletas e pessoas altamente ativas.

Açaí Benefícios

beneficios do acai

Seu efeito sobre o câncer

Numerosos estudos científicos argumentam que há uma associação entre o consumo de frutas e vegetais ricos em compostos polifenólicos e a diminuição da incidência de alguns tipos de câncer. Um estudo “in vitro” da Universidade da Flórida, examinou os efeitos dos polifenóis do açaí em células da leucemia humana.

A pesquisa mostrou que um extrato desta fruta destruiu células cancerosas humanas em cultivo. Além disso, o açaí possui ácido elágico, que é considerado como a única substância comprovada que promove a apoptose (morte celular natural) de células cancerosas sem danificar células saudáveis.

Ajuda nas doenças cardiovasculares

A presença de fibra dietética, gordura monoinsaturada e fitosteróis promovem a saúde cardiovascular. Além disso, o açaí é uma fonte rica em antioxidantes chamados antocianinas, os mesmos que contém ao vinho tinto suas propriedades saudáveis. As antocianinas são pigmentos naturais de estrutura polifenóica com uma função antioxidante e antirradicais livres que asseguram uma melhor circulação sanguínea e protegem o corpo contra o acúmulo de gorduras nas artérias (aterosclerose) *.

O açaí pode conter até 44mg/100g de antiocianinos, uma quantidade mais elevada do que outros alimentos, tais como morangos (15mg), ameixas (1,3-2,6mg) ou vinho tinto (dependendo da variedade contém entre 10,7 e 73mg).

Reduz os efeitos do envelhecimento

O açaí está incluído na categoria de superfrutas, frutas ricas em antioxidantes e nutrientes, com mais poder antienvelhecimento.

A Capacidade de Absorção de Radicais Livres de Oxigênio (ORAC) é um teste padronizado do Departamento Federal de Agricultura para medir o potencial antioxidante dos alimentos. De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Tufts, em Boston, comer muitas frutas e legumes com alto valor ORAC, como espinafre ou açaí, ajuda a retardar os processos associados ao envelhecimento no corpo e no cérebro.

Assim, os antioxidantes no açaí ajudam a evitar efeitos de envelhecimento causados pelo estresse oxidativo devido à função normal do corpo (por exemplo, exercício) ou causas externas, como pesticidas, poluentes, fumaça de cigarro, efeitos nocivos dos raios ultravioletas, etc.

Aumenta o desejo sexual

A sabedoria convencional considera o açaí como afrodisíaco e no Brasil é conhecido como o “Viagra natural” por causa de seu alto valor energético que dá vitalidade e pode ajudar a aumentar a libido.

Pode nos ajudar a perder peso

O açaí consiste em 40% de fibra, um componente que diminui o apetite naturalmente. Ao estabilizar o açúcar no sangue, a fibra do açaí mantém os níveis de energia estáveis. Assim, favorece a redução da gordura corporal e se evita os picos de insulina que podem ser convertidos em tecido adiposo o excesso de açúcar no sangue.

Além disso, os antioxidantes aceleram o processo de digestão, o que ajuda a queimar gordura saturada que o corpo não precisa. Os ácidos de ômega, os aminoácidos e vitaminas impulsionam a atividade metabólica e facilitam a queima de calorias.

Aumenta a energia e a resistência

Sua alta concentração de carboidratos, proteínas e gorduras tornam o açaí em um alimento ideal para atletas e pessoas altamente ativas. Um litro de açaí contém em média 12,6 gramas de proteínas, o que representa 25 a 30% da quantidade nutricional diária necessária.

Além disso, seu perfil de aminoácidos é semelhante ao do ovo. No entanto, ao tratar-se de proteínas vegetais, são mais fáceis de processar os músculos, permitindo aproveitar melhor seu impulso energético. Da mesma forma, o açaí é rico em carboidratos, que fornecem ao corpo a energia necessária no trabalho ou para a prática de qualquer esporte.

Fortalece o sistema imunológico

A polpa do açaí contém ácido elágico, um componente que ajuda a combater bactérias e vírus, portanto, é ideal para reforçar as defesas.

Descobertas científicas recentes, publicadas no International Journal of Sports Medicine indicam que o açaí impede a supressão imunológica e modula a atividade dos linfócitos.

Recomendado para mulheres

Por ser uma fonte significativa de cálcio (133-286mg/100g), o açaí pode ajudar a prevenir a osteoporose, especialmente em mulheres e a combater a dor menstrual.

E benéfico para a saúde dos homens?

O açaí contém esteróis (beta-sitosterol) que se demonstraram muito efetivos no controle do colesterol e da hiperplasia de próstata, uma ampliação irregular da próstata que geralmente afeta homens na meia-idade.

Melhora a visão

As antocianinas e outros antioxidantes tais como a vitamina A, presentes no açaí, surgiram ao longo dos séculos como eficazes na melhora da visão. Na verdade, sabe-se que durante a Segunda Guerra Mundial, os pilotos de combate britânicos foram forçados a consumir grandes quantidades de morangos, a fim de melhorar a sua visão noturna. Estudos subsequentes confirmaram que estes efeitos eram devidos à sua elevada composição em antioxidantes e substâncias antocianinas. O açaí contém duas vezes mais antioxidante do que os morangos.

Previne a prisão de ventre

O açaí contém fibra insolúvel em sua pele, de modo que o consumo diário dessa fruta pode ajudar a prevenir a prisão de ventre e regular os movimentos do intestino. Da mesma forma, os antioxidantes ajudam a mitigar os efeitos da doença de refluxo ácido.

Fortalece o sistema nervoso

Os ácidos de Omega 3 e 6 são a chave para o desenvolvimento do sistema nervoso e, por conseguinte, de funções cerebrais, tais como a acuidade visual. Por esta razão, o açaí pode ser benéfico para estudantes ou pessoas com maiores dificuldades de concentração.

Protege do estresse e a ansiedade

Os ácidos graxos do ômega 3 presentes nos açaí reduzem os níveis de inflamação e de cortisol, o hormônio que é liberado em resposta ao estresse. Também ajuda na ausência de glúten, já que os alimentos com muito glúten, especialmente aquelas farinhas processadas (massas, pães), podem causar inflamação do trato intestinal, o que, por sua vez, leva à secreção de cortisol.

Diabetes

O açaí é um alimento de baixo índice glicêmico (IG baixo). Seu nível de carboidratos assimiláveis (glicose, frutose e sacarose) é relativamente pequeno. Isto significa que, após o consumo, o nível de açúcar no sangue sobe lentamente, permitindo melhores níveis de glicose em diabéticos. Um litro de açaí contém 3,7 gramas de açúcares, apenas 11 kcal, portanto, é um alimento recomendado para diabéticos, diferentemente da maioria das outras frutas ricas em açúcares.

Promove um sono saudável

O sono é impulsionado por um processo inato chamado ritmo circadiano, que requer uma liberação de hormônios que indicam ao cérebro que o corpo está cansado. A vitamina B, muito presente no açaí, ajuda a regular a liberação desses hormônios, dopamina e serotonina, que se envolvem nos processos de regulação do sono. Além disso, a polpa do açaí contém aminoácidos, que ajudam a relaxar os músculos cansados e permitem um sono tranquilo e reparador.

Propriedades do Açaí

beneficios do acai

– Antioxidante: É uma fruta, principalmente, de efeitos antioxidantes. Estima-se que contenha cerca de 33 vezes mais teor de antioxidantes do que uma uva preta.

– Energético: é uma fruta altamente energética, prevê uma série de vitalidade e resistência, por isso é muito apreciado por atletas e pessoas ativas.

– Rejuvenescedor: por seu alto teor em antioxidantes, ele rejuvenesce, ajudando a combater os radicais livres.

– Depurativo: esta pequena fruta é muito boa para ajudar a limpar o corpo tomando-a todos os dias em jejum.

– Reforça as defesas: o seu teor de ácido elágico (um polifenol) ajuda a combater bactérias e vírus.

– Colesterol: é muito boa para combater e prevenir doenças cardiovasculares. Seu teor em fibra, seu efeito antioxidante e seu alto teor de ácidos gordos interferem na absorção de gorduras impedindo a oxidação e se convertem em colesterol. Assim, podemos dizer que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim.

– Prisão de ventre: seu alto teor de fibra natural ajuda a combater a prisão de ventre.

– Sistema nervoso: seus ácidos graxos ajudam a reforçar e manter o sistema nervoso saudável, sendo recomendado para pessoas com distúrbios nervosos.

– Nutrição (ingestão de proteínas): contém 16 aminoácidos, por isso é recomendado para atletas vegetarianos e atletas de alto desempenho que procurem qualidade no consumo de proteínas.

– Remineraliza: Contém muitos minerais como o cálcio, zinco, magnésio, ferro e é especialmente alta em potássio (930mg por 100g). Também é rico em vitamina E (45mg por cada 100g), Vitamina C (20mg) e vitaminas do complexo B. Por isso é recomendado para pessoas que sofrem de anemia, cansaço, falta de vigor, anorexia, etc.

– Rico em ácidos gordurosos: Contém ácidos graxos poliinsaturados ômega 3, Omega 6 e Omega 9 (ácido oléico, linoléico, palmítico, etc.).

Açaí engorda, porém é ótimo para a saúde

O açaí é cheio de calorias porque contém um teor alto em lipídios. Ele contém ácidos graxos insaturados, ou seja, gorduras para o coração. Se consumido sem exageros, ele é benéfico por causa de suas antocianinas.

Açaí calorias

beneficios do acai

Como já mencionado acima, o açaí é uma fruta calórica e pode ser acompanhado com várias frutas, porém, devemos manter o cuidado e prestar atenção à quantidade de calorias que colocamos num delicioso copo de açaí com frutas e outros alimentos açucarados.

Polpa de Açaí Pura (Calorias)

Uma tigela de 200 gramas de açaí sem açúcar e sem xarope de guaraná contém apenas 130 calorias, ou o equivalente a 20 calorias por colher de sopa.

Açaí com Xarope de Guaraná (Calorias)

Cheio de calorias, o xarope de guaraná contém 93 kcal em numa só colher. De 130 calorias por tigela, o açaí batido com o xarope passa para 320 kcal em uma porção de 200g.

Açaí com Banana (Calorias)

Uma tigela grande de 300 gramas de açaí com xarope de guaraná e banana passa para 630 calorias – ou 820 kcal se você colocar uma colher de aveia e duas colheres de granola.

Açaí com Morango (Calorias)

Uma tigela de 200 gramas de açaí com xarope de guaraná e morango contém 357 calorias. Se você colocar uma colher de mel à sobremesa, serão 62 calorias, o que dará um total de 419 kcal.

Receitas com Açaí

Açaí com banana

beneficios do acai

Ingredientes

– 1 colher de sopa de maçã
– 1 xícara de mirtilo congelado
– 1 colher de chá de guaraná em pó
– 1 pacote de açaí congelado
– 2 bananas

Ingredientes da cobertura

– 1 xícara de cubos de gelo
– Bananas fatiadas
– 1 colher de sopa de pedaços de cacau
– 1 colher de sopa de goji berries
– 2 colheres de sopa de aveia sem glúten

Modo de preparo

Coloque as duas bananas, o açaí, a maçã e o guaraná em pó no liquidificador com um pouco de água, o suficiente para que fique fácil de bater. Depois acrescente o gelo até que tenha uma consistência de sorvete (um pouco mais suave).
Sirva o açaí na tigela e coloque a cobertura em cima do açaí preparado.

Açaí com Granola

beneficios do acai

Ingredientes

– banana em rodelas e Granola a gosto
– 3 bolas de sorvete de passas ao rum
– 2 colheres de sopa de água
– 1 unidade de polpa de açaí congelada

Modo de preparo

Retire a polpa do açaí do freezer 10 minutos antes de começar a receita.

No liquidificador, bata a polpa de açaí, a água e o sorvete de passas ao rum até ficar um creme homogêneo.

Transfira a mistura para uma tigela e sirva com rodelas de banana e granola.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com