Benefícios do açafrão

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

beneficios do acafrao

Este tempero muito conhecido por seu “corante” amarelo é usado há muitos séculos como remédio natural, embora antes fosse tão caro que só os ricos podiam dar o luxo de tê-lo em sua “maleta de primeiros socorros”. Conheça os benefícios do açafrão neste artigo.

Benefícios do açafrão

beneficios do acafrao

Este corante, aromático, tempero e remédio popular de cor laranja avermelhada, odor forte e penetrante, ideal para muitas preparações culinárias tem os seguintes benefícios:

Favorece o sistema digestivo

Se você utilizar o açafrão como tempero na comida estará aproveitando muitas de suas vantagens. Graças a seus componentes amargos, estimula o sistema digestivo, aumenta as secreções salivais e gástricas e é um excelente remédio aperitivo e eupéptico. Recomenda-se consumir 0,5 gramas de açafrão antes das refeições (não ultrapassar as 1,5 gramas diárias).

Em parte, também dispõe de crocetina, um componente que se encarrega de estimular a produção de bílis, evitando o aparecimento de pedras ou cálculos dos rins. Foi demonstrado que as propriedades protegem o fígado conforme a comida que ingerimos. É indicado para pessoas com problemas de digestão, inapetentes, dispepsias e pode ser adicionado na dieta para ajudar a digerir a comida.

Reduz os problemas femininos

Está comprovado que na antiguidade, o açafrão era usado para aliviar a cólica menstrual, já que é um potente antiespasmódico, sobretudo, é muito bom para os sintomas pré menstruais. Favorece em tudo o ciclo completo, beneficiam o fluxo e evita as cólicas uterinas. Pode ser consumida 0,5 gramas de açafrão em 200 ml de leite ou água quente até 2 vezes por dia.

É um potente antioxidante

O componente principal desta especiaria/remédio é a crocina, um antioxidante natural que elimina os radicais livres, responsáveis por causar envelhecimento das células. Melhora a saúde em geral e não é preciso consumir uma grande quantidade para aproveitar esta propriedade.

É bom para a memória

Também relacionado com seu poder antioxidante, ajuda a melhorar as habilidades cognitivas e de aprendizagem, sendo um complemento maravilhoso para aqueles que sofrem de estresse, nervos, ansiedade. Protege o cérebro e estão estudando suas propriedades para tratar doenças degenerativas (como o Alzheimer, o Parkinson ou a perda de memória). Para os dias em que você se encontra muito estressada, beba um copo de chá feito com 0,5 gramas de açafrão por 250ml de água fervente.

Melhora a visão

A visão está intimamente relacionada ao sistema nervoso, por isso o açafrão é muito bom para poder evitar alguns transtornos oculares. Não só por seus antioxidantes, mas também devido ao açafrão (que contém esse aroma tão característico), que retarda o processo de degeneração das células receptoras de luz, melhora as funções da retina e dos vasos sanguíneos dos olhos.

É um afrodisíaco eficaz

O chamado “pai da medicina”, Diocórides, disse que o açafrão era um potente afrodisíaco, já que “estimula a luxúria, incita a fome, alegra, dá calor ao rosto”. Há vários textos onde é nomeado, como é o caso de um livro de Andrés Laguna, onde indica que a super dosagem desta especiaria entristece, perturba os sentidos e causa dores de cabeça.

Trata as doenças cardiovasculares

É uma boa prevenção para este tipo de transtorno, usado desde a antiguidade para tais fins. Ele fortifica o coração. Este se deve à crocetina, o pigmento de cor vermelho do açafrão, que reduz o colesterol, tem aplicações benéficas para a arteriosclerose, melhora a nutrição dos capilares sanguíneos, melhora a arteriosclerose.

Recomenda-se consumir todos os dias para proteger nosso coração.

É um suplemento para a diabetes

Aqueles pacientes que sofrem de diabetes tipo II podem aproveitar as bondades do açafrão em vários aspectos. Por exemplo, proteger-se dos danos que se produzem nos nervos pelo excesso de açúcar no sangue (neuropatia diabética) e prevenir problemas na visão, algo muito frequente nesta doença.

É anticancerígeno

Os flavonoides e betacarotenos do açafrão ajudam a retardar o crescimento de tumores e prolongar a esperança de vida e reduz o dano renal que causam alguns medicamentos.

Possui propriedades antidepressivas e sedativas

Consumir esta especiaria tão cobiçada durante 6 a 8 semanas é tão efetivo como os farmacêuticos que receitam em casos de depressão, como a fluoxetina, sempre para casos leves ou moderados. Devido às suas substancias sedativas e aromáticas, o açafrão, por sua vez, ajuda a combater a ansiedade e o nervosismo. Era receitado como um remédio para a insônia e os transtornos do sono.

Reduz a febre

O açafrão é um potente diaforético, ou seja, que favorece o suor, sendo ideal para quem está com febre.

Alivia a dor de dente

As infusões bem concentrados de açafrão aplicadas de maneira tópica nos dentes causa alivio nos pacientes, como também é bom para os problemas de adaptação nas crianças. Seus componentes também ajudam a prevenir ou curar feridas na boca, realizando enxagues ou “bochechos”.

É muito bom para os atletas

Aqueles que praticam esportes (de maneira profissional ou amadora) podem aproveitar os benefícios do açafrão para aliviar a fadiga e a inflamação dos músculos.

Propriedades do açafrão

beneficios do acafrao

O açafrão é um tempero muito típico em muitas gastronomias, para temperar o arroz, utilizando simplesmente uma ou duas porções. Sobretudo, se busca o profundo sabor que ele tem e a característica de dar uma coloração amarelada característica. Porém, distante da gastronomia, também possui propriedades medicinais que não podemos nos esquecer.

Características botânicas do açafrão

O açafrão é considerado uma planta herbácea, da família das iridáceas. Tem folhas largas, verdes e alinhadas, que crescem formando flocos.

Sua origem se descreve no Oriente, onde se cultiva desde séculos como uma planta aromática corante e também como planta medicinal.

Na Espanha, porém, se cultiva cada vez menos por seu elevado preço no mercado, o que favorece a utilização de outros corantes de menor valor e de uso igual, ou pela importação de outros produtos com preços menores (mas de pior qualidade). Tão somente na zona da Mancha, na Espanha se segue cultivando açafrão.

Uso de açafrão como planta medicinal

beneficios do acafrao

Se analisarmos o estigma do açafrão, a parte que normalmente se utiliza, aparecerá muitas substâncias e azeites essenciais com muitas propriedades para nosso organismo, encontrando-se traços de flavonoides e crocina, responsáveis pelo poder colorante que esta planta tem.

O açafrão é utilizado desde muito tempo por seus múltiplos benefícios, e hoje em dia, se segue com a mesma dinâmica.

De todos os benefícios que o açafrão possui as que se mantém são as que se referem às propriedades estomacais que conferem a crocina (substância mencionada anteriormente), são concedidas propriedades hipolipemiantes (diminuir o nível de lipídios no sangue). Portanto, recomenda-se nos seguintes casos:

– Baixo desejo sexual
– Astenia: debilidade muscular e cansaço
– Amenorreia: problemas de menstruação
– Gengivite: inflamação das gengivas e os tecidos que sustentam os dentes
– Dores dentais

Para aproveitar todas estas propriedades, basta começar a usar como tempero (com o típico arroz que comemos). Além disso, esta planta proporciona uma apetitosa e atrativa coloração a muitos pratos.

Como usar o açafrão

beneficios do acafrao

Infusão: se utilizam 2 gramas de açafrão por cada litro de água. Desta infusão podem se tomar 3 copos por dia ( lembrar sempre as doses máximas).

Açafrão em Pó: com a precaução de não ultrapassar as doses indicadas pelo médico, é muitas vezes usado como um acelerador da menstruação.

Tintura: em forma de tintura (extração com álcool etílico e etanol), se esfrega diretamente na gengiva, diminuindo dores nas gengivas e dentes.

Cuidado com a quantidade

Na antiguidade, sabia que grandes quantidades de açafrão acabavam sendo tóxicas para o nosso organismo (entre 10 e 12 gramas). Assim, se sabe que pode causar abortos (antigamente, muitas mulheres o utilizava como abortivo, embora muitas vezes a gestante também morria), ocasionando grandes hemorragias internas.

Porém, as quantidades que nossa economia nos permite (não podemos esquecer o alto custo que tem), não podem estar mais distraídas com as quantidades necessárias para não causar outros problemas.

Tempo de floração e colheita

O que a todo o mundo interessa do açafrão são os estigmas que se extraem de sua floração. Por isso é um tempero tão caro, já que exige muito trabalho e muita dificuldade separar tal parte do resto da planta.

O crescimento do açafrão sucede no final do verão (e princípios do outono). A colheita do açafrão varia segundo o clima em que encontremos, mas geralmente se faz a partir de setembro até novembro.

O cultivo do açafrão

Muita gente se atreve, sempre que o clima muda, a plantar alguns metros de açafrão, só pela curiosidade de extrair, embora seja alguns estigmas e guardam numa pequena caixa. Aqui daremos alguns conselhos para alcançar este objetivo.

Esta planta suporta uma grande amplitude de temperaturas, podendo ir desde os -10 ºC até os 40 ºC. Sobretudo, no outono se dão as melhores condições (no verão faz muito calor e no inverno faz muito frio).
Também são muito importantes as características do solo onde plantamos as sementes, seja pela estrutura que tem, as características de sua drenagem, porosidade, etc. Lembremos que é uma planta que necessita de um solo solto, espaçoso e profundo.

Conserve as sementes para plantar no ano que vem

A duração do açafrão é de uns 3 anos. Portanto, é interessante conservar algumas sementes para plantar uma vez que tenha pó o ciclo de cultivo. Limpe e seque as sementes, conservando-as em recipientes a temperaturas entre 5 a 10ºC.

Açafrão emagrece?

beneficios do acafrao

Embora se trate de um dos temperos mais caros do mercado, certamente você já desfrutou alguma vez do açafrão em suas refeições, porém, além de dar sabor aos alimentos, esta especiaria possui importantes propriedades medicinais, entre as quais se encontram aquelas que ajudam na perda de peso, porque esta saborosa especiaria poderia perfeitamente ser usada como um complemento dietético para impulsionar nossa dieta para emagrecer.

Propriedades do açafrão para emagrecer

Em primeiro lugar, o extrato de açafrão funciona como um excelente inibidor natural do apetite, o que nos impede de consumir grandes quantidades de alimentos, especialmente por conter gorduras, assim como também permitirá eliminar os depósitos de gordura localizados principalmente na barriga.

Este efeito se deve porque o extrato de açafrão produz no cérebro uma reação química similar ao dos carboidratos e açúcares, estimulando a liberação de serotoninas, que são hormônios responsáveis por causar uma sensação de satisfação e plenitude, e por falta de calorias do açafrão, mediante este procedimento natural estaríamos estendendo a sensação de plenitude após cada refeição sem correr o risco de consumir muitas calorias.

Vantagens do açafrão diante de outros inibidores de apetite

Além de se comprovar em vários estudos que o uso contínuo do extrato de açafrão como complemento dietético permite a redução de peso, a diminuição do apetite e a redução do consumo de lanches ou biscoitos entre as refeições, uma das principais vantagens que oferece este produto natural é a ausência de contra indicações com sua ingestão, com o qual, embora não alcancemos perder o peso que desejamos, tão pouco estaríamos adicionando substâncias tóxicas ou prejudiciais ao nosso organismo.

Por sua vez, o açafrão possui outros benefícios que poderiam servir de ajuda ao corpo, como sua capacidade de melhorar a digestão, tratar dores no estômago e promover uma sensação de bom humor e felicidade por todo o organismo, estimulando a memória, melhorando o processo de aprendizagem e proporcionando agentes antidepressivos ao organismo.

Tudo isto faz com que a utilização do açafrão em nossa dieta seja uma medida muito simples de tomar e com bons resultados, ajudando-nos a ter uma alimentação balanceada e evitando que nos empanturremos de alimentos pouco saudáveis, tudo de uma forma natural e sem contra indicações.

Receitas com açafrão

Arroz com açafrão

beneficios do acafrao

Ingredientes

– 1 colher de chá de sal
– 1 xícara de arroz integral cru
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 2 xícaras de água fervente
– 1/8 de colher de chá de açafrão em pó

Modo de preparo

Deixe o açafrão de molho em meia xícara de água fervente, na panela derreta a manteiga em fogo médio e misture o arroz e o sal. Cozinhe o arroz, mexendo sem parar, até que ele absorva a manteiga sem deixar que ele fique amarronzado.

Coloque rapidamente o restante da água fervente junto com a água do açafrão. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe o arroz cozinhar por 20 minutos ou até que esteja seco. Não destampe a panela isso fará com que o arroz fique soltinho.

Risoto de açafrão

beneficios do acafrao

Ingredientes

– 1/4 de cebola picada
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 1 xícara de chá de arroz arbóreo
– 1/2 xícara de chá de vinho branco seco
– 3 xícaras de chá de caldo de galinha
– 6 pistilos de açafrão
– 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora
– 1 colher de sopa de manteiga
– 1 pitada de pimenta do reino.

Modo de preparo

Coloque o caldo de galinha numa leiteira e leve ao fogo alto, quando ferver abaixe o fogo. Acrescente o açafrão fazendo uma infusão.

Numa panela aqueça a manteiga em fogo médio, junte a cebola picada, sempre mexendo bem para não queimar. Assim que a cebola ficar transparente, acrescente o arroz e refogue por uns 2 minutos, mexendo sempre, acrescente o vinho e mexa até evaporar.

Tempere com sal e pimenta do reino, quando o risoto estiver bem cremoso, deligue o fogo e acrescente a manteiga e o parmesão ralado. Misture bem e sirva a seguir.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com