Benefícios das amêndoas

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beneficios das amendoas

As amêndoas junto com as nozes, são um fruto seco imprescindível que pode proporcionar inúmeros benefícios para a saúde. A amêndoa é o fruto da amendoeira, uma árvore que pertence à família das rosáceas, assim como os damascos, pêssegos ou as cerejas. Há classes de amêndoas: as doces, muito apreciada por suas propriedades nutricionais; e as amargas, que não devem ser consumidas, já que contém Ácido Cianídrico, um componente muito tóxico.

São muitos os estudos que relacionam o consumo regular de amêndoas com uma boa saúde cardiovascular, como a prevenção da osteoporose (graças a seu teor de cálcio), com os níveis de açúcar adequados no sangue (já que previne a diabetes) e com um correto equilíbrio de colesterol HDL e LDL. Vamos mostrar suas principais características e porque é um alimento que sempre devemos ter na despensa.

Propriedades das amêndoas

beneficios das amendoas

As amêndoas, além de ser uma ótima fonte de energia, contêm muito pouca água e todos seus componentes estão muito concentrados, por isso dispõem de quantidades importantes dos principais nutrientes:

Proteínas

As amêndoas são excepcionalmente ricas em proteína. Contém mais proteína que a carne. O problema é que uma pessoa nunca vai conseguir ingerir a quantidade de amêndoas como a carne ou o ovo (seria indigesto), mas em todo caso é uma importante fonte de proteína, é um fato que não pode ser esquecido, principalmente se segue uma dieta vegetariana. Lembre-se que a proteína vegetal é de baixo valor biológico, quer dizer, cada vegetal de maneira independente não contém todos os aminoácidos essenciais e por isso para obter assim todos os aminoácidos é necessários combinar diferentes tipos de vegetais (legumes, cereais, frutos secos e sementes) para obter assim todos os aminoácidos que fazem falta no corpo.

Gorduras

As amêndoas são muito ricas em ácidos graxos essenciais muito benéfico para a saúde, sistema cardiovascular e poliinsaturadas que são aqueles ácidos graxos que o corpo não pode sintetizar a partir de outras substâncias e que deve ser ingerido necessariamente a partir da dieta. Por último, uma mínima parte (cerca de 3%) de suas gorduras está compostas de ácidos graxos saturados. O consumo regular de amêndoas cruas está relacionado com uma menor incidência de doenças cardiovasculares ou do coração como arteriosclerose , infarto do miocárdio, angina de peito , hipertensão, etc.

Carboidratos

A amêndoa é também um fruto seco rico em carboidrato, a maior parte dos quais são de absorção lenta, quer dizer, aqueles que o corpo pode armazenar e utilizar quando necessitar sem desequilibrar os níveis de açúcar, ao contrário do que ocorre com os alimentos ricos em açúcar simples (como o mel, a fruta, os pães industriais, etc). Por isso as amêndoas são especialmente aconselháveis para pessoas diabéticas, já que possuem uma fonte de energia mas contém um índice glicêmico baixo. As amêndoas fornecem além disso uma boa quantidade de fibra solúvel, imprescindível para manter uma boa saúde do intestino e cólon.

Vitaminas

a amêndoa contém quantidade significativas de vitaminas do complexo B, mas onde realmente se destaca é em seu teor de vitamina E, convertendo-a em um poderoso aliado antioxidante para combater o efeito dos radicais livres.

Minerais

Alguns dos minerais que são encontrados nas amêndoas são o zinco, o fosforo, o sódio, o potássio, o magnésio e ferro. Mas onde se destaca mais é em seu teor de cálcio. A amêndoa é uma das principais fontes de cálcio que se pode encontrar no reino vegetal, junto com as sementes de gergelim . contudo, deve tratar de buscar diferentes fontes de cálcio na dieta, já que os distintos minerais incluídos nos alimentos se equilibram entre si.

Nutrientes das amêndoas

Aqui esta uma lista com as quantidades de nutrientes por cada 100 gramas:

– Calorias 580kcal
– Proteínas 21 g
– Carboidrato 22 g
– Gorduras 50 g
– Vitamina B1 0,21 mg
– Vitamina B6 0,14 mg
– Vitamina B3 3,3 mg
– Vitamina E 26,22
– Cálcio 264 mg
– Ferro 3,72 mg
– Zinco 3,08 mg
– Potássio 705 mg
– Fósforo 484 mg
– Magnésio 268 mg

Benefícios das amêndoas

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As amêndoas são conhecidas como um dos frutos secos mais nutritivos e além de ter um delicioso sabor são muito benéficas para a saúde, já que ajudam a prevenir muitas doenças.

As amêndoas ajudam a fortalecer os ossos, permitem que a pele e o cabelo fiquem saudáveis e hidratados.

Previne doenças

Estudos realizados por inúmeros pesquisadores comprovaram que aquelas pessoas que comem amêndoas de maneira frequente, quer dizer, umas 5 vezes por semana, têm uns 50% mais de possibilidade de reduzir o risco de sofrer um infarto e outras doenças cardiovasculares. As amêndoas fortalecem e protegem as paredes das artérias de qualquer dano que elas podem sofrer. Também é recomendada para reduzir os risco de contrair câncer.

Os ossos e os dentes

Por seu alto teor de fósforo, as amêndoas são um poderoso alimento para proteger e fortalecer os ossos e os dentes. É muito importante que leve em consideração manter uma boa saúde dos ossos e dos dentes e só comendo amêndoas umas quatro vezes por semana podemos conseguir isso.

Ideais para perder peso

As amêndoas contem gordura, mas não prejudica nada o metabolismo, pelo contrário as pessoa que as consomem regularmente não são propensas a ganhar peso e são mais magras.

São muito boas para o cérebro

O consumo frequente de amêndoas estimula o cérebro a ter uma maior atividade, o qual permite reduzir o risco de sofrer de doenças tão complicadas e degenerativas como o Alzheimer.

Também proporciona poderosos nutrientes ao sistema nervoso, conseguindo um alto nível intelectual e um aumento na longevidade.

A amêndoas para o crescimento

As amêndoas pela série de elementos essenciais que têm para o corpo, fazem que o seu consumo seja adequado em condições de crescimento, sendo um bom complemento da dieta.

A amêndoa e o envelhecimento

A amêndoa é um dos frutos com maior teor de vitamina E, uma vitamina cuja ingestão é muito baixa do que o recomendável e que exerce um valioso papel antioxidante. 50 g diários de amêndoas cruas cobrem as necessidades por dia desta vitamina.

A amêndoa e a diabetes

O controle da dieta é essencial para os diabéticos que não dependem de insulina. A amêndoa pode formar parte da alimentação de um diabético. Por um lado se sabe que a associação da fibra com os açúcares provoca uma diminuição na velocidade de absorção de glicose, o que faz com que o aumento dos níveis de glicose e insulina seja moderado. Por outro lado, foi comprovado que uma dieta de ácidos monoinsaturados melhora a tolerância a glicose, além de ter um efeito positivo sobre a regularização do teor de colesterol HDL LDL e sobre os níveis de triglicérides.

A amêndoa uma “aspirina” natural

Considerada um “remédio de todos os males”, a aspirina é o medicamento mais popular e aceita. A alternativa natural para este produto consiste em comer um punhado de amêndoas, porem seus efeitos são mais lentos. A explicação é que a amêndoa contém uma boa proporção de salicilatos sais formados por ácido salicílico é uma base que constitui o principal ativo da aspirina, que deve ser o efeito milagroso deste popular medicamento. Além disso, por seu alto valor calórico e proteico, a amêndoa ajuda na regeneração do sistema nervoso e é um bom antisséptico intestinal.

Previne a intoxicação por álcool

Muitas publicações asseguram que consumir umas cinco amêndoas antes de ingerir álcool aumenta a tolerância a este e previne a intoxicação. E mais, reduz os efeitos da ressaca. Não encontramos referências científicas a respeito, mas talvez se trate de um remédio antigo. Então antes de uma jantar de negócios ou um aniversário, talvez seja uma boa ideia comer algumas amêndoas. Pelo menos estará ingerindo ricos nutrientes.

Seus outros benefícios

As amêndoas e em geral todos os frutos secos são alimentos de grande utilidade para o corpo, os quais fornecem muito boas quantidades de fibras, abundantes proteínas, minerais, vitamina B e E, além de gorduras saudáveis.

As amêndoas são uma ótima opção para obter energia de maneira natural, para prevenir o risco de doenças de uma maneira muito fácil e sem ter que fazer nenhum esforço ou sacrifício.

Com o consumo regular de amêndoas você pode aumentar a função cerebral, de maneira que este órgão se mantenha em total atividade, conseguindo desta maneira manter as funções normais em ponto máximo.

Como consumir as amêndoas

A maneira mais comum de desfrutar das amêndoas é adiciona-las nas saladas, em batidas, adicionar a diferentes sobremesas. As quais também devem ser saudáveis, como por exemplo, uma salada de fruta e adicionando no lugar do creme de leite um iogurte natural; você também pode preparar um mix de vários frutos secos o qual pode ser adicionado uma maior quantidade de amêndoas. Outra forma de consumi-las de forma fácil e sem complicações é consumi-las sozinhas, no meio da manhã ou na tarde como um rico lanche.

De qualquer forma que deseje come-las, este será um grande passo que vai lhe dar uma boa saúde tanto física como mental, se a acompanhar com uma alimentação balanceada e consumir muitas frutas e legumes, pode ter a segurança de que sempre será uma pessoa muito saudável.

Receitas com amêndoas

Barra de cereal com amêndoas e ameixas

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Ingredientes

– 1 1/2 xícara de chá de grão de aveia prensados
– 1/2 xícara de chá de amêndoas
– 1/2 xícara de chá de ameixas secas (se estiver muito seca, hidrate-as por uns 10 min)
– 1/2 xícara de chá de mix de sementes (girassol, abobora e gergelim)
– 1/2 xícara de chá de chia
– 1/2 xícara de chá de uva passas (pretas)
– 5 colheres de sopa de mel
– 5 canela a gosto (opcional)

Modo de preparo

Primeiro triture as ameixas até obter uma pasta, adicione o mel e reserve.

Pique as amêndoas em pedaços, acrescente as sementes de chia, o mix de sementes, as uvas passas, os grãos de aveia prensados e se quiser uma pitada de canela e reserve.

Em uma tigela, misture a pasta de mel e ameixas com a misturas das amêndoas, sementes, uvas passas e aveia. Mexa bem para misturar todos os ingredientes.

Forre uma forma de bolo com papel vegetal e em seguida coloque a mistura, feito isso prense a mistura com a parte de trás de uma colher, até que fique lisa e uniforme na altura.

Leve ao forno a 160°, por 20 a 25 minutos.

Passado os 25 minutos retire a forma e coloque no freezer por uns 15 ou 20 minutos e só então corte em forma de barrinhas.

O ideal é esperar esfriar bem para que seja cortada em barrinhas, já que corre o risco de esfarelar se não estiver na temperatura adequada.

Cookies de aveia e amêndoas

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Ingredientes

– 100 g de aveia
– 2bananas médias
– 30 g de amêndoas
– canela ( se gostar)

Modo de preparo

Para começar, coloque em uma tigela a aveia, as bananas cortadas em pedaços grandes. Com um garfo comece a amassar as bananas enquanto a mistura com a aveia.

Quando estes ingredientes estiverem misturados, as amêndoas picadas e se quiser uma pode adicionar uma colher de chá de canela.

Em seguida adicione o açúcar orgânico, mas se quiser pode adicionar uma colher de sopa de mel, no entanto não acho necessário.

Em uma forma antiaderente coloque com ajuda de uma colher os cookies e molde para que fiquem redondos e finos. Pré aqueça o forno e coloque para assar por 15 a 20 minutos.


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