Benefícios da vitamina B6

Author Google Plus - Dicas dieta

beneficios da vitamina b6

Todas as vitaminas têm um papel importante em nosso corpo, mas o certo é que não poderíamos abrir mão de nenhuma delas sem sofrer as consequências.

É por isso que hoje vamos mostrar uma vitamina que é fundamental para o bom funcionamento do corpo, uma vitamina do complexo B. Vamos mostrar a importância que a vitamina B6 em uma vida saudável.

A vitamina B6 (piradoxina), auxilia a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas, é absorvida pelo intestino delgado, mas diferente das outras vitaminas do complexo B, a vitamina B6 não é totalmente eliminada pelos rins, ela fica acaba ficando retida, principalmente nos músculos.

Solúvel em água a vitamina B6 também é responsável por mais de 100 reações químicas no corpo e também nos oferece muitos outros benefícios para a saúde, veja agora alguns desses benefícios.

As funções da vitamina B6

beneficios da vitamina b6

A vitamina B6, desenvolve diversas funções vitais para nosso corpo, talvez a mais importante delas seja que ela está relacionada com a regeneração de glóbulos vermelhos. Portanto, graças a esta vitamina podemos regenerar as células de nosso sangue.

Ao mesmo tempo existem outros benefícios como a de promover a desintoxicação do fígado, ou a de poder metabolizar corretamente os carboidratos que ingerimos.

Do mesmo modo a vitamina B6 interfere em vários processos do sistema nervoso, portanto, devemos garantir uma ingestão adequada da vitamina B6 para que este sistema funcione com total normalidade.

Alguns estudos recentes revelaram mais algumas funções associadas com a vitamina B6. Dito isso, alguns deles vincularam a deficiência destes micronutrientes com um estado de inflamação do organismo quase permanente.

Por outo lado, as pesquisas recentes mostram que a ingestão correta de vitamina B6 melhora as funções imunológicas permitindo que o corpo se defenda melhor de vírus e bactérias.

Ao mesmo tempo a vitamina B6, é essencial para poder digeri corretamente a maioria das proteínas.

Benefícios da vitamina B6

beneficios da vitamina b6

– ajuda a manter o cérebro saudável estimulando os hormônios serotonina e norepinefrina que afetam o estado de animo, ajudando a manter o bem estar geral e obter um melhor rendimento na academia, nos estudos e até mesmo no trabalho.

– Regula o ciclo circadiano, mediante a estimulação da melatonina, isso ajuda a acabar com o estresse ao dormir melhor e recupera o corpo com maior efetividade, depois de um treino mais intenso.

– É ideal para a síntese de anticorpos que é necessário para lutar contra diversas doenças: quando se pratica um esporte isto é fundamental para seguir um plano de treinamento sério e contínuo.

– Mantem a função normal dos nervos, desempenha um papel crucial na síntese de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, ajudando também a comunicação normal das células nervosas sobre tudo nos processos de recuperação muscular, reduzindo o tempo em que se pode treinar pesado novamente.

– Ajuda a formação de glóbulos vermelhos, o que mantem o sistema linfático em perfeito estado, isto indiretamente permite obter uma melhor oxigenação nos músculos durante as contrações musculares.

-Ajudam nos processos de decomposição e digestão de proteínas, quanto maior seja a ingestão de proteína, maior é o requisito de vitamina B6, e como na síntese de proteica o pós-treino necessita disso e algumas outras coisas, é uma vitamina fundamental para qualquer programa de crescimento ou definição muscular.

– É conhecida como a vitamina das mulheres já que contribui para aliviar a síndrome pré-menstrual (irritabilidade, desanimo, etc). Pode haver falta dessa vitamina durante a gravidez e quando se toma anticoncepcional.

– É muito importante para uma adequada absorção de vitamina B12 e magnésio.

– Alivia náuseas (peça ajuda a seu médico em caso de náuseas causadas pela gravidez).

– A Diabetes durante a gravidez e a lactação estão relacionados com a deficiência de vitamina B6, que provocaria um baixo nível de insulina para assimilar os carboidratos da dieta.

– em casos de espasmos musculares noturnos, caibras nas pernas e adormecimento das extremidades.

– pode ajudar a reduzir a boca seca ocasionada por tomar medicamentos (sobre tudo por alguns antidepressivos).

– Reduz o risco de ter carie, um dos níveis adequados de vitamina B6 ajudam a baixar o risco de ter caries, assim como contribui para ter uma pele e unhas saudáveis e ossos fortes.

Deficiência de vitamina B6

beneficios da vitamina b6

Como já sabemos a vitamina B6 é muito importante para nosso corpo, para nosso sistema nervoso, imunológico, para o metabolismo de proteínas.

A falta de vitamina B6 pode causar anemia, distúrbios nervosos e muitos problemas na pele, durante a gravidez a deficiência grave de vitamina B6 pode causar deterioração da capacidade mental do recém-nascido.

A deficiência de vitamina B6 é muito comum, geralmente ela é associada a uma dieta de baixa qualidade ou restrita. Pessoas alcoólatras e mulheres grávidas com pré-eclâmpsia ou eclampsia.

Veja agora outros sintomas da deficiência de vitamina B6:

– Dermatite
– Distúrbios gastrintestinais
– Depressão
– Retardo no Crescimento
– Anemia
– Nervosismo
– Feridas na boca e na língua
– Irritabilidade
– Contrações musculares como caibra
– Pele descamando ou seca

Alimentos ricos em vitamina B6

beneficios da vitamina b6

Como pode ver os benefícios de manter os níveis adequados de vitamina B6 são numerosos e variados. Segundo a tabela da OMS, um adulto saudável deve consumir ao dia uma quantidade de vitamina B6 que é de 1,3 e 1,5 miligramas (as variações dependem do gênero e da idade). A melhor maneira de conseguir é mediante a uma alimentação saudável e equilibrada e que não faltem alimentos como:

Vitela

A parte da carne de vitela que mais contém vitamina B6 é o fígado. Se você não gosta, substitua por qualquer outra parte da vitela que seja do seu gosto. De todo modo, prove cozinhar o fígado de forma que fique agradável e que mascare um pouco seu sabor. Seu corpo agradecerá (seu estado de animo também).

Peru

Como no caso da vitela, a parte do peru que mais contém vitamina B6 é o fígado. De todas as partes desta ave o fígado é o que mais contém vitamina B6, quase a mesma quantidade da carne de vitela.

Truta

Assim como todos os peixes, a truta é um alimento saudável para o coração, além disso, contém uma boa quantidade de vitamina B6. Os peixes que mais possuem esta vitamina em seus organismos são nesta ordem, o atum, o salmão e o bacalhau. Em quarto lugar encontramos a truta.

Pimentão

Antioxidantes, benéficos para ajudar a prevenir determinados tipos de câncer e deliciosos em qualquer de suas variedades e preparações, os pimentões são também uma importante fonte de vitamina B6, mas não é só isso, eles também contêm vitaminas C e A, outras vitaminas do complexo B e minerais como o potássio ou magnésio. É um alimento completo e saudável.

Espinafre

Os espinafres contêm 0,22mg de vitamina B6 por cada 100 gramas, que não é uma das quantidades mais altas que se podem encontrar nos alimentos mas, entretanto, eles nos proporcionam um coquetel de vitaminas e minerais essências e muito benéficos para o corpo, entre eles se encontram a vitamina K, A e outras do complexo B como a B9 (maior quantidade) e os minerais ferro, cálcio, potássio, iodo e o zinco.

Lentilhas

Muito benéficas para o corpo humano por seu teor de ferro, entre outros minerais (embora seja mais difícil absorver o ferro delas do que das carnes), as lentilhas também são uma fonte importante de vitamina B6, pois seu teor é de 0,7mg cada 100 gramas. Não podem falta em uma dieta equilibrada e saudável.

Brócolis

Graças a seu teor em vitaminas A, C e do complexo B (em menor quantidade, pois contém 0,15mg de vitamina B6 por cada 100 gramas), o brócolis é considerado como um alimento benéfico para reduzir os níveis de colesterol LDL. Acontece o mesmo com outras verduras deste tipo, como a couve flor.

Batata

Se são novas as batatas contêm 0,31mg de vitamina B6, porém, as quantidades vão variando segundo as condições do tubérculo. Se são batatas já velhas, a quantidade de vitamina B6 cai um pouquinho até os 0,30-0,29mg.
Compre-as novas sempre que possível ou ao menos em boas condições de conservação desta forma é melhor para manter suas propriedades.

Estes são alguns dos alimentos que contêm vitamina B6 em quantidades importantes. No paragrafo das carnes, as carnes de frango e porco também são ricas em vitamina B6, enquanto que peixes como o salmão e o bacalhau contém uma boa quantidade, assim como as verduras tais como os aspargos ou nabos (no geral todas as verduras contêm vitamina B6, mas ricas que outras). Os feijões e legumes, os frutos secos e as sementes e os cereais integrais ou o farelo também são ricos em vitamina B6.

Agora que está comprovado como é vital a ingestão necessária de vitamina B6, não deixe de consumi-la todos os dias.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com