Benefícios da uva

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

beneficios da uva

Os benefícios da uva para a saúde são muito variados, essas deliciosas frutas escondem em seus pequenos grãos todo um tesouro de doçura e benefícios que vale a pena conhecer. Poder anti-câncer, para o cansaço, doenças renais, etc. Propriedades que variam de acordo com o tipo de uva. Quer saber mais?

Tanto as uvas roxas como as verdes dispõem de grandes virtudes, mas cada uma delas nos ajuda numa determinada coisa que, sem dúvida, é sempre bom saber. Se você tiver a oportunidade de encontrá-las em cada temporada em mercados, não perca a chance de você e sua família se beneficiarem.

Benefícios de uvas roxas

beneficios da uva

A uva roxa foi amplamente utilizada e valorizada pelos gregos e romanos. Elas são primorosamente doces e nutritivas, dispondo de alguns poderes muito especiais que apresentaremos abaixo:

Previne o câncer: essa atraente cor roxa nos diz de antemão que têm uma grande quantidade de antioxidantes, uma quantidade fabulosa de radicais livres que devemos acrescentar aos compostos fenólicos, excelentes para combater o câncer.

Previne doenças cardiovasculares: os seus componentes como antocianinas, taninos e flavonóides, são ideais para cuidar do nosso coração. Sua ação vasodilatadora impede a construção de sedimentos em nossas artérias, evitando problemas como a arteriosclerose.

Evita a constipação: a uva roxa contém uma dose característica de fibra, ela age como um laxante sempre que consumimos sua pele e suas sementes.

Cuida do nosso estômago: para que melhore a digestão, você deve tomar o suco de uva. É o que vulgarmente conhecemos como “mosto”.

Evita infecções: A uva roxa tem propriedades antivirais e antibacterianas fortes, é um excelente produto de limpeza para o nosso sangue e órgãos.

Ácido fólico: nutricionistas aconselham às gestantes que consumam uvas roxas nos primeiros meses de gravidez, pois favorece a divisão celular e a correta gestação de nossos filhos nessas primeiras semanas.
Como observação importante, podemos destacar que devido ao seu alto teor de açúcar não é adequada para diabéticos.

Benefícios das uvas verdes

beneficios da uva

A beleza desta variedade, a uva verde, é que podemos encontrar todo o ano. Se estiverem com um ótimo preço nos mercados, tente adquirir regularmente sempre que for possível.

Baixo teor de gordura: as uvas verdes têm menos açúcar do que as roxas, são ricas em carboidratos e têm um sabor ligeiramente mais ácido.

Sem colesterol ou sódio: Elas são perfeitas para o bom funcionamento dos nossos rins, nosso fígado e intestinos. Elas têm uma grande quantidade de potássio e são perfeitas para muitas de nossas dietas.

São Ricas em minerais, especialmente ferro e potássio: Graças a isto, elas podem reconstruir muitos tecidos do corpo, melhorando a função cardíaca, e ao mesmo tempo estimulando a produção de glóbulos vermelhos que ajudam na circulação do oxigênio no organismo.

Previne o câncer de cólon, câncer de próstata e Alzheimer: todos esses benefícios devem-se ao resveratrol e às catequinas, antioxidantes poderosos para nosso corpo, que, de acordo com muitos estudos beneficiam grandemente o poder de prevenir estas doenças.

Cuida de nossos ossos: Graças a vitamina K e vitamina B1, as uvas verdes nos permitem manter nossos ossos saudáveis por mais tempo e em perfeitas condições.

Quantas uvas comer para melhorar a saúde?

beneficios da uva

O ideal é que você consuma uvas diariamente. Escolha o que você acredita ser a mais benéfica, roxa ou verde, ou que seja mais fácil de adquirir. É conveniente comer uma porção ao dia, ou em alternativa, um copo de suco recentemente feito após a refeição principal.
Lembre-se que se você incluir a pele e as sementes será bom para a constipação, mas se puder evita-las é melhor. Você notará a melhora na sua saúde em longo prazo, são muitos os estudos que suportam os incríveis benefícios para a saúde das uvas verdes e uvas roxas.

Os benefícios e propriedades das uvas são numerosos. Trata-se de uma pequena e suculenta fruta de sabor característico, delicioso e muito saudável que vem da videira. Devido às suas propriedades nutricionais, recomenda-se incluí-la em nossa dieta, pois é rica em vitamina C e vitaminas do complexo B.

É uma fruta nativa da Europa e do Oriente Médio, pertencente à família das Vitáceas e o gênero dos vitis.
Amplamente conhecida, é desta fruta que também se obtém o vinho como resultado da fermentação do suco de uva ou mosto. Mas consumi-la fresca também é saudável.

Propriedades da uva

beneficios da uva

Elas são compostas de 80% de água e fibras, além de ser uma fonte rica em carboidratos, por isso, suas calorias devem ser consideradas se consumidas em abundância.

Entre seus componentes estão os taninos, proteínas e frutose, possuem carotenóides, vitamina A, vitamina do complexo B, e vitamina C, vitamina K, D e E. Elas também contêm potássio, o que as tornam excelentes para pacientes com hipertensão ou para prevenção.

São fonte de ferro, um mineral importante para evitar a anemia e também fortalece o sistema imunológico.
As uvas também contêm fósforo, que alivia a fadiga e cansaço, cálcio e outros minerais importantes para o nosso corpo, pois previne a osteoporose e cãibras musculares.

Alguns compostos importantes são encontrados nas sementes da uva e na pele da mesma. Os flavonoides, por exemplo, se encontram na casca da uva e são importantes por causa de sua ação antioxidante, além disso, também contribuem para a hidratação da nossa pele e para aumentar os níveis de colesterol bom ou HDL.

Como selecionar as uvas

beneficios da uva

Para escolher as uvas mais frescas é importante verificar a sua pele, deve estar livre de manchas e suaves. Prefira as uvas que estejam suculentas e não sejam enrugadas.

A sua cor pode determinar a sua doçura, por exemplo, uma uva verde deve apresentar uma cor ligeiramente amarelada, a uva roxa deve ter uma cor uniforme, sem branqueamento, enquanto a preta deve ter uma cor bastante escura.

É aconselhável consumi-las frescas, ou seja, no momento da compra, e se preferir armazená-las, deve ser refrigeradas, já que as uvas à temperatura ambiente podem tornar-se fermentadas, acelerando a sua deterioração.
As uvas refrigeradas podem durar entre 10 a 15 dias, mas você deve guardá-las sem lavar, para sua melhor conservação.

Outra maneira de comê-las é como uvas passas, que é a uva que foi desidratada, são enérgicas e compartilham muitas propriedades com as uvas frescas, são fontes ricas de vitaminas e potássio, uma boa escolha para os atletas.

Contraindicações

beneficios da uva

As uvas são excelentes para quase tudo, mas devem ser consumidas com moderação, pois têm efeito laxante, consumi-las em excesso pode causar diarreia.

As pessoas que são alérgicas aos compostos das uvas não devem consumi-las, já que a reação alérgica pode se manifestar como dor de estômago, vômitos, dor de cabeça, boca seca, entre outros sintomas.

O consumo regular de uvas também pode interferir com alguns medicamentos, tais como aqueles destinados para o fígado, e aqueles que são prescritos para a coagulação do sangue já que podem acentuar seu efeito. Se você comer regularmente e está tomando medicamentos, é importante consultar com o seu médico.

Elas são fonte de carboidratos, ou seja, açúcares, por isso devem ser consumidos com moderação, caso tenha diabetes.

Finalmente, se você sofre de pedras nos rins é aconselhável não consumir em excesso.

É verdade que a uva engorda?

beneficios da uva

Em alguns ramos da ciência há tantos mitos como na nutrição. É dito uma coisa, e com a mesma seriedade aparente, o oposto. Claro que temos de perceber que, como qualquer ciência, o conhecimento é aberto e novas descobertas podem dar por terra algo que até esse momento se acredita válido. Talvez o melhor exemplo é a famosa e tão prejudicial pirâmide alimentar, com os carboidratos como uma base enorme. Certamente o problema da obesidade está aumentando dia a dia, isso deve muito por esta ideia, que é de fato falsa. Com as frutas os mitos são muito frequentes. No entanto, algumas frutas, como banana, figos e uvas, são os que mais foram demonizados. Em todos os três casos, sem nenhum motivo. A base da ideia de que a uva engorda, é um simples mal-entendido.

Porque algumas pessoas dizem que a uva engorda?

As uvas, como a maioria das frutas, traz muita água, muitas vitaminas, fibras e açúcares. O problema é exatamente isso, a frutose e o açúcar que as uvas têm. Esta fruta é superior a outros conteúdos, e o seu conteúdo é baseado na ingestão calórica. Se bem que varia com o tipo de uvas, mas, no entanto, não é tão relevante:

Uvas brancas: 40 calorias por 100 gramas
Uvas clássicas: 60 calorias por 100 gramas
Uvas em Burgundy: 82 calorias por 100 gramas

Como vemos é uma ingestão calórica não muito alta, especialmente no consumo moderado. Além disso, como vimos, não se trata apenas de adicionar calorias para ver se a uva engorda ou emagrece. Outros nutrientes das uvas são muito relevantes, de modo que o seu consumo é altamente recomendado, mesmo se você estiver tentando perder peso.

Conclusões para saber se a uva realmente engorda:

As uvas consumidas em quantidades moderadas não só não engordam, mas ajudam a manter um peso saudável. Além disso, é uma fruta muito importante devido a quantidade de nutrientes que levam ao nosso corpo.

Como fazer suco de uva

beneficios da uva

Suco de uva natural

Ingredientes

– Adoçante a gosto
– 2 copos de uva
– 1 litro de água gelada

Modo de Preparo

Solte os grãos do cacho e lave bem. Em seguida bata as uvas com a água gelada no liquidificador. Depois coe a mistura e volte ela para o liquidificador e adicione o adoçante e bata novamente. Sirva logo em seguida.

Você conhecia todos esses benefícios e propriedades da uva? Comente!


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com