Benefícios da toranja

Author Google Plus - Dicas dieta

beneficios da toranja

A toranja é uma das frutas mais famosas da família dos cítricos subtropicais, geralmente reconhecida por seu sabor ligeiramente amargo e ácido. Foi produzida pela primeira vez em Barbados como um fruta híbrida que resultou em um cruzamento entre um limão e uma laranja doce. A toranja teve muito êxito depois do seu descobrimento a nível mundial.

Muitas variedades de toranja estão sendo cultivadas atualmente em diferentes países, como Estados Unidos e China, que inicialmente não os produziam. As variedades mais conhecidas são as que têm uma polpa de cor vermelha, rosa e branca. Como todos os outros cítricos, a toranja tem uma grande quantidade de vitamina C, no entanto esta não é a única das propriedades da toranja, pois é um alimento sumamente efetivo e bom para nossa saúde.

Propriedades da toranja

beneficios da toranja

A toranja é o fruto da árvore homônimo que pertence ao gênero Citrus da família das Rutáceas. Esta família tem mais de 1600 espécies. O gênero Citrus é o mais importante da família e consta com mais de 20 espécies com frutos comestíveis todos eles são ricos em vitamina C, flavonoides e óleos essenciais. Os frutos tem a particularidade de que sua polpa esta formada por numerosas vesículas de suco.

A água é o principal componente deste cítrico, por isso a toranja possui um baixo valor calórico, basicamente é composta de carboidratos. Enquanto as vitaminas a toranja se destaca por seu alto teor em vitamina C e ácido fólico. O teor em carotenoides, pigmentos que dão aos vegetais a cor alaranjada, não é significativo exceto nas variedades de polpa de cor escura, independentemente da cor de sua casca. A respeito do teor de mineral, se destacam o potássio e o magnésio. A toranja é rica em ácidos málico, oxálico, tartárico e cítrico, este último potência a ação da vitamina C; responsáveis por seu sabor e deles que dependem de diversas propriedades que se atribuem a toranja. A quantidade de fibra entre a polpa e a casca, de modo que seu consumo favorece o transito intestinal.

A vitamina C intervém na formação de colágeno, ossos e dentes, glóbulos vermelhos e favorece a absorção de ferro dos alimentos e a resistência a infecções. A provitamina A ou betacaroteno se transforma em vitamina A em nosso organismo conforme este o necessita. Esta vitamina também é essencial para a visão, o bom estado da pele, o cabelo, as mucosas, os ossos e para o bom funcionamento do sistema imunológico. Ambas as vitaminas, cumprem também uma função antioxidante. O ácido fólico intervém na produção de glóbulos vermelho e branco, nas síntese de material genético e na formação de anticorpos do sistema imunológico. O potássio é um mineral necessário para a transmissão de impulsos nervosos e para a atividade muscular normal, intervém no equilíbrio de água dentro e fora da célula.

Propriedades da toranja para a saúde

Para se acostumar com o sabor ácido, amargo e doce da toranja não é necessário muito tempo se você levar em consideração os benefícios para a saúde que o consumo desta fruta pode trazer. Um suco de toranja ou combinado com laranja e limão é uma ótima maneira de começar o dia com uma dose de vitamina C, entre os outros nutrientes.
A toranja ou seu suco são uma importante fonte de vitamina C, flavonoides, betacaroteno (provitamina A) nas variedades de polpa colorida. Muitos consideram esta fruta especialmente interessante para a prevenção e tratamento de diversas patológicas por seus efeitos antioxidantes.

Antioxidantes e radicais livres

Os antioxidantes bloqueiam o efeito prejudicial denominados “radicais livres”. A respiração em presença de oxigênio é essencial para a vida celular de nosso organismo, mas como consequência do mesmo, são produzidas algumas moléculas, os radicais livres, que ocasionam ao longo da vida efeitos negativos para a saúde através de sua capacidade de alterar o DNA (os genes), as proteínas e os lipídios ou gorduras (“oxidação”). Em nosso corpo existem células que se renovam continuamente (da pele, do intestino…) e outras que não (células do fígado…). com os anos, os radicais livres aumentam o risco de que se produzam alterações genéticas sobre as primeiras, favorecendo o aumento de câncer ou bem, reduzem a funcionalidade das segundas, o que é característico do processo de envelhecimento. Existem determinadas situações que aumentam a produção de radicais livres, entre ele: o exercício físico intenso, a contaminação ambiental, o tabaquismo, as infecções, situações de estresse, dietas ricas em gorduras e a sobre exposição às radiações solares. A relação entre antioxidantes e doenças cardiovasculares, e hoje uma afirmação bem sustentada. Sabe-se que a modificação do chamado “colesterol mau”( LDL) o que desempenha um papel fundamental tanto na inflamação como no aparecimento da aterosclerose (doença em que consiste em um engrossamento e dureza anormal das paredes internas dos vasos sanguíneos, devido a um depósito de material gorduroso e células que impedem ou dificultam a passagem de sangue). Os antioxidantes podem bloquear os radicais livres que modificam o chamado colesterol mau, contribuindo para reduzir o risco cardiovascular e cerebrovascular. Por outro lado, os baixos níveis de antioxidantes constituem um fator de risco para certos tipos de câncer e de doenças degenerativas.

Vitaminas

Para outra parte, um suco elaborado com duas toranjas cobre 100% das recomendações de vitamina C. As situações como a gravidez e a amamentação, tabaquismo, consumo de certos medicamentos, estresse, práticas intensa de esporte e patologias como o câncer, a AIDS e as doenças inflamatórias crônicas, incrementam as necessidades orgânicas de nutrientes. Nestes casos, esta particularmente recomendado o consumo habitual de toranja inteira ou suco. E para o resto da população, consumir toranja pode ser especialmente interessante durante os meses de inverno e nas outras mudanças de estações, quando são frequentes os altos e baixo no sistema imunológico, onde ficamos mais vulnerais para contrair resfriados ou infecções.

O ácido fólico é uma vitamina imprescindível nos processos de divisão e multiplicação celular que tem um lugar durante os primeiros meses de gestação, de modo que o consumo de suco de toranja pode ser interessante para qualquer mulher gravida, embora sua composição ácida possa provocar acidez a aquelas gravidas com o estômago delicado.

Para os atletas, por seu teor em potássio, vitamina C, carotenoides e outros nutrientes, constitui uma boa alternativa para repor os minerais e o líquido perdido depois da atividade física e para minimizar o risco de lesões e potencializar as defesas. Seu suco misturado com água, bicarbonato e açúcar podem fazer perfeitamente as funções de uma bebida reidratante durante a competição em esportes que tenham uma duração maior há 90 minutos, em que as perdas de glicose, água e eletrólito são mais propensas.

Em caso de anemia por deficiência de ferro é muito útil e recomendável consumir esta fruta acompanhados de alimentos ricos em ferro ou suplementos deste mineral. A vitamina C aumenta notavelmente a absorção de ferro e isto acelera a recuperação.

Ácidos orgânicos

O elevado teor em água, potássio e ácido cítrico (alcalizar a urina), convertem a toranja em frutas com efeito diurético, benéfico em casos de hiperuricemia ou gota e litíase renal (favorece a eliminação de ácido úrico e seus sais), hipertensão arterial ou outras doenças associadas à retenção de líquidos e para quem consome diuréticos que eliminam potássio. No entanto, as pessoas que sofrem insuficiência renal e que requerem de dietas especiais controladas em potássio, deverão moderar o consumo.

O teor em ácido cítrico faz da toranja uma fruta com propriedades antissépticas sobre as vias digestivas e urinárias. Esta substância, junto com outros ácidos orgânicos, proporciona o característico sabor ácido à toranja, no entanto seu consumo pode provocar desconforto a quem sofre de hérnia de hiato, acidez do estômago, gastrite e úlcera gástrica ou gastroduodenal.

A substancia amarga da toranja, abre o apetite e favorece a produção de bílis, daí que se considera a toranja como um alimento digestivo e benéfico para o fígado.

A escassa fibra da toranja se encontra principalmente na polpa branca que fica debaixo da pele entre os segmentos e em muitas ocasiões descartados, sobre tudo quando se prepara um suco. Trata-se de fibra solúvel, que retém água, de modo que seu consumo contribui, embora em pequena parte possa favorecer o transito intestinal, ao aumenta o volume das fezes e as tornando mais fluidas.

Benefícios da toranja

beneficios da toranja

Bom eu gosto muito de frutas cítricas seu sabor ácido acho muito requintado! Sem contar que são refrescante e perfeitas para beber quando faz muito calor.

Mas, além de seu sabor também são incrivelmente boas para nossa saúde desde vários pontos de vista. A toranja é um exemplo disso; continue lendo nosso artigo e descubra os muitos benefícios da toranja.

Protege o coração

Consumir toranjas protege nossos órgãos mais importantes, o coração, pois contam com somente consumir uma toranja por dia reduz os níveis de colesterol mau em um 15,5% e os triglicérides em um 27%, segundo o Journal of Agricultural and Food Chemistry. Quando mais vermelho for à cor da toranja mais benefícios, pois indica uma maior presença de antioxidantes.

Melhora o aspecto da pele

Saiba que a toranja pode ajudar a eliminar manchas escuras que as vezes aparecem nos joelhos e cotovelos? Tem que cortar uma pela metade, pulverizar uma colher de chá de açúcar que funciona como um esfoliante suave e esfregue sobre a área da pele que quer clarear. Pode ser aplicado sobre o rosto, mas com cuidado nas peles sensíveis porque podem irrita-las.

A dermatologista Jessica Wu, da cidade de Los Angeles, explica que este benefício da toranja para a pele se deve a seu teor de vitamina C, que elimina as manchas porque reduz o excesso de pigmento da pele.

Rejuvenesce

Os benefícios da toranja para a pele ainda não terminaram. Há ainda mais, tenho certeza que você vai se interessar pela a rica quantidade de vitamina C que tem esta fruta que faz com que nossa pele se mantenha em perfeitas condições, firme, sem rugas e suave, pois estimula a produção de colágeno. Wu recomenda comer uma toranja por dia para notar estes benefícios.

Acelera o metabolismo

Comer a metade de uma toranja antes de cada refeição pode te ajudar a emagrecer!

Os compostos desta fruta cítrica, entre eles, sua vitamina C, aumentam o metabolismo, quer dizer, aceleram a queima de gordura e a estabilização de açúcar no sangue e os níveis de insulina, o qual significa que te faz sentir com mais energia e menos fome entre as refeições. Além de um alimento nutritivo e que contem poucas calorias. Perfeito para toda dieta!

Dieta da toranja

beneficios da toranja

A chave para emagrecer com a toranja se baseia essencialmente em sua propriedade saciante, e, além disso, é muito diurético o que permite perfeitamente queimar e eliminar gorduras. Mas isso se trata de uma dieta de poucos dias, ela pode ser mantida por no máximo 4 dias, porque você irá consumir somente suco de toranja e saladas, portanto durante esses 3 dia estará queimando gordura, mas nossa nutrição não será completa, não teremos o consumo adequado de ferro, cálcio, nem os nutrientes necessários, dito isso, é por esta forma que não podemos manter esta dieta por mais dias. Mas você conseguirá perder alguns quilinhos de forma rápida.

Exemplo de menu da dieta

Primeiro dia

Café da manhã: café ou chá (ambos sem açúcar).

Almoço: suco de toranja, 1 ovo cozido, salada de rúcula, alface, tomate pepino. Adicione um pouco de limão. Uma torrada de pão integral e de sobremesa uma rodela de abacaxi.

Jantar: meia toranja, uma salada de alface temperada com vinagre de maça, 150 gramas de peito de peru grelhado.

Segundo dia

Café da manhã: meia toranja e um chá de camomila.

Almoço: um copo de suco de toranja, uma sanada de espinafre e nozes. Arroz branco cozinhado com um pouco de azeite de oliva. Para a sobremesa umas rodelas de mamão papaia.

Jantar: um copo de suco de toranja, 150 gramas de salmão ao forno. Uma salada de tomate. Uma rodela de abacaxi.

Terceiro dia

Café da manhã: meia toranja. Uma xícara de café ou chá.

Almoço: um copo de suco de toranja. Uma berinjela ao forno. Uma torrada de pão integral com um pouco de azeite de oliva. Para sobremesa uma maça.

Jantar: um copo de suco de toranja, uma salada de alface, nozes e pedacinhos de peito de peru, temperada com limão. Para sobremesa um copo de suco de mamão papaia.

Esta dieta deve ser acompanhada por pelo menos 2 litros de água por dia, a toranja é diurética e necessitamos estar bem hidratados sempre. Se acaso você sentir fome, recorra a uma maçã, também te dará uma sensação de saciedade e também é muito saudável.

Voltando a falar que esta é uma dieta muito restritiva e que não deve ser realizada por muito tempo já que não vamos obter os nutrientes necessários para nosso corpo. Mas você pode realiza-la, por exemplo, 2 vezes ao mês. Nos dias em que não estiver fazendo dieta, mantenha uma alimentação balanceada e faça exercícios.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com