Benefícios da soja

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

beneficios da soja

A soja é uma planta subtropical, nativa do sudeste da Ásia. É membro da família da ervilha verde. Ela tem sido utilizada com um alimento básico nos países asiáticos por 5.000 anos e depois que eles descobriram técnicas de fermentação, começou a ser consumida como tempeh, miso, tamari e molho de soja. O tofu foi inventado há 2 mil anos na china

A soja foi introduzida anos depois em todo o mundo: na Europa na década de 1700 e nos Estados Unidos em 1800. Atualmente, o USA produz cerca da metade de mundo todo de soja. Outro grande produtor de soja é a Argentina, onde se concentram cerca de 49 milhões de toneladas por ano.

Propriedades da soja

beneficios da soja

A soja contém proteínas e fibra no qual se beneficia a saúde. Também é uma ótima fonte de aminoácidos essenciais e lecitina.

A proteína da soja também tem sido investigada e diversos estudos permitiram demonstrar que pode reduzir os sintomas da menopausa. Ajuda a perder peso, melhora os sintomas de artrite e a função cerebral e melhora o rendimento esportivo.

A soja pode diminuir o risco de câncer de mama nas mulheres e de câncer de próstata nos homens, assim como outros tipos de câncer.

Benefícios da soja

beneficios da soja

Cada dia que passa se torna mais popular o consumo da soja em suas mais variadas formas e preparações. A soja é um legume semelhante ao feijão fava, que chega a alcançar 80 centímetros de altura e que se tornou popular no mundo inteiro devido às suas propriedades, que vão desde a redução do colesterol, até a diminuição dos sintomas da menopausa.

Provavelmente, a semente da soja é o alimento natural que tem maior quantidade de proteínas, vitaminas e minerais, porque além de ser nutritiva, é considerada uma planta com amplas virtudes curativas. Mas para poder entender este “poder” das sementes da soja, é interessante que tenhamos em conta sua composição. 30% da semente está formada por carboidratos, 38% de proteínas, 18% de lipídios e 14% de vitaminas e minerais. Assim, de acordo com as informações científicas, o conteúdo proteico que entrega a soja é maior do que muitas proteínas de origem vegetal.

Além disso, a soja também é rica em gorduras, que incluem especialmente o ômega-3 e ômega-6, ambos trazem benefícios para a saúde. Além dos níveis elevados de cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo e vitaminas.

Como podemos ver, a soja é benéfica para nós. Agora a questão é: como se consome? Isso depende do país, mas, em geral, a soja tem sido utilizada como um substituto da carne, porque é fácil de encontrar nas saladas. É interessante mencionar que nos supermercados pode ser encontrada no leite, iogurte, suco, biscoitos e muito mais.

Leite de soja

beneficios da soja

O leite de soja é um dos leites vegetais mais consumidos, especialmente por suas propriedades nutricionais e benefícios.

O leite de soja se obtém da soja e água, igual ao leite de vaca, pode ser utilizado para fazer cremes, molhos, batidas… E até sorvete. No entanto, é preciso avisar que este não é por si só um leite, embora ele seja erroneamente considerado desta forma. Seria conveniente considerar esta bebida como leite de soja ou suco de soja.

Lecitina de soja

beneficios da soja

A lecitina de soja é um complexo puro e natural que aumenta a digestibilidade e a absorção de gorduras, previne a sua acumulação no fígado e contém agentes que metabolizam e reduzem os problemas associados com a má digestão, melhorando a absorção de gordura. Ela ajuda a combater a aterosclerose e aumenta a atividade cerebral.

Receitas com soja

Carne de soja

beneficios da soja

Ingredientes

– 1 colher de sopa de óleo de soja
– 2 tomates sem sementes
– 1 dente de alho picado
– 1/2 cebola picada
– Baste de salsinha picada
– 2 xícaras de chá de água fervente
– 1 xícara de chá de proteína de soja

Modo de preparo

Coloque a proteína de soja em um recipiente e cubra com água fervente.

Depois de escorrer em uma peneira, retirar o excesso de água com o auxilio de uma colher, aperte contra a peneira.
Tempere a proteína de soja com os tomates picados, a cebola, o alho, a salsinha e o sal.

Coloque o óleo em uma panela e refogue a proteína até ficar levemente dourada.

Leite de soja

beneficios da soja

Ingredientes

– 1 colher de chá de shoyu
– 1 colher de sopa de mel
– 1/3 de colher de sopa de melaço
– 3 litros de água
– 1 copo de grãos de soja sem hidratar

Modo de preparo

Lave a soja e deixe-a hidratar de molho em 2 litros d’água de um dia para o outro. Descarte a água que a soja não absorveu e separe a soja. Retire as cascas da soja.

Ferva 2,5 litros de água. Em seguida coloque a soja no liquidificador e adicione um copo de água fervendo. Bata pulsando por 20 segundos, aumente a velocidade gradualmente.

Adicione mais 3 copos de água fervendo e bata lentamente por 5 minutos.

Agora coloque todo o leite extraído em uma panela em fogo médio e deixe ferver lentamente, mexendo sempre. Isso levará aproximadamente 10 minutos. Uma espuma se formará sobre o leite, quando ela sumir quase completamente, é a hora de apagar o fogo e colocar em uma “banho maria ao contrário” ou seja, coloque a panela em outra cheia de água gelada.

Adicione os temperos, se quiser pode adicionar algumas gotas de essência de baunilha.

Você pode consumi-lo na hora, ou guardar na geladeira para usar em outras receitas ou toma-lo mais tarde.

Hambúrguer de soja

beneficios da soja

Ingredientes

– 2 dentes de alho
– 5 colheres de sopa de salsinha picada
– 1/2 xícara de arroz integral
– 2 folhas de louro
– 2 xícaras de chá de soja
– 1 colher de sopa de óleo
– 1/2 xícara de gérmen de trigo
– 1/2 xícara de farinha de rosca
– 2 colheres de sopa de shoyu
– 750ml de água

Modo de preparo

Deixe a soja de molho em água de um dia para o outro. Depois de deixar a soja de molho coloque-a em uma panela de pressão. Adicione a água, o óleo, o louro e leve ao fogo. Deixe por 30 minutos depois de fervido.

Retire do fogo, adicione o arroz, tampe a panela e cozinhe por mais 30 minutos, se for necessário, adicione mais água.

Retire do fogo, deixe escorrer e deixe em uma peneira por 15 minutos.

Transfira os grãos para um processador e bata até obter uma pasta.

Coloque em uma tigela grande a pasta de soja, a farinha de rosca, o gérmen de trigo, o shoyu, a salsinha, o alho espremido e duas colheres de sopa de óleo. Adicione sal se necessário e misture até obter uma massa consistente.
Com as mãos, modele os hambúrgueres da forma e tamanho que desejar.

Em seguida pincele com óleo uma grelha e doure os hambúrgueres, se quiser pode congelar o resto.

Bom agora você já conhece todos os benefícios e propriedades da soja e ainda aprendeu 3 receitas deliciosas, está esperando o que para adicioná-la em sua dieta diária.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com