Benefícios da quinoa para uma dieta saudável

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

quinoa capa

Há cerca de oito mil anos os incas já consumiam um grão fonte de proteínas e rico em vitaminas que só recentemente conquistou espaço no cardápio dos brasileiros. A quinoa é considerada uma refeição completa porque possui todos os aminoácidos essenciais, além de ser rica em fibras, carboidratos e vitaminas do complexo B.

Acha que as propriedades da quinoa param por aí? Ela ainda é fonte de ferro, cálcio e dos ácidos graxos 3 e 6 e pode ser consumida por pessoas com restrições alimentares porque tem baixo índice glicêmico e não contém glúten.

Os ácidos graxos presentes no grão ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, a taxa de cálcio é aliada contra a osteoporose e pressão alta. Os carboidratos da quinoa são metabolizados lentamente e por isso proporcionam sensação de saciedade e energia prolongadas, o que facilita também o processo de emagrecimento. Outro ponto a favor do grão é que as proteínas ajudam no fortalecimento muscular. Presentes no cereal, as vitaminas do complexo B fazem a manutenção do sistema nervoso e dos músculos.
Como consumir a quinoa

A quinoa pode ser consumida em grão ou como farinha. Apesar da lista extensa de benefícios da quinoa, não é indicado consumi-la em excesso. Misturar a quinoa em iogurtes, vitaminas, sucos ou na própria comida duas vezes por dia já é o suficiente. Uma colher de sopa tem cerca de 70 calorias e o sabor lembra o da soja.

Receita com quinoa

Quinoa à grega

quinoa 1

Ingredientes

– 1 copo de quinoa em grãos
– 2 copos de água
– 2 cenouras médias raladas
– 1 pimentão vermelho, amarelo ou verde (ou misto) cortado em cubos
– 1 abobrinha grande cortada em cubos
– ½ xícara de uvas-passas
– Sal e pimenta do reino à gosto
– Amêndoas laminadas ou castanhas (opcional)

Modo de preparo

Aqueça a água em uma panela e despeje a quinoa. Cozinhe por aproximadamente 15 minutos, mexendo de vez em quando. Antes de a água secar completamente, adicione os demais ingredientes e misture. Se precisar, junte um pouquinho mais de água para completar o cozimento do restante dos alimentos. Tempere à gosto com sal e pimenta. Sirva em um prato e decore com as amêndoas. Logo antes de comer, regue com um fio de azeite de oliva.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

1 comentário em “Benefícios da quinoa para uma dieta saudável

  1. TataFerr

    Ótima inspiração para começar a minha segunda feira.

    TataFerr

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com