Benefícios da pitaya

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beneficios da pitaya

A pitaya é uma fruta que provém de um tipo de cactos e conta com uma grande quantidade de nutrientes beneficiosos para a saúde. Hoje queremos te ensinar quais são os benefícios da pitaya em nosso organismo e como você pode utilizá-la para aproveitar todos os seus nutrientes.

Propriedades da Pitaya

A Pitaya é uma dessas frutas pouco comuns ou conhecidas em nosso país. Ela consiste numa fruta exótica ou tropical que pertence às plantas das Cactáceas.

Existem duas variedades comestíveis de um mesmo fruto: a espécie amarela e a vermelha, as duas pertencem ou procedem da mesma família. É originária do México, Colômbia e na região central da América em geral, de maneira que dependendo da variedade, se cultiva em um ou em outro país: assim, por exemplo, a variedade vermelha é cultivada, sobretudo na Nicarágua e México, enquanto que a variedade amarela é cultivada na Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Tanto a variedade vermelha como a amarela apresenta uma forma oval, a fruta vermelha possui um corte grosso com brácteas e a amarela possui um corte com espinhas, sendo facilmente distintas.

Propriedades nutricionais da pitaya

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Desde um ponto de vista nutricional, a pitaya é uma fruta que apesar de ser muito doce, apresenta um baixo teor calórico, graças ao seu teor em carboidratos.

Destaca-se por seu altíssimo teor em vitamina C, um nutriente essencial que como você sabe, apresenta uma ação antioxidante, aumenta a resistência às infecções, e intervêm na formação dos ossos e dentes, glóbulos vermelhos e o colágeno.

Benefícios da pitaya

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A pitaya é uma fruta baixa em calorias, de forma que seu consumo seja recomendado em dietas de emagrecimento. Além disso, é rica em vitamina C e outros nutrientes, de forma que também se recomenda para crianças e adolescentes por estar em fase de crescimento, mas também em atletas, gestantes e mães que estejam amamentando.

Ajudam a reduzir o risco de doenças degenerativas, cardiovasculares e o câncer. Além disso, seu consumo está recomendado em caso de anemia, ao aumentar a absorção de ferro dos alimentos.

A pitaya nos oferece inúmeros benefícios para a saúde:

Tem uma grande incidência sobre o estresse oxidativo e a rigidez aórtica em pessoas que sofrem de diabetes, o que faz com que seja um excelente alimento para prevenir transtornos que derivam de outras doenças. Foi demonstrado também que o consumo regular de pitaya reduz os riscos de sofrer ou desenvolver doenças cardíacas e hipertensão arterial.

Esta fruta exótica é uma grande fonte de antioxidantes naturais. Por esta razão, o consumo regular reduz a proliferação de radicais livres em nosso organismo, que são os responsáveis da aparição de tumores cancerígenos e outras doenças graves. As sementes da pitaya contêm gorduras do tipo ômega 3, ideais para combater algumas doenças auto imunes e também para prevenir o aparecimento de certos tipos de câncer relacionados com as mudanças hormonais, como o de mama, cólon e próstata.

Além disso, a pitaya é excelente para fazer digestões rápidas e desintoxicar o organismo. O ideal é que você a consuma em jejum pela manhã, pois te ajudará a liberar seu organismo de toxinas e assim mesmo receberá todos os nutrientes necessários para o ótimo desenvolvimento do seu organismo.

Componentes nutricionais da pitaya

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A pitaya está composta em sua maioria por fibra, que nos dá um efeito de saciedade, assim como também poucas calorias. Tudo isso a torna em uma fruta ideal para consumir se estamos realizando algum regime para emagrecer.
Esta fruta conta com uma grande quantidade de vitamina C, ideal para prevenir os resfriados e gripes; vitamina A, excelente para manter a boa saúde ocular; além de cálcio, que ajudará no ótimo desenvolvimento dos seus ossos, evitando o aparecimento da tão temida osteoporose.

Como consumir a pitaya

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A pitaya pode ser consumida sozinha ou incluída em deliciosas batidas. Devido ao seu sabor suave e agradável que lembra o sabor das peras, é uma fruta que pode ser consumida em qualquer hora do dia.

Para selecionar as melhores, pressione suavemente sua casca. Se você notar que ela se fura ligeiramente, significa que está pronta para o consumo. Veja se sua cor seja uniforme e não apresenta nenhum tipo de rachadura. Para que a pitaya fique fresca durante vários dias, deixe-a num lugar arejado.

Conservação

A variedade amarela encontra seu ponto de maturidade quando a cor de sua pele se volta ao amarelo. A variedade vermelha fica madura quando as brácteas se tornam amarelas. As duas devem ser conservadas em um lugar seco, fresco, arejadas de focos de calor e sem entrar em contato direto com a luz do sol.

Pitaya emagrece?

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A pitaya tem um importante valor nutricional porque possui um elevado teor de umidade, pouco em carboidratos e é baixa em proteínas, gordura e fibra, que fazem desta fruta um alimento excelente para complementar uma dieta de emagrecimento. Também apresenta um grande teor de vitamina C, antioxidantes e ferro, sendo muito baixa em calorias.

Tradicionalmente, a parte comestível da fruta é utilizada para o consumo das flores, como legumes, e mais recentemente se utiliza dos brotos, dos talos como verdura para a elaboração de saladas. A polpa da pitaya pode ser submetida ao congelamento, concentração, desidratação, fermentação, processamento térmico e preservação química.

100 gramas de pitaya contêm:

– 50 calorias
– 85,4 gramas de água
– 13,2 gramas de carboidratos
– 0,5 gramas de fibra
– 0,5 gramas de proteínas
– 10,0mg de cálcio
– 16mg de fósforo
– 0,3mg de ferro
– 0,2mg de niacina
– 0mg de riboflavina
– 0mg de tiamina
– 4mg de ácido ascórbico


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