Benefícios da linhaça

Author Google Plus - Dicas dieta

beneficios da linhaça

Apesar de ser tão pequena a linhaça apresenta grandes benefícios.

Estudos recentes demonstraram que a linhaça conhecida há milhares de anos pode reduzir o colesterol, a estabilizar o açúcar no sangue, a reduzir a perda óssea, promove a perda de peso e aumenta a imunidade.

A linhaça é rica em vitamina vitaminas e minerais, incluindo a maioria das vitaminas do complexo B, magnésio e manganês; em fibras solúvel e insolúvel e em fitoquímicos, incluindo poderosos antioxidantes como as ligninas.

O ácido graxo ômega 3 é a chave para combater a inflamação e a linhaça é uma ótima fonte ácidos graxos ômega 3 em forma de ácido alfalinolênico (ALA)

Propriedades da linhaça

beneficios da linhaça

A linhaça é uma fonte rica de fibra dietética, tanto solúvel como insolúvel. A fibra solúvel é aquela que tem a capacidade de ajudar a regular a pressão arterial, os níveis de açúcar no sangue e inclusive esta associado à prevenção de diverticulite e do câncer de próstata.

Por sua vez a fibra insolúvel esta relacionada como um melhor funcionamento digestivo, pois se acredita que é reguladora do movimento intestinal, serve de alimento à flora bacteriana, o que ajuda a digerir melhor os alimentos para uma correta absorção de nutrientes.

A ácido graxo ômega 3 contido na linhaça é considerado como um de seus maiores benefícios, já que não pode ser sintetizado desde outros alimentos pelo corpo humano. Segundo pesquisas, o ácido graxo ômega 3 também esta presente em alimentos como o peixe e os mariscos, mas este apesar de ser sintetizado pelo corpo, não se absorve em quantidades requeridas.

O ácido linoleico (ômega 3) é necessário para formar eicosanoides antiinflamatórios, os quais têm um papel muito importante na prevenção de artrite, eczema, asma e algumas condições de saúde relacionadas com aparelho reprodutor feminino.

A linhaça também contem uns fitoquímicos chamados lignanos que tem o poder de combater os radicais livres, ao mesmo tempo em que fornece benefícios antioxidantes e anticancerígenos ao organismo.

Ao nível nutricional a linhaça contem vitaminas do complexo b, magnésio, manganês, fósforo e tiamina. Com somente duas colheres de sopa de linhaça fornece ao corpo 8% da fibra dietética recomendada e a mesma quantidade só contém 74 calorias.

Benefícios da linhaça

beneficios da linhaça

1 – graças a seu alto teor de fibras vegetais a linhaça, acaba sendo um excelente cereal para incluir em dietas para perder peso. Não somente atua como ajuda a controlar o sobrepeso e a regular o apetite pela sensação de saciedade que produz.

2 – as fibras solúveis da linhaça impedem a acumulação de colesterol no sangue, facilitando sua eliminação por vias naturais. Esta propriedade da linhaça se deve a um tipo de fibra que se adere ao colesterol evitando dessa maneira que seja absorvido pelo organismo.

3 – previne diversas doenças inflamatórias, graças ao ácido linolênico que é muito bom para prevenir todo tipo de inflamações principalmente as que têm nomes determinados em “ites” como a gastrite, tendinite, colite, artrite e muitas mais.

4 – previne a formação de coágulos de sangue nas veias e artérias importante para reduzir o risco de ataques cardíacos. Estas propriedades da linhaça são efetivas se você acompanha o consumo da linhaça com uma mudança de estilo de vida, exercício físico e uma dieta saudável.

5 – aumento progressivo da vitalidade e energia. Faz com que os músculos se recuperem rapidamente, isto de deve já que estimula a utilização das gorduras para obter energia pelo o que também é bom para queimar gordura e manter um corpo mais magro e saudável.

6 – dá uma sensação de calma útil para baixar o nível de estresse e suavizar a pele e o cabelo, sendo indicada para problemas como psoríase e a eczema.

7 – estudos recentes confirmam que o óleo de linhaça é um afrodisíaco natural.

8 – a semente de linhaça contém 27 componentes anticancerígenos, um destes agentes é a lignina. A semente de linhaça contém 100 vezes mais que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora possui tais propriedades. É um protetor contra a formação de tumores.

9 – a linhaça é uma ótima fonte de vitaminas, principalmente do complexo B que já mencionamos acima, mas também contém vitamina C e E, que são antioxidantes ideais para combater os radicais livres, quer dizer, colaborar inclusive para amenizar as influências do processo natural de envelhecimento.

10 – a linhaça tem altos teores de fitoquímicos, ideais para cuidar de nossa saúde e balancear a carga hormonal, em especial nas mulheres. Por isso, não é aconselhável o uso ou consumo de linhaça durante a gravidez e o período de amamentação, mas é um bom aliado para aumentar nossa fertilidade e também para aliviar os sintomas físicos da menopausa.

Como consumir a linhaça

beneficios da linhaça

A linhaça se pode ser encontrada de diferentes formas, como por exemplo, óleo, moída e a semente inteira. Os especialistas asseguram que a melhor maneira de consumi-la é moída, já que o óleo se oxida com rapidez e a linhaça inteira é muito dura para o organismo. É recomendável comprar a linhaça inteira e moê-la preferivelmente em casa.
A linhaça pode ser adicionada facilmente em saladas, comidas, sucos e inclusive dissolvida em água.

Também pode ser utilizada como um substituto do ovo, consumindo uma colher de sopa de linhaça e três de água por cada ovo. Também funciona como um substituto de gorduras, consumindo três colheres de sopa de linhaça e duas de água por cada colher de sopa de manteiga.

Semente de linhaça para emagrecer

beneficios da linhaça

– Contém pouco carboidrato e muitos ácidos graxos essenciais ômega 3 que são conhecidos por seus benefícios para o corpo e a mente e contribuem para que o cérebro e o sistema nervoso funcionem perfeitamente. Isto pode evitar transtornos psicológicos e aumenta a agilidade mental e a memoria.

– Nosso organismo transforma os ácidos graxos ômega 3 em prostaglandinas, substâncias similares aos hormônios. As prostaglandinas estimulam o emagrecimento ao eliminar o excesso de líquido nos tecidos e estimula o metabolismo para ajudar a queimar calorias.

– Adicionar semente de linhaça durante as refeições causa a sensação de saciedade, o que evita que coma demais.

– As sementes de linhaça contém muita fibra, solúvel e insolúvel: um total de 25%, incluindo 12% de mucilagem, uma substância que faz baixar o colesterol no sangue. Esta fibra contém laxante natural em abundancia que limpa o cólon de toxinas metabólicas e é benéfico para as bactérias benignas, portanto melhora o transito intestinal.

– A linhaça não contém glúten e tem alto teor em lignanos, um tipo de fitoestrógenos com alto poder antioxidante, anticâncer, antiviral e antibacteriano (os lignanos têm 100 vezes mais poder que o farelo de trigo).

Para perder peso com as sementes de linhaça devemos entender uma coisa:

A lecitina contida nas sementes de linhaça dissolve as gorduras insolúveis da comida no aparelho digestivo, logo a fibra e a mucilagem ajudam a eliminá-la do corpo no lugar de armazená-la como gordura corporal.

Como consumir sementes de linhaça para emagrecer?

– Adicione sementes de linhaça nas saladas, sopas, iogurtes, batidas, cereais, etc.
– Melhor é usar sementes de linhaça recém-trituradas e refrigerar o restante que não irá ser usado.
– Também pode consumir a linhaça em forma de chá
– A quantidade recomendada é de 25 gramas ao dia.

Não se esqueça da importância que tem o exercício regular se quer ter êxito em perder aqueles quilinhos a mais, e conseguir finalmente usar aquela roupa que você tanto queria, então é melhor começar rápido para alcançar seu objetivo.

Receitas com linhaça

Pão integral com semente de linhaça

beneficios da linhaça

Ingredientes

Esta receita rende 2 pães

– 4 copos de farinha de trigo integral
– 2 copos de farinha de trigo especial
– 1 copo de farinha de linhaça
– 1/2 copo de linhaça
– 1 tablete de fermento biológico fresco
– 1/2 colher rasa de sobremesa de sal
– 5 colheres de sobremesa de óleo de milho
– 1/2 copo de água ou até a massa ficar firme

Modo de preparo

Peneire as farinhas e o sal. Em seguida misture e adicione o óleo de milho. Dissolva o fermento na água morna e acrescente à massa. Amasse com as mãos até alisar. Deixe crescer em ambiente aquecido até dobrar de tamanho, durante aproximadamente 60 minutos. Coloque um pano úmido sobre a massa para não secar.

Divida a massa em duas partes. Enrole e coloque em formas já untadas. Feito isso leve ao forno pré-aquecido a 150°C por cerca de 50 minutos ou até dourar.

Dica: em dias frios, a demora é maior. Não coloque no forno antes de atingir o ponto ideal, pois a massa pode abrir nas laterais ou formar uma crosta muito dura. Passe ovo ou a clara, por cima, em seguida salpique os grãos de linhaça por cima.

Shake de banana com linhaça

beneficios da linhaça

Ingredientes

– 2 copos de leite de soja gelado
– 1 mamão papaia
– 1 banana pequena
– 1 colher de sopa de linhaça
– Adoçante ou mel a gosto

Modo de preparo

Coloque a linhaça de molho no leite por 30 min. Feito isso bata no liquidificador com os demais ingredientes, até ficar cremoso. Se for necessário adoce com um pouco de adoçante ou mel.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com