Benefícios da erva cidreira

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

 beneficios da erva cidreira

A erva cidreira é uma planta que se parece muito com a grama decorativa comum a grande diferença é que seu intenso odor cítrico tem propriedades surpreendentes, suas folhas e talos possuem componentes com muitos benefícios para as pessoas que sabem aproveitar estas qualidades medicinais.

Nativo da Índia e Sri Lanka, a erva cidreira é cultivada unicamente em climas realmente quente e pode chegar a medir até 2 metros de altura. Também é conhecida como: capim cidreira, cidreira, citronete e Melissa.

A erva cidreira é normalmente ingerida em forma de chá, feito das folhas secas ou frescas. As folhas da erva cidreira também podem ser usadas para fazer o óleo essencial.

Propriedades da erva cidreira

 beneficios da erva cidreira

A erva cidreira é uma planta que tem muitas propriedades antissépticas (destruidora de germes), digestivas e pode ser utilizada também como repelente de insetos.

Esta planta é cultivada em climas muito quentes e seu consumo é principalmente através dos saches, aqueles papeizinhos que vem com a planta moída ou triturada dentro. É colocado em um recipiente com água fervente para que suas propriedades comecem a serem liberadas, para somente depois ingerir.
Essa é a forma mais fácil e comum de consumir o chá de erva cidreira. Como um dado extra, os asiáticos adicionam esta planta em seus pratos, especialmente nas sopas.

A erva cidreira é muito popular desde milhares de anos por causa de suas propriedades de melhorar a digestão, analgésicas e antibacterianas.

Claro, não é recomendável consumir nenhuma bebida durante ou após as refeições e neste caso o recomendável é consumir o chá de erva cidreira uns 20 ou 30 minutos antes de consumir a refeições.

É preciso beber água para preparar o corpo e hidrata-lo para que ele realize o processo digestivo, e se adicionar as propriedades da cidreira pode ajudar a promover a criação de enzimas digestivas e aperfeiçoar o trabalho dos órgãos do sistema digestivo.

O chá de erva cidreira é ideal para aquelas pessoas que sofrem de problemas gastrointestinais como diarreia, refluxo, vomito, etc. E também para aquelas pessoas que sofrem de resfriado comum ou gripe, devido às folhas da cidreira fornecer boas fontes de ácido fólico, potássio, cobre, ferro e zinco e concentrações menores de vitaminas B2, B6, fósforo e cálcio, tudo isso é ideal para manter o sistema imunológico em ótimas condições.

Além disso, é possível que a cidreira ajude a diminuir a febre que é comum aparecer em casos de gripes fortes. No entanto, não confie somente nas propriedades desta planta, porque também você deve manter-se devidamente hidratado durante o dia (oito copos de água).

O ácido fólico (vitamina B9)que a cidreira contém é essencial para nosso organismo, já que ajuda a promover a síntese de adenina e guanina que são dois componentes de substâncias fundamentais como o ARN e ADN, além de intervir na formação de eritrócitos (glóbulos vermelhos) e leucócitos (glóbulos brancos) e também intervém na formação de hemoglobina (proteína sanguínea).

Esta vitamina é crucial para as mulheres gravidas para evitar a má formação no feto.

A riboflavina (vitamina B12) que a cidreira fornece cumpre distintas funções em nosso corpo, como o de ajudar a formar enzimas para ajudar a metabolizar carboidratos e gorduras. Intervém na produção de tiroxina (hormônio que secreta da glândula tireoides), ajuda a manter o tecido visual, mucoso, etc.

A piridoxina (vitamina B6) que a cidreira fornece também cumpre diferentes funções em nosso organismo, como por exemplo, ajuda na biossíntese de ácidos graxos insaturados, contribui na síntese de alguns neurotransmissores, intervém na eritropoiese (criação de glóbulos vermelhos), intervém também na síntese taurina (aminoácido não essencial).

A erva cidreira também é muito recomendada para pacientes com problemas do tipo cardiovascular e hipertensão.

A erva cidreira tem propriedades anticancerígenas devido aos potentes antioxidantes que possui os que por sua vez ajudam a prevenir o envelhecimento celular ou ao menos retarda-lo bastante.

Além das propriedades mencionadas, a cidreira também é utilizada para tratar dores musculares, inflamação nas articulações e músculos, dores de cabeça, problemas de colesterol alto e excessiva produção de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) entre muitos outros males.

Benefícios da erva cidreira

 beneficios da erva cidreira

– Ajuda a combater o reumatismo
– Ajuda com os problemas estomacais
– Reduz os gases
– Fortalece o sistema imunológico
– É um poderoso antioxidante
– Diminui as cólicas
– Possui um efeito calmante

Usos culinários da erva doce

Esta erva é amplamente utilizada na cozinha asiática devido ao seu forte sabor cítrico quando está fresca. Os usos mais comuns são em sopas e curries, entretanto o chá é muito usado em países africanos, na América Latina e aqui na América do Sul.

Antes de consumir a erva cidreira fresca você deve remover as cascas exteriores do talo e normalmente você também deve remover a base do talo e a ponta que geralmente é seca.

Usos medicinais da erva cidreira

Na medicina natural, a erva cidreira é usada para tratar a pressão alta convulsões, febre, problemas estomacais, gripe, dores de cabeça, dores musculares, dores de articulações e inflamações.

A cidreira também é usada para tratar o colesterol alto, a gastrite e o estresse relacionado à tensão nervosa e é um efetivo repelente de insetos.

como preparar o chá de erva cidreira

 beneficios da erva cidreira

chá de erva cidreira

Num recipiente coloque 4 copos de água filtrada, adicione 10 folhas de erva cidreira e deixe a água ferver por 10 minutos no fogo médio.

Adoce com mel ou adoçante a gosto.

O chá de erva cidreira é perfeito para tomar frio ou quente pela manhã ou pela a noite.

Contraindicações no uso da erva cidreira

Esta erva aromática é geralmente considerada segura se utilizada em curtos períodos é geralmente considerada segura nos Estados Unidos, mas não em outros países como a Alemanha. Existe a possibilidade de ocorrer reações alérgicas e a inalação de seu óleo pode causar problemas nos pulmões. É aconselhável evitar o uso durante a gravidez ou se estiver no período de amamentação, já que sua segurança não foi avaliada devidamente.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com