Benefícios da cenoura

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beneficios da cenoura

As cenouras são vegetais bem conhecidos por todos e as suas propriedades medicinais podem ser aproveitas de várias maneiras, seja crua, cozida, como suco ou batida. Elas são ricas em fibra, vitaminas, minerais, antioxidantes naturais e muito pobres em gorduras; o que a torna num alimento especial para o tratamento de vários problemas de saúde.

Valor Nutricional

As cenouras são uma mina de ouro em nutrientes e é um vegetal que deve ser consumido diariamente, e pode ajudar muito na saúde. As cenouras contêm uma quantidade surpreendente de 490 fitoquímicos, dos quais, todos ajudam o corpo a funcionar melhor. Os fitoquímicos são substâncias de plantas bioativas naturais encontradas em frutas, legumes e nozes, que fornecem benefícios para a saúde humana.

A cenoura também é rica em betacaroteno e fornece a dose notável de minerais como o cálcio, ferro, potássio, fósforo e outras vitaminas, tais como B, C, D, E e ácido fólico.

Dentro de seus valores nutricionais, se destaca que uma cenoura média tem 25 calorias, 6 gramas de carboidratos e 2 gramas de fibras. Além disso, é uma boa fonte de vitamina A.

Cenoura benefícios

beneficios da cenoura

– Contêm fitoesterois, substâncias naturais que bloqueiam a absorção de colesterol e ajudam a purificar o sangue.
– O consumo de cenoura pode ser muito importante para tratar a cegueira noturna e a fotofobia.
– É um vegetal ideal para preparar máscaras caseiras, como a máscara para manchas na pele.
– Promove a formação de glóbulos vermelhos no sangue pelo seu teor de ferro e cobre, impedindo assim a anemia, a arteriosclerose e a diminuição das defesas.
– A cenoura é uma grande aliada para a visão, ajuda a prevenir a catarata e a degeneração macular e mantém assim, a acuidade visual.
– As cenouras são grandes aliadas das dietas para perda de peso, porque são um alimento com calorias muito baixas, ricas em fibras e pouca ou nenhuma gordura. Também dão saciedade e tiram a fome.
– As cenouras são ricas em fibras solúveis porque são muito boas para combater a prisão de ventre e reduzir o colesterol.
– O betacaroteno contido na cenoura tem propriedades anti-tumorais e impede a ocorrência de certos cânceres, tais como o da bexiga, da laringe, do esôfago e do estômago.
– Regulam os distúrbios digestivos, como a diarréia e a prisão de ventre.
– Sua capacidade para nutrir a pele e absorver as impurezas a tornam ideal para evitar a acne, aplicando sobre esta a polpa ralada ou seu suco.
– Têm grandes propriedades antioxidantes que protegem o corpo contra o ataque de radicais livres e envelhecimento prematuro.

Propriedades da Cenoura

beneficios da cenoura

Ajudam a prevenir o envelhecimento e nos mantêm mais saudáveis e fortes. As cenouras são raízes comestíveis que se consomem na alimentação. Estas são ricas em carotenos, uns compostos que o fígado transforma em vitamina A. Entre estes se destaca o betacaroteno.

Este componente aparece em frutas e verduras de cor alaranjada e verde forte, como as couves, as batatas, as abóboras, os amendoins e os espinafres ou em frutos secos, como a manga, toranja ou o melão.

Os betacarotenos são componentes com potentes propriedades antioxidantes que previnem o aparecimento de certos tipos de câncer. Atuam especialmente contra o câncer de pulmão e o de boca ou impedem o desenvolvimento de células cancerosas, fazendo com que estes processos não passem de um estado primitivo.

Além disso, foi comprovado o poder antioxidante deste componente: Sua ingestão nos protege contra a ação destrutiva dos radicais livres, uns agentes produzidos por causas externas, como a contaminação ou por causas internas do próprio organismo, que atacam nossas células produzindo doenças degenerativas, como, por exemplo, o envelhecimento prematuro ou a má circulação.

Para aproveitarmos de sua riqueza em vitaminas e minerais é conveniente comê-las cruas em saladas, misturadas com outras frutas ou verduras, ainda se comprovou que uma leve cozida incrementa seu teor em betacaroteno.

Com estômagos mais delicados, se pode tomar em forma de sucos, inclusive misturada com outras frutas, ralada ou cozida junto a outras verduras ou em purês com um pouco de azeite de oliva (aumenta seus benefícios para a pele por conter altas doses de vitamina E).

Precisamos ter em conta que os betacarotenos se oxidam em contato com a luz, por isso devemos consumir este alimento o mais fresco possível. Em caso de descascá-los ou ralá-los, devem ser consumidos imediatamente.

A cenoura crua ou ralada e com um pouquinho de limão, é muito adequada como entrada nas refeições para abrir o apetite, porque pode ser utilizada em transtornos alimentares, como a anorexia.

Virtudes dos betacarotenos

beneficios da cenoura

Entre todas as propriedades medicinais dos betacarotenos poderíamos mencionar as seguintes: anticancerígenos, antimutagênicos, antitumorais, imunoestimulantes, anticoronários, antiulcéricos, antifotofóbicos, antidegenerativos.

Os carotenos possuem virtudes como as de proteger nossas artérias da arteriosclerose ou mantermos jovens durante mais tempo. Sua presença no corpo garante a boa saúde da visão, impedindo a formação das cataratas ou a hipersensibilidade à luz do sol; o bom estado da pele, dos dentes e das gengivas.

Sua carência pode se manifestar por falta de visão, cegueira noturna, sequidão na pele, acne juvenil ou uma maior facilidade para as infecções. Protegem nosso estômago, impedindo a formação de úlceras e nos ajudam a manter mais jovens durante mais tempo.

Alerta: A melhor fonte de betacarotenos são os alimentos

Porém, apesar de todas as bondades dos betacarotenos, estudos realizados em fumantes que tomavam suplementos de betacarotenos demonstraram como a incidência de câncer de pulmão era maior neles do que em fumantes que não tomavam este suplemento.

Tudo o que induziu aos médicos a desaconselhar sua suplementação. Não resulta prudente tomar este suplemento isolado ou em combinação com outros suplementos multivitamínicos até que se realizem estudos mais concluintes sobre o tema.

A maior solução consiste numa boa dieta rica em betacarotenos porque, os betacarotenos obtidos dos alimentos produzem seus efeitos benéficos.

Se for certo que o consumo de alimentos que contenham betacarotenos pode chegar a ter a pele de cor amarela (pigmentação amarelada da pele, especialmente na palma da mão), este efeito secundário diminui na medida em que deixamos de comer estes alimentos em grandes quantidades.

As cenouras ajudam a manter a saúde intestinal

O consumo habitual deste vegetal pode ajudar a impedir ou diminuir a toxidade das intoxicações alimentares causadas por listeriose. Similarmente, se utiliza o suco de cenoura para eliminar as lombrigas intestinais. Consumir habitualmente este suco ajuda a manter o intestino livre destes parasitas.

As cenouras são laxantes naturais, porque são úteis para evitar ou solucionar a prisão de ventre. Foi comprovado como sua ingestão favorece uma boa regulação intestinal, prevenindo o aparecimento do câncer de cólon que pode desencadear episódios de diverticulite.

Ao mesmo tempo, por sua riqueza em pectinas, constitui um bom remédio para combater a diarreia, resultando muito interessante nos casos de diarreia infantil. Além disso, contêm muita vitamina C e ferro porque resultam muito adequadas para a dieta das crianças.

Cenouras para os bebês

São muito aconselháveis papinhas com cenouras, bem trituradas e passadas pelo coador. São muito digeríveis e ajudam no bom funcionamento do aparelho digestivo do bebê, assim como a favorecer a formação dos glóbulos vermelhos, prevenindo a anemia.

As cenouras diminuem o colesterol e previnem a arteriosclerose

Comer cenouras nos ajudará a diminuir o colesterol e a prevenir a arteriosclerose. É um elemento alcalinizante da dieta, que ajuda a depurar o sangue. Também constituem num bom recurso para combater os vermes intestinais. Pode-se comer meio copo de cenoura ralada no café da manhã e deixar uma hora e meia o estômago vazio para que esta se digira bem. Realizar este tratamento durante 4 ou 5 dias pode eliminar os parasitas.

Cenouras para controlar o açúcar no sangue

A cenoura crua tem um índice glicêmico baixo, ou seja, que contém carboidratos complexos que necessitam ser digeridos para se converter em açúcares.

Os carboidratos da cenoura crua se absorvem lentamente e não produzem hiperglicemia, porque acabam sendo muito valiosas na dieta para a diabetes.

As cenouras ajudam a manter a saúde da pele

Exteriormente, pode se utilizar para curar os problemas da pele, como eczemas, feridas ou queimaduras, inclusive as produzidas pelo sol. É muito útil para diminuir a ação destrutiva dos raios ultravioletas, motivo pelo qual forma parte na composição de muitos filtros solares. Uma máscara de polpa de cenoura durante meia hora favorece a suavidade da pele, eliminando as rugas ou evitando que apareçam.

Na cosmética, as cenouras pode se utilizar para confeccionar máscaras ou cremes limpadores para o cuidado da pele. Sua capacidade para nutrir a pele e absorver as impurezas acumuladas sobre a pele, a faz muito adequada para a confecção de máscaras para a acne.

As propriedades da cenoura para a pele não somente se limita à beleza exterior, mas seu cuidado também inclui a pele “interior”, ou seja, das paredes do estômago e intestino. Por este motivo, o líquido das cenouras é muito recomendável quando existe irritação do esôfago, vômitos, gastrite ou úlceras digestivas. Todas estas propriedades se encontram nos alimentos de cor laranja.

Cenoura nutrientes

beneficios da cenoura

A cenoura é o segundo vegetal mais popular, depois da batata. Esta verdura é encontrada em todas as formas e cores, pois se conhecem mais de 100 espécies de cenouras. Porque esta verdura tão atrativa contém muitos nutrientes e tem muitos benefícios para a saúde. Quer conhecê-los?

Melhora a visão

A cenoura é muito rica em caroteno, composto químico que o fígado transforma em vitamina A. E este nutriente é fundamental para a produção de rodopsina, que é um pigmento indispensável para a visão noturna. Além disso, o consumo de caroteno previne a degeneração macular e as cataratas.

Previne o câncer

As cenouras têm também falcarinol. É um pesticida natural que produz a própria cenoura para proteger-se de doenças micóticas. E estudos demonstraram que os ratos que consumiam cenouras com regularidade tenham um terço menor de possibilidades de ter câncer. O falcarinol é particularmente efetivo para reduzir os riscos de sofrer de câncer de pulmões, de mama e de cólon.

Retarda o envelhecimento

O caroteno da cenoura atua como um poderoso antioxidante, que diminui o prejuízo que o metabolismo causa a nossas células. Por isso, retarda o envelhecimento. Assim, este componente protege a pele do sol. Isto quer dizer que evita a pele seca e previne o surgimento de rugas prematuras, manchas e acne.

Limpa o organismo

A vitamina A é uma grande aliada do fígado para expulsar as toxinas do corpo e do cólon. Por outra parte, as fibras da cenoura promovem o movimento intestinal e a consequente eliminação de desperdícios celulares. Também, a cenoura ajuda a liberar a boca das bactérias. Neste sentido, previne os danos dentais e remove a acumulação de alimentos ou placa dental – tudo graças à sua forma crocante.

Estes são os principais nutrientes e benefícios das cenouras. Que possamos imitar os sábios conselhos e integrarmos este vegetal em nossa dieta. Ao final de contas estaremos ganhando tanto em saúde, como em sabor.

Receitas com cenoura

Bolo de cenoura simples

beneficios da cenoura

Ingredientes

– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 1 colher de sopa de sucralose
– 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
– 6 colheres de sopa de leite em pó desnatado
– 1/2 xícara de leite desnatado
– 2 colheres de maisena
– 8 colheres de sopa de farelo de aveia
– 2 cenouras médias raladas
– 3 ovos

Modo de preparo – cobertura

Derreta 2 barras chocolate (70% de cacau) em banho maria

Modo de preparo – massa

Bata os ovos e depois adicione a cenoura. Depois disso vá acrescentando os outros ingredientes de acordo com a ordem da lista. No final acrescente o fermente e mexa com ajuda de uma colher.

Coloque a massa em uma forma untada com óleo de coco. Leve ao forno pré aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos. Depois de tirar o bolo de assadeira, coloque a cobertura de cacau por cima e pronto.

Suflê de cenoura

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Ingredientes

– 1 colher de sobremesa de fermento em pó
– 1 colher de sopa de cebola picada
– Sal a gosto
– 2 colheres de sopa de cenoura cozida e amassada
– Salsinha a gosto
– 2 ovos inteiros

Modo de preparo

Pré aqueça o forno a 180°C. Bata os ovos com ajuda de um garfo. Acrescente todos os ingredientes restantes. Unte um refratário com azeite, despeje a massa. Coloque para assar durante 20 minutos.

Suco de cenoura

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Ingredientes

– Adoçante a gosto
– 1 limão pequeno
– 1 cenoura média, lavada e descascada
– 1/2 litro de água gelada e filtrada

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Dica: tomar nos intervalos das refeições.


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