Benefícios da carambola

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

beneficios da carambola

Embora não seja muito bem conhecida nem exigida pelos dominicanos, a carambola tem nutrientes importantes que beneficiam o corpo e o suprem de proteínas e vitaminas essenciais para a saúde humana. Esta fruta, segundo os agricultores, se caracteriza por ser exótica e altamente valorizada no mercado internacional, além de ser uma das duas variedades que produzem as plantas que pertencem à família das Oxalidáceas.

A carambola é popularmente conhecida como fruta estrela ou Star Fruit pela forma que adquire quando é cortada. Esta fruta é nativa e própria da Indonésia e Malásia. Seu cultivo se espalhou para outros países tropicais da Ásia e América. Os principais países produtores, atualmente, são Tailândia, Brasil, Colômbia e Bolívia.

Dependendo de sua origem, esta fruta tem nomes diferentes: na Costa Rica, normalmente chamada de Tiriguro, no Brasil carambola, na Venezuela, é a doce Tamarindo chinesa, e na República Dominicana é conhecida como Carambola também.

Embora em alguns casos, se você comê-la verde pode maltratar os lábios, quando a carambola amadurece seu sabor é muito doce e refrescante. Ela tem propriedades nutricionais, uma vez que sua contribuição de vitamina A e vitamina C ajuda a reduzir o risco de doença cardiovascular, seu uso é altamente recomendado para crianças, jovens, adultos, atletas, mulheres grávidas ou mães que estejam amamentando e os idosos.

Além disso, seu baixo teor em carboidratos, sua riqueza em potássio e baixa ingestão de sódio, se recomendam para pessoas que sofrem de diabetes, pressão arterial elevada ou infecções nos vasos sanguíneos e do coração. As pessoas que sofrem de insuficiência renal e que necessitam de dietas especiais controladas deste mineral devem tomar cuidado.

Por sua abundância de oxalato de cálcio, o seu consumo não é conveniente em casos de cálculos renais (pedras de oxalato de cálcio) e não é recomendado para pessoas com doença renal que necessitam de uma dieta de controle de potássio, diarreia e transtornos gastrointestinais (estômago sensível, gastrite).

Notavelmente, o principal componente da Carambola é a água, além de que contém pequenas quantidades de carboidratos simples e ainda menores em proteínas e gorduras, por isso seu valor calórico é muito baixo. O seu teor de fibra dá propriedades laxantes.

De acordo com informações fornecidas pelos agrônomos Victor Lendof e Francisco José Diaz Leger, quem se desempenha como técnicos do departamento de frutas da Secretaria de Estado de Agricultura, no país não existem plantações comerciais desta fruta, mas algumas pessoas possuem pomares dedicados ao cultivo da planta que produz a carambola.
Eles acrescentaram que, neste momento, não existe uma cultura de consumo desta rica fruta, mas acrescentaram que ao longo do tempo é introduzido ao país variedades desta, entre as quais citaram o doce e o ácido, o último é, de acordo com estes especialistas, a variedade mais cultivada na República Dominicana.

Além disso, Leger Lendof e Diaz indicaram que as partes do país onde se cultiva a carambola em maior quantidade são Miches, Monte Plata, São Francisco de Macoris, Bani, entre outras, embora predomine a região norte como o maior produtor desta fruta.

O Instituto de Investigações Agropecuárias e Florestais (IDIAF) tem uma estação experimental em Bani, onde se encontram as plantações de carambola. E, embora não seja uma fruta comercializada, qualquer um que tem a sorte de possuir uma árvore desta fruta pode aproveitar e fazer doces deliciosos, geleias e sucos.

Propriedades da carambola

beneficios da carambola

Chamada carambola, embora seja mais popularmente conhecida como carambola ou fruta estrela, precisamente por causa de sua aparência, que lembra uma estrela.

No entanto, dependendo de onde estamos e, especialmente, dependendo de sua fonte original, pode ser conhecida por diferentes nomes: cinco dedos (República Dominicana), tamarindo chinês ou doce (Venezuela), tiriguro (Costa Rica) e pé de carambola (Brasil).

Há um tempo certo de maturação, por isso é fácil de encontrar nos mercados e quitandas durante a prática redonda.
Quanto à sua forma, como mencionado no início, apresenta uma aparência oval e alongada, com cinco alas que se assemelham a uma estrela com cinco pontas. É uma fruta deliciosa, crocante, suculenta e com sabor agridoce.

Benefícios da carambola

beneficios da carambola

Mesmo se tratando de uma fruta doce e refrescante, não só nos encontramos ante uma fruta perfeita para muitas sobremesas e receitas diferentes. Também é interessante para refrescar nosso corpo quando sentimos muito calor (no verão, sobretudo).

Por seu teor em nutrientes antioxidantes é recomendado para mulheres grávidas e crianças, atletas, jovens e adultos em geral, que sigam uma dieta saudável e equilibrada.

Por um lado, graças ao seu teor em vitamina A e C, é uma fruta que ajuda a prevenir o risco de câncer. Assim como doenças cardiovasculares e degenerativas.

Ela ajuda a prevenir ou reduzir a constipação, devido ao seu teor de fibra solúvel. Por outro lado, tem baixo teor de gorduras, carboidratos e calorias, de modo que seu consumo seja também interessante quando se segue uma dieta de emagrecimento.

Claro, uma vez que contenha uma grande quantidade de potássio e de oxalato de cálcio, o seu uso não é recomendado em pessoas com insuficiência renal ou pedras nos rins.

Carambola faz mal?

beneficios da carambola

Em grandes quantidades, a ‘caramboxina’ podem levar os pacientes à morte. Os cientistas dizem que a fruta pode causar problemas neurológicos.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP) encontraram uma substância existente na carambola que pode causar intoxicação e danos à saúde, principalmente em pessoas com problemas renais. De acordo com o estudo, a caramboxina pode causar crises de soluços, epilepsia, convulsões e conduzir à morte. O nefrologista Miguel Moysés havia perdido um paciente na década de 1990 que morreu depois de sofrer vários ataques e permanecer em coma. Foi quando o médico decidiu estudar a relação entre o consumo de carambola e a intoxicação dos pacientes com insuficiência renal. “O paciente não tinha nada, fazendo hemodiálise, ele comeu dois carambolas e começou a se sentir mal. Na mesma semana, em outro caso semelhante, ocorreu com um paciente em coma, que tinha ingerido grandes quantidades de suco de carambola”, diz o médico.

A pesquisa já se estende por mais de dez anos, com a participação de 19 profissionais, entre biólogos, químicos e médicos. A substância tóxica da carambola pode causar doença renal, de acordo com uma pesquisa realizada pela USP de Ribeirão Preto.

No decurso dos estudos, os investigadores foram capazes de isolar e identificar a molécula da fruta que causa a intoxicação. A Caramboxina apontada pelos pesquisadores, a substância existe em baixas concentrações na fruta, mas é tóxica. Em pessoas saudáveis, se elimina facilmente pelo organismo. Mas, em pessoas com problemas renais se concentra no corpo e provocam sintomas como soluços constantes durante várias horas, confusão mental, convulsões e sem tratamento adequado, pode levar à morte.

“A molécula que contam é bastante instável, uma vez que é derivada de um aminoácido natural e o corpo confunde. A alta solubilidade em água deve fazê-la desaparecer pela filtração renal, mas, se o paciente não filtra, esta molécula está em circulação. Então, desmascarada, penetra, atinge o sistema nervoso central e pode causar vários danos”, explica o farmacêutico Norberto Lopes, que participou da pesquisa da molécula. Segundo os investigadores, as pessoas sem problemas renais, se comerem ou tomarem suco carambola em grandes quantidades, podem desenvolver problemas neurológicos e insuficiência renal aguda. “O ideal é comer sem exagero”, diz Dantas.

Os pesquisadores da USP, em Ribeirão Preto (SP) levaram mais de 10 anos para identificar a molécula da carambola que causa intoxicação.

Receitas com Carambola

Doce de carambola

beneficios da carambola

Ingredientes

– Canela a gosto
– Cravo a gosto
– 1/2 litro de água
– 1/2 quilo de adoçante culinário
– 30 carambolas

Modo de preparo

Corte a carambola em formato de estrelinhas, leve-a ao fogo junto com o resto dos ingredientes. Deixe ferver em fogo baixo por cerca de 30 a 40 minutos.

Suco de Carambola

beneficios da carambola

Ingredientes

– Adoçante a gosto
– 300ml de água ou suco natural de laranja
– 2 xícaras de carambola picada sem semente

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador, peneire e acrescente gelo e sirva.

Conclusão

A substância tóxica encontrada na carambola pode levar à morte, diz especialista. A fruta é nativa da Índia e é rica em minerais e vitaminas A, C e complexo B, de acordo com Ramos, em pessoas saudáveis a toxina Carambola é eliminada pelo organismo.

De acordo com especialistas, a carambola pode prejudicar a saúde, especialmente em pessoas com problemas renais. De acordo com o nefrologista Augusto Ramos, uma substância existente nas frutas pode causar intoxicação.
A caramboxina, uma substância encontrada na fruta, pode causar soluços, convulsões epilépticas, convulsões e levar à morte.

“Os artigos científicos compararam problemas relacionados com a fruta e os rins. É ainda mais problemático para a hemodiálise. Esses pacientes podem até morrer”, disse ele.

“Em pessoas com problemas renais o corpo elimina as toxinas. Em doentes com problemas, fica instalado no corpo e causam vários sintomas perigosos”, explica. Para o especialista, o melhor conselho para comer a fruta e não apresentar sintomas é apreciá-la com moderação.

“Aqueles que não têm problemas renais e querem comer ou beber o suco, é recomendável que não exagerem. Em grandes quantidades, se o paciente tem uma predisposição, ele pode desenvolver problemas neurológicos e insuficiência renal aguda”, alerta.

Se você gosta de consumir esta fruta, você pode continuar consumindo, porém sempre com moderação, afinal não é só a carambola que pode causar problemas se consumida em excesso, outros alimentos também. Tudo em excesso faz mal a saúde, basta ficar atento e consumir de maneira moderada!


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com