Beneficios da beterraba

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

beneficios da beterraba

A beterraba é um alimento vegetal muito utilizado na alimentação e de agradável sabor, suas propriedades se devem ao seu alto teor em fibra dietética (73%).

A beterraba ajuda a emagrecer graças ao seu conteúdo desta fibra que possui uma grande capacidade para reter água o que significa que quando a consumimos, em nosso estômago, absorve tal quantidade de água que nos sentimos muito mais satisfeitos sem necessidade de haver comido excessivamente.

A ingestão deste tipo de alimento rico em fibra é o modo mais saudável de frear o apetite compulsivo e perder peso sem descuidar da nossa nutrição. A beterraba é um excelente alimento já que é rica em carboidratos (principal fonte de energia do corpo), fibra, minerais e vitaminas, é ideal acompanhá-la em um segundo prato composto basicamente por proteínas.

A fibra da beterraba ajuda a combater a obesidade prolongando a sensação de saciedade, evitando beliscar entre intervalos de tempo ou sentir fome de forma contínua. Também diminui os níveis do colesterol LDL e melhora o trânsito intestinal.

Benefícios da beterraba

beneficios da beterraba

As raízes da beterraba sempre foram incluídas na minha lista de vegetais mais recomendados, embora eles estejam na categoria de “usar com moderação” por causa de seus altos níveis de carboidratos.

Apesar das beterrabas terem um alto teor de açúcar do que todos os vegetais, a maioria das pessoas podem comer sem quaisquer problemas suas raízes umas duas vezes por semana (e suas folhas em quantidades ilimitadas), apreciando não só seu sabor doce, mas também seus nutrientes poderosos que podem melhorar a saúde, das seguintes formas:

1 Baixar a Pressão Arterial

Tomar suco de beterraba pode ajudar a reduzir a pressão arterial em poucas horas. Um estudo descobriu que beber um copo de suco de beterraba reduz a pressão arterial sistólica por uma média de 5,4 pontos. O possível benefício dos nitratos de origem natural na beterraba, que são convertidos em óxido nítrico no corpo. O óxido nítrico, por sua vez, ajuda a relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo do sangue e diminuindo a pressão arterial.

2 Aumentar a sua resistência

Se você precisa de um impulso para resistir seu próximo treino, o suco de beterraba pode te oferecer este benefício. As pessoas que tomaram suco de beterraba antes dos exercícios foram capazes de se exercitar por até 16% a mais. Acredita-se que o benefício está também relacionado com a conversão de nitratos em óxido nítrico, o que pode reduzir o custo de oxigênio do exercício de baixa intensidade, assim como melhorar a tolerância aos exercícios de alta intensidade.

3 Rica em valiosos nutrientes e fibra

Elas têm alto teor de estimulação imunológica de vitamina C, fibra e minerais essenciais como o potássio (essenciais para o nervo saudável e a função muscular) e magnésio (que é bom para os ossos, fígado, rins e pâncreas). Também contêm ácido fólico, vitamina B, que ajuda a reduzir o risco de problemas de nascença.

4 Ajuda na desintoxicação

O pigmento Betalin das beterrabas ajuda o processo de desintoxicação, segunda fase do seu corpo, que é realizada quando as toxinas divididas se ligam a outras moléculas, de modo que elas possam ser excretadas do corpo. Tradicionalmente, a beterraba foi valorizada por seu apoio à desintoxicação e ajuda a purificar o sangue e o fígado.

Propriedades da Beterraba

beneficios da beterraba

A cada 100g de beterraba é possível desfrutar de:

* 87,5g de água
* 43 calorias
* 0,17g de gordura
* 1,61g de proteínas
* 9,56g de carboidratos
* 2,8g de fibra
* 325mg de potássio
* 78mg de sódio
* 16mg de fósforo
* 16mg de cálcio
* 23mg de magnésio
* 0,80mg de ferro
* 0,35mg de zinco
* 4,9mg de vitamina C
* 0,04mg de vitamina B2
* 0,07mg de vitamina B6
* 35mg de vitamina A
* 0,30mg de vitamina E
* 109mg de Folacina
* 0,33mg de Niacina

Receitas com Beterraba

Sopa de Beterraba

beneficios da beterraba

Ingredientes

* 5 beterrabas médias
* 4 colheres de sopa de azeite de oliva
* 2 tabletes de caldo de galinha
* 5 colheres de sopa de creme de leite light
* Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo

Lave bem as beterrabas, em seguida descasque e as pique em pedaços e coloque em uma panela de pressão com azeite de oliva, caldo de galinha e farelos, pimenta e 1 litro e meio de água e tampe a panela.
Leve ao fogo e deixe cozinhando por 30 min ou até a beterraba ficar macia. Retire do fogo tire a pressão da panela e abra.

Passe a mistura para o liquidificador e bate por 1 min até criar um creme. Coloque o sal e se for preciso bata mais um pouco.

Coloque a sopa nos pratos e acrescente o creme de leite light no centro. Mexa com cuidado com a ponta de uma faca para misturar e servir em seguida.

Lavar as beterrabas, descascá-las, picar em pedaços pequenos e colocar em uma panela de pressão com azeite de oliva, caldo de galinha em farelos, pimenta e 1 litro e meio de água; e tampar a panela.

Suco de Beterraba com maça

beneficios da beterraba

Ingredientes

* 200ml de água
* 1 beterraba pequena com casca
* 1 maçã com casca
* Suco de 1 limão
* 1 colher de sopa de farinha de linhaça
* 1 colher de sopa de gengibre

Modo de Preparo

No liquidificador, coloque a água, a beterraba, a maça, o suco de limão e o gengibre. Terminou de bater, passe a mistura e volte ao liquidificador. Acrescente a farinha de linhaça e um pouco de gelo e bate de novo e em seguida sirva. Este suco de beterraba é delicioso e ajuda a emagrecer.

Bolo de Beterraba

beneficios da beterraba

Ingredientes

* 2 xícaras de chá de açúcar mascavo
* 2 beterrabas cozidas
* 3 ovos grandes
* 200 ml de suco de laranja puro
* 2 colheres de sopa cheias de margarina
* 3 xícaras rasas de farinha de trigo integral
* 1 colher de sopa cheia de fermento em pó

cobertura

Derreter duas barras de chocolate com 70% de cacau em banho maria. (a cobertura é opcional)

Modo de preparo

Bata no liquidificador os ovos, o açúcar e a margarina até ficar uma mistura homogênea.
Em seguida acrescente as beterrabas e o suco de laranja e bata mais um pouco.

Em um recipiente coloque a farinha de trigo e o fermento em pó.

Coloque aos poucos na tigela a massa do liquidificador e misture bem e delicadamente (sem bater) com a farinha.
Feito isso coloque a massa em uma assadeira untada com óleo e farinha. Leve ao forno preaquecido e deixe assando em fogo baixo uns 180° por cerca de 50 min. (isso varia de acordo com o forno).

Bolo pronto, agora você vai pegar o chocolate que você derreteu em banho maria e colocar por cima do seu bolo e pronto, já pode servir.

E você, conhece outros beneficios e receitas com a beterraba? Deixe aqui sua sugestão ou dica!


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com