Benefícios da banana

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beneficios da banana

Apesar de ser uma das frutas mais consumida e cheia de propriedades benéficas, a banana carrega uma má reputação devido a muitos mitos sem sustentação. É uma fruta de grande valor nutricional. Ela fornece valores interessantes de carboidratos, magnésio e potássio, e é, portanto, muito apreciada pelos atletas.

No entanto, no momento de fazer dieta para controlar o peso, é um dos primeiros alimentos que desaparecem da cozinha. A banana carrega uma má fama por ser uma fruta hipercalórica e pesada e engorda. A banana tem uma má fama por ser uma fruta cheia de calorias pesadas.

Benefícios da banana

beneficios da banana

– A banana contém entre 55 e 110 calorias (o mesmo que uma maçã) e 74% do seu peso é água.
– A banana, apesar do que alguns acreditam, não é contra-indicada para pessoas com diabetes.
– Ela é rica em potássio e magnésio: apreciada pelos atletas e adequada em casos de hipertensão.
– Seu teor de fibra a torna num alimento ideal na regulação do colesterol e na prevenção e tratamento da constipação e diarréia.

A banana engorda?

beneficios da banana

A banana contém entre 55 e 110 calorias, dependendo do seu tamanho e peso. Este é o mesmo, ou menos, do que o peso uma maçã. Em comparação com as porções de frutas, a casca da banana de tamanho médio, pesa cerca de 80 gramas, enquanto uma maçã média sem pele ou sementes pesa cerca de 150 gramas. Ambas as peças contêm cerca de 70 calorias. Outro fato que não devemos ignorar é que 74% do peso de uma banana são pura água.

A banana carrega uma lenda dietética muito pesada: diz-se que é “muito calórica” e, portanto, “engorda”. Sobre o primeiro termo, como já foi discutido, os dados são claros e não deixam dúvidas. No segundo (a subjetiva e percepção equivocada), uma pergunta que deveria. É muito provável que seja um derivado de acreditar que a banana é hipercalórica. Mas, também, provavelmente que isto esteja relacionado com o fato de que esta é uma fruta amplamente usada no cozimento e fusão, em geral, com outros ingredientes que contêm gorduras e calorias altíssimas.

Do resto do seu peso, a maior parte está composta por carboidratos, que representam 20% do total. Esta característica faz com que seja uma fruta rica em energia e um dos alimentos que cria dúvida nas pessoas com diabetes, que estão se perguntando se eles podem comê-la ou não. A resposta é clara: banana, como outras frutas, não é contra-indicada para pessoas com diabetes.

Boa para a hipertensão, anticolesterol

Entre as suas principais qualidades, destaca-se a presença de potássio e magnésio, dois minerais muito importantes e muito apreciados pelos atletas. O potássio é um mineral essencial para produzir as proteínas, quebrar e usar os carboidratos e desenvolver músculos, entre diversas funções. Além disso, por ser rica em potássio e possuir baixo teor de sódio, a banana é um alimento adequado em caso de hipertensão.

Além disso, o teor de fibra da banana faz dela um alimento ideal na regulação do nível de colesterol no sangue e na prevenção e tratamento tanto da constipação e diarreia. Na verdade, é uma fruta de fácil digestão desde que seja madura. Quando não é, e ainda está verde, contém quantidades significativas de amido que dificulta sua digestão e pode causar flatulência e dispepsia.

Propriedades da banana

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Rica em carboidratos

A banana é muito rica em carboidrato, o qual constitui uma das melhores maneiras de nutrir nosso corpo com energia vegetal.

Sua riqueza em açúcar é compensada por seu conteúdo quase zero de gorduras e pela presença de fibra, que ajuda a regular a absorção dos açúcares.

Ela é muito indicada na alimentação das crianças que precisam muitas vezes de um alimento que possa saciar sua fome rapidamente. Do mesmo modo para os atletas ou para qualquer pessoa.

Fruta rica em potássio e minerais

Por outro lado, a eliminação de água e sódio do corpo resulta ser essencial para o tratamento de certas doenças, como a hipertensão, gota, doenças reumáticas, etc.

Além disso, o potássio é um mineral que interfere na retenção de líquidos, estado de nervos, coração e dos músculos.

A banana ajuda na recuperação de estados de nervosismo e depressão, previne as câimbras musculares, fortalecendo os músculos, melhorando a circulação e aumentando o ritmo cardíaco.

Por ser rica em zinco pode fortalecer o cabelo, ajudando a prevenir a queda. Seu teor em pectina é maior do que a maça, e a fibra que pode ser muito interessante para o tratamento do colesterol.

Vitaminas e minerais da banana

A banana é uma das frutas que contém mais magnésio, um mineral que atua de relaxante natural dos músculos e do sistema nervoso. É, portanto, muito recomendado para pessoas que sofrem com nervosismos, estresse, insônia, câimbras musculares, etc.

Os componentes benéficos para limpar o organismo são as vitaminas C e A. A banana é uma fruta que contém ambas em boas quantidades.

Sua grande riqueza em vitamina C, combinada com sua riqueza em fósforo, torna-se ideal para o fortalecimento da mente. Comer bananas é ótimo para estudantes, já que ajuda a melhorar o rendimento e aumenta a memória, especialmente em épocas de provas.

Benefícios da banana prata

beneficios da banana

A banana prata é uma fruta benéfica para a saúde, tendo em conta as propriedades e benefícios importantes. Descubra seus principais benefícios:

É uma daquelas deliciosas frutas que, entre outros aspectos principais, geralmente, se destaca porque tem uma série de benefícios e propriedades importantes, tornando-a ideal para qualquer idade.

É um alimento altamente nutritivo, uma vez que é uma das frutas mais calóricas que existem (depois do abacate), já que 100 gramas de banana prata contêm cerca de 90 calorias.

Sim, ainda podemos contar com uma pequena quantidade de calorias, e não é muito rica em açúcares e vários minerais como potássio, magnésio, ferro e betacaroteno e, certamente, contém baixo teor de sódio.

No que diz respeito às vitaminas que contribui, encontramos a vitamina B, o ácido fólico, a vitamina C, vitamina E e fibra, por isso, é uma fruta altamente benéfica.

Precisamente porque é uma das frutas que fornecem um total de três vitaminas antioxidantes (tais como A, E e C) sendo levemente laxante energética e ligeiramente diurética.

A banana prata também é rica em carboidratos, tornando-se uma das melhores maneiras de nutrir nosso corpo com energia vegetal.

Ela é rica em potássio, o que significa que a banana prata ajuda a equilibrar a água do corpo, ajudando por sua vez, a favorecer a eliminação de líquidos, e é ideal em caso de hipertensão e gota.

Benefícios da banana nanica

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Apesar do nome, a banana nanica é rica em carboidratos e apresenta muitas vitaminas e minerais. Ela traz diversos benefícios para quem pratica esportes, pois dá muita energia para praticar atividades físicas. Além disso, é rica em potássio, que ajuda a equilibrar as crises de câimbras. Ela possui:

– 92 calorias de energia
– 23,8 gramas de carboidratos
– 1,4 gramas de proteínas
– 1,9 gramas de fibras
– 264 miligramas de potássio
– 5,9 miligramas de vitamina C

Benefícios da banana maçã

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Se você deseja fazer as pazes com a balança, então é melhor você optar pela banana maçã. Ela possui poucos carboidratos e boa quantidade de fibra solúvel, as quais nos dão saciedade. Ela possui:

– 87 calorias de energia
– 22,3 gramas de carboidratos
– 1,8 gramas de proteínas
– 2,6 gramas de fibras
– 10,5 miligramas de potássio
– 10,5 miligramas de vitamina C

Receitas com banana

Torta de banana

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Ingredientes

– Canela a gosto
– 1 colher de sopa rasa de fermento em pó peneirado
– 1 xícara de chá de leite sem lactose
– 2 colheres de sopa de açúcar light
– 1 colher de chá de margarina light
– 3 ovos
– 3 colheres de sopa de farinha de arroz integral
– 4 bananas prata picadas em rodelas

Modo de Preparo

Bata apenas as claras dos ovos até deixar a mistura bem dura, junte as gemas e bata mais um pouco. Acrescente a farinha de arroz integral, o fermento, o leite e a margarina. Misture bem, adicione o açúcar e misture novamente.

Unte as forminhas (se forem de inox) com a margarina light e a farinha. Coloque a massa em camadas intercalando com as rodelas de banana e canela. Derreta mais 2 colheres de margarina com canela e jogue por cima das tortinhas. No final coloque para assar a 180° durante 35 minutos.

Bolo de banana integral

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Acompanhe esta deliciosa receita de bolo de banana, você vai amar!

Ingredientes

– Canela em pó a gosto
– 1 colher de sopa de fermento
– 1/2 xícara de chá de açúcar demerara
– 1 xícara de chá de açúcar mascavo
– 1 xícara de chá de aveia
– 1 xícara de chá de farinha de trigo integral
– 1/2 xícara de chá de óleo de milho
– 1/2 xícara de chá de leite desnatado
– 3 ovos
– 4 bananas

Modo de Preparo

Bata no liquidificador uma banana, os ovos, o leite e o óleo.

Em outra tigela, coloque a farinha de trigo, a aveia, os açúcares e o fermento peneirados, acrescento a mistura do liquidificador e mexendo sem bater até que a mistura fique homogênea.

Para montar, coloque metade da mistura em uma forma untada e enfarinhada e cobra com as bananas picadas.

Salpique com canela e cubra com o restante da massa, asse em forno pré aquecido por aproximadamente 40 minutos a 200° ou até que você espete o bolo com um garfo e ele saia limpo, assim o bolo de banana estará pronto para servir!

Doce de banana

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Ingredientes

– 1 colher de chá de açúcar mascavo
– 1 colher de café de essência de baunilha
– 2 bananas nanicas maduras

Modo de Preparo

Corte as bananas em rodelas e coloque em uma panela pequena, acrescente a essência de baunilha, o açúcar mascavo e as estrelas de anis. Deixe no fogo alto até a banana desmanchar e virar um creme. E pronto!

Se você quiser pode trocar o açúcar mascavo por adoçante.


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