Benefícios da aveia

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beneficios da aveia

O consumo regular de aveia ajuda a baixar os níveis de colesterol e açúcar no sangue. E graças aos seus fito químicos, nos protege contra o câncer.

Todos nós sabemos que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, porque nos permite sair na rua com todas as energias e a encarar o dia da melhor maneira. Alguma vez você já pensou porque sempre se recomenda acrescentar aveia no café da manhã? No artigo abaixo, você vai saber.

Os benefícios da aveia

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É depurativa: graças à grande quantidade de aminoácidos que possui, estimula a produção de lecitina no fígado, favorecendo a purificação completa das toxinas. Comer aveia é bom para limpar as paredes das artérias, porque a fibra “varre” os depósitos de gordura que se acumulam neles e pode gerar muitos problemas cardíacos, colesterol, entre outros.

Ela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue: esta é uma excelente notícia para aqueles que têm diabetes. Sem dúvida, é fundamental adicioná-la em sua dieta para melhorar a digestão do amido e manter o nível de açúcar no sangue estável, especialmente depois de comer.

Melhora a digestão: se você tem problemas quando almoça ou janta, a aveia ajuda a reduzir os ácidos biliares, por sua vez, facilitando o trânsito intestinal e prevenindo a constipação. Por ser rico em carboidratos de absorção lenta, mantém a saciedade por muito mais tempo, sendo uma boa alternativa para aqueles que estão de dieta, porque tira a vontade de comer o tempo todo.

É boa para o coração: o motivo é a grande quantidade de ômega 3 e linoleico, conhecidos como “gorduras boas” que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL), favorecendo as atividades no coração e no cérebro.

Ajuda a perder peso: para isso, deve ser consumido com o estômago vazio ou com o café da manhã, juntamente com leite desnatado ou leite de soja, suco de laranja ou nozes.

É uma das melhores fontes de energia que existem, por isso é recomendado consumir no início da manhã, ou antes, do meio dia, especialmente para aqueles que trabalham longas horas fora de casa ou tem que estudar para uma prova.
É uma grande aliada nos tratamentos de beleza: as propriedades da aveia não são aproveitadas somente quando é ingerida. Ela também pode ser usada externamente numa rotina estética. Por exemplo, misturada com creme hidratante torna-se um esfoliante realmente maravilhoso para o rosto e é muito mais barato do que qualquer outro tratamento de beleza.

Propriedades da aveia

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As propriedades da aveia a tornam num alimento nutricional muito saudável disponível durante todo o ano e fornece energia e força para quem a consome. A aveia vem da família das gramíneas e seu nome vem da derivação “Aveo”, que significa desejo. Ela é valorizada graças às suas propriedades nutricionais.

A aveia é um cereal muito resistente e que se cultiva em solos onde outros grãos não podem crescer, e que é submetido a um processo de limpeza e escolha, em seguida, é vendida em flocos ou em forma de farinha. Para isso, se deve remover as partes duras e as cascas chamadas de “farinha de aveia”, que também é um subproduto de alto valor nutritivo que concentra uma boa fonte de fibras e nutrientes, como o manganês, selênio, fósforo, magnésio e zinco.

Tradicionalmente, a aveia é utilizada para o consumo animal, mas sua rica fonte de proteínas faz com que o ser humano também a consome e se beneficie dela. Também é rica em carboidratos de absorção lenta, permitindo satisfazer a fome de modo com que a aveia seja um bom aliado para aqueles que querem perder peso ou procuram uma ajuda para emagrecer. Outra boa propriedade para perda de peso é o consumo da farinha de trigo, que reforça as propriedades laxantes de alguns alimentos e ajuda a satisfazer a fome e eliminar de forma ideal as fezes.

Reduz os níveis de colesterol

Conhece-se um componente da aveia chamado Beta-glucano (fibra), que age beneficamente nas pessoas afetadas pelo colesterol. O estudo realizado em 1963 indicou que as pessoas com níveis elevados de colesterol acima de 220mg, bastava apenas 3 gramas de fibra solúvel (cerca de uma tigela) para reduzir os seus níveis em mais de 20% que é uma grande vantagem e uma queda considerável de desenvolver doenças cardíacas.

Um nível alto de colesterol pode fazer com que se acumulem placas de gordura se acumulam nas paredes dos vasos sanguíneos e ocasionam bloqueios ou rupturas desses causando ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais por obstrução, coágulos de sangue, etc.

Sabe-se que a fibra reduz o risco de sofrer de doenças cardíacas e muitos estudos afirmam que quanto mais fibra, até 21 gramas por dia, não só de aveia, mas de outros cereais, o risco de doença cardíaca diminui para 10%, sendo ainda mais elevada a percentagem de casos de fibra solúveis como a que tem a aveia.

Propriedade antioxidante

Trata-se das Avenanthramides, que, como antioxidantes que são ajudam a prevenir os radicais livres procedentes do colesterol ruim, porque é outro fator importante no desempenho de reduzir as doenças cardiovasculares.

Alguns estudos com animais de laboratório nos quais se demonstra que a Avenanthramides pode ser absorvida pelo organismo e proteger contra a oxidação causada pelos radicais livres de colesterol LDL, da mesma forma que impedem o surgimento e desenvolvimento de aterosclerose. Estes estudos foram realizados com a presença de vitamina C, por isso recomenda-se que a farinha de aveia seja acompanhada de um suco de frutas cítricas, como o suco de laranja.

Além da fibra, a aveia também é uma boa fonte de selênio que participa ativamente como um antioxidante associado à vitamina E e ajuda a prevenir doenças cardíacas, sintomas de asma, reparação do DNA e até mesmo para reduzir o risco de câncer de cólon ou o câncer de mama em mulheres que ainda não passaram pela menopausa. Mais de 30 gramas de fibra (incluindo as frutas) por dia reduz em 50% o risco de contrair câncer de mama.

Diminui a pressão arterial

Tanto o consumo de cereais integrais como o de fibra, está sendo estudado com os melhores resultados para reduzir o risco de pressão arterial elevada ou reduzir o risco de ter um ataque de coração.

Depois de estudar mais de 20.000 pessoas por 20 anos, descobriu-se que aqueles que consumiam cereais integrais durante todas as manhãs tinham 29% menos de ter insuficiência cardíaca.

Benéfica para as mulheres na menopausa

Outro estudo com 200 mulheres que passaram pela menopausa e que tinham doenças cardiovasculares, recomendava-se uma porção de grãos integrais, como aveia, pelo menos 6 vezes por semana para reduzir os seus níveis de pressão arterial, diminuir o colesterol e reduzir o risco de doença cardíaca.

No caso das outras fibras, como as frutas, legumes ou grãos não integrais, não se encontravam benefícios nem uma diminuição destas doenças.

Melhora o sistema imunológico

A aveia tem a propriedade de aumentar a resposta imunológica contra as infecções bacterianas. O Beta-glucano ajuda as células imunológicas a localizar o foco de infecção e a eliminar as bactérias. Os invasores patogênicos são atacados por nossas defesas imunológicas, e basta apenas uma tigela de mingau de aveia por dia para obter esse tipo de proteção de forma mais eficiente e rápida.

Regula o nível de açúcar no sangue

O consumo regular de grãos integrais como aveia reduz o risco de diabetes tipo 2. Continuando com o princípio ativo da fibra da aveia “Beta-glucano” é conhecido por ser benéfico para combater doenças como a diabetes, já que a aveia ou a farinha de aveia tem um índice glicêmico muito mais baixo do que o arroz branco ou o pão. A aveia faz com que seja mais fácil de manter os níveis de açúcar no sangue estáveis porque tem uma lenta absorção de carboidratos, é uma rica fonte de magnésio, um mineral que ajuda e participa na secreção da insulina. Estas vantagens também são observadas no consumo diário de alimentos lácteos com baixo teor de gordura, por isso a conclusão é que se recomenda um café da manhã com farinha de aveia e leite desnatado, adoçado com Stévia, nunca com açúcar.

Prevenção do câncer em mulheres na menopausa

Além dos benefícios dos antioxidantes em mulheres que ainda não atingiram a fase da menopausa, os grãos integrais, como a aveia, reduzem significativamente o risco de te em câncer de mama em comparação com as pessoas que consomem menos fibra.

Uma xícara de farinha de aveia fornece 15% da quantidade recomendada de fibra, por isso você tem que acompanhar o resto da fibra por dia, quer de outras frutas, como maçãs, figos, peras, outros cereais (sempre integrais) , etc.

Uma alternativa para alguns celíacos

A aveia é um cereal que é normalmente muito bem tolerada pelos celíacos ou por pessoas intolerantes ao glúten de trigo. Embora, seja verdade que os pacientes com doença celíaca, muitas vezes, evitam por completo cereais que tenham a proteína do glúten, tal como o trigo, centeio, cevada e também a aveia, esta último tem uma pequena quantidade que geralmente é sempre tolerada, a mucosa do intestino delgado fica intacta e o sistema imunológico responde normalmente. Mas nem todos os celíacos respondem da mesma forma, a aveia ainda afeta pelo menos 5% deles.

Além disso, existe o perigo de que a aveia se contamine com o trigo, já que os cultivos normalmente estão próximos uns dos outros, de modo que, em seguida, a aveia também seria benéfica para uma pessoa celíaca.

Propriedades diuréticas

É possível eliminar o ácido úrico e aumentar a quantidade de urina devido ao mineral de silício presente na aveia. Assim, doenças tais como gota ou doenças reumáticas relacionadas com a retenção de líquidos são evitadas.

Outras propriedades da aveia

– É ótima contra a anemia, devido à sua grande quantidade de ferro.
– É excelente para combater a prisão de ventre.
– Previne a calvície.
– O zinco da aveia ajuda a proteger as doenças e vírus como a gripe.
– Favorece uma correta cicatrização das feridas.
– O cálcio da aveia previne a osteoporose.
– O iodo previne o bócio e regula a tiroide.
– Faz produzir mais leite às mães no período de amamentação.

Nutrientes da aveia

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Que nutrientes têm aveia? A farinha de aveia é um dos cereais mais benéficos para o organismo.

Proteínas da aveia

Os flocos de aveia contêm 6 dos 8 aminoácidos essenciais que podemos encontrar na natureza. Isto faz com que seu valor biológico seja muito importante.

Carboidratos da aveia

Os carboidratos da aveia são de absorção lenta e de fácil assimilação, porque nos fornece energia durante horas e horas e nos mantém longe da sensação de fome.

Fibra da aveia

É responsável por melhorar e regular a atividade intestinal, prevenindo a prisão de ventre e reduzindo o colesterol.

Minerais da aveia

Contém cálcio (vital para os ossos e a menopausa), ferro (previne a anemia), magnésio (combate o cansaço) e fósforo (ajuda a memória).

Gorduras da aveia

A aveia possui 70% de gorduras insaturadas (as mais saudáveis), entre as quais se destaca o ácido linoleico (40%).

Vitaminas da aveia

Destaca-se a vitamina E, indispensável para o funcionamento da circulação e para ajudar o corpo a produzir anticorpos, e as vitaminas B1 e B2, vitais para manter em bom estado os sistemas nervoso e muscular.

Beta-glucanos da aveia

Trata-se de uma espécie de substâncias “vassoura” que evitam que todos os compostos tóxicos e nocivos que ingerimos chegam a ser assimilados pelo organismo.

Aveia engorda?

beneficios da aveia

Muitas pessoas erroneamente acreditam que a aveia engorda. Esta informação é falsa! A aveia emagrece enquanto ela é deliciosa. É incrível o seu efeito sobre o metabolismo e muito eficaz para perda de peso. A aveia tem algumas características únicas que a transforma num alimento essencial para o café da manhã. Você quer saber por que a aveia ajuda a perder peso? Siga a leitura.

A aveia contém uma grande quantidade de fibra solúvel

Como você sabe, existem 2 tipos de fibras: fibras solúveis e insolúveis. A fibra insolúvel é digerida muito mais rápida, e pode causar um forte movimento dos intestinos, te satisfaz menos que a fibra solúvel.

A fibra solúvel atua criando um gel no estômago, revestindo suas paredes. Isto não só causa um efeito de saciedade, mas também purifica o trato digestivo, ajudando a eliminar as toxinas e gorduras. A digestão é mais lenta, porque se queimam mais gorduras durante a digestão.

É melhor manter um bom equilíbrio de ambas as fibras (solúveis e insolúveis) em sua dieta. A aveia é um dos alimentos ricos em fibras solúveis.

A aveia tem um importante efeito saciante

Você já reparou que você fica satisfeita depois de comer um mingau de aveia? Tanto faz se são flocos de aveia, seu estômago fica cheio, pelo menos por 3 horas. Este fator saciante é uma das razões que faz com que a farinha de aveia seja um grande alimento para acelerar o metabolismo e evitar comer alimentos pouco saudáveis no meio da manhã.

Se você quer perder peso, você só deve considerar que é melhor consumir aveia natural, contra o uso da aveia instantânea ou a aveia em flocos com açúcar.

Aveia tem uma elevada proporção de proteínas

A proteína é essencial para manter o nível de açúcar no sangue estável e evitar picos de insulina, que muitas vezes resultam no acúmulo de gordura em nosso corpo. A aveia é uma grande fonte de proteína, e mais ainda se você combiná-la com outros alimentos ricos em proteínas como a chia, a linhaça, o leite desnatado ou iogurte.

Metade de um copo de farinha de aveia tem 7 gramas de proteínas (comparada à quinoa, por exemplo, que só tem 5 gramas de proteínas).

Aveia tem pouquíssimas calorias

É um dos melhores cereais de baixo teor calórico. O farelo de aveia é um carboidrato exclusivo neste aspecto. Meia xícara de farinha de aveia tem apenas 150 calorias (170 calorias contra a quinoa ou 180 calorias em meia xícara de arroz integral).

A aveia é diurética

Você sabia que a farinha de aveia ajuda a remover líquido? Pois é, a aveia é rica em vitamina B e potássio, o que a torna um diurético natural. As vitaminas B são solúveis em água, para que o seu corpo use o que ele precisa e elimina o que sobrou através dos rins.

A aveia contém grandes quantidades de vitamina B2, B3, B5, B6, B7, e até mesmo algumas quantidades de vitamina B12. As vitaminas do complexo B também ajudam o metabolismo a queimar gordura mais rapidamente.

O potássio é um mineral essencial que regula os níveis de água no organismo. Compete com o sódio para garantir que seu corpo esteja bem hidratado durante todo o dia. Enquanto sódio pode causar inchaço, o potássio faz o contrário, reduzindo os níveis de água no organismo.

O consumo de aveia é particularmente adequado para eliminar o inchaço da síndrome pré-menstrual.

A aveia é um dos cereais que têm menos carboidratos

A aveia por aveia contém 28 gramas de carboidratos em cada meia xícara de farinha de aveia, se comparado com 35 gramas de quinoa, ou cerca de 50 gramas que tem a maioria das variedades de arroz, é uma proporção muito baixa.

Além disso, seus carboidratos procedem à fibra, não de açúcar, o que não é acumulado tão facilmente como os depósitos de gordura. E é melhor para estabilizar a glicose no sangue. Favorecendo assim, a perda de peso.

Receitas com aveia

Bolo de aveia

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Ingredientes

– 3 ovos
– 1 colher de fermento em pó
– 1 colher de margarina light
– 1 copo de leite desnatado
– 2 xícaras de açúcar mascavo
– 2 xícaras de farinha de trigo integral
– 1 xícara de aveia em flocos

Modo de preparo

Bata as claras em neve e reserve. Misture o resto dos ingredientes. Acrescente o fermento em pó e as claras em neve, misture com uma colher bem devagar. Despeje na forma untada e polvilhe com aveia. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 50 minutos.

Mingau de aveia

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Ingredientes

– Adoçante Stevia a gosto
– Canela em pó a gosto
– Frutas à sua escolha
– 100 ml de leite desnatado
– 2 colheres de aveia em flocos

Modo de preparo

Adicione numa panela o leite desnatado e 2 colheres de aveia em flocos. Se for preciso, adoce com o stevia. Mexa até chegar à consistência certa. Se preferir o mingau mais líquido, acrescente mais leite. Transfira para um prato e acrescente as frutas e a canela.


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