Benefícios da amora

Author Google Plus - Dicas dieta

beneficios da amora

As amoras que mancham nossos campos de um roxo colorido oferecem muitas vantagens para o nosso corpo. Elas podem ser consideradas num delicioso prazer de temporada, sendo uma fruta muito nutritiva e refrescante. A amora é uma fruta muito popular precisamente por sua quantidade de benefícios que traz para a nossa saúde. Em resumo, temos um alimento muito curativo por causa da grande quantidade de vitaminas e minerais que ela proporciona.

Valor nutricional das amoras

As amoras são uma das frutas que fornecem mais antioxidantes.

Podemos indicar que todas as amoras, independentemente de seu gênero (Rubus ou Morus) a que pertencem, têm os nutrientes que passaremos a relatar, embora que as concentrações dos mesmos podem variar.

Consideram-se as amoras como frutas nutritivas e refrescantes, contêm cerca de 85% de água e 10% de excelentes açúcares (glicose e levulose).

Ela tem uma baixa ingestão de calorias (35,1-37 kcal por 100 gramas de porção comestível) dado o seu baixo consumo de carboidratos.

Contêm 0,90 gramas de proteína por 100 gramas de porção comestível, 1 grama por 100 gramas de porção comestível de lipídios e nada de colesterol.

Elas são boas fontes de fibra, nos fornecem 9 gramas por 100 gramas de porção comestível.
Nomeadamente, elas são ricas em vitaminas e antioxidantes.

As amoras são uma das frutas mais contribuem com antioxidantes para o nosso corpo, sendo rica em pigmentos naturais, tais como antocianinas (que são os flavonoides e carotenoides), e também pterostilbene, que é um composto pertencente ao grupo dos chamados fitoalexinas, que são produzidas por plantas em resposta aos ataques de fungos e a raios ultravioleta.

Entre as vitaminas, cabe destacar a vitamina C (24 mg por 100 gramas de porção comestível), sendo esse valor superior a que possuem alguns cítricos. Também são boas fontes de vitamina E (13,3 mg por 100 gramas de porção comestível), um pouco de vitamina A e do grupo B (niacina, tiamina e riboflavina).

Em termos de composição mineral, esta fruta nos fornece potássio (210 mg por 100 gramas de porção comestível), ferro, cálcio (estes dois últimos de pior aproveitamento que aqueles procedentes de alimentos de origem animal), magnésio, manganês (1,29 mg por 100 gramas de porção comestível) e zinco (0,27 mg por 100 gramas de porção comestível).

Quando não estão maduras, são ricas em taninos, que é o responsável pela sensação de aspereza e adstringência na boca. No processo de maturação, a quantidade de taninos diminui para atingir o seu ponto de doçura que é refletida por uma cor preta brilhante na fruta.

Além disso, este alimento possui ácidos naturais (clorogênico, ferúlico, ursólico e málico) com propriedades anticancerígenas.

Propriedades das amoras

beneficios da amora

As amoras são recomendadas em dietas de emagrecimento, devido seu baixo teor em calorias e alta em quantidade de fibras vegetais.

Por sua riqueza em ácidos naturais, estimula a vesícula biliar promovendo assim uma melhor digestão dos alimentos.
Por ser refrescante e revigorante, seu suco ou xarope que podemos preparar, é recomendado para casos de febre e fraqueza.

Quando está madura apresenta propriedades laxantes e de limpeza que ajudam a melhorar o trânsito intestinal e eliminar as toxinas do nosso corpo, efeito devido ao seu alto teor de fibras. Este é um composto que afeta positivamente no colesterol e diabetes através do bloqueio da absorção de gorduras e açúcares.

Por suas propriedades adstringentes quando estão verdes elas são altamente recomendadas em situações de diarreia, gastroenterite e colite, o qual não é interessante consumi-las maduras (quando a concentração de taninos é superior). Para as crianças com diarreia devem ser dado o suco de amoras colheres de chá.

As amoras são uma das frutas que dão mais antioxidantes para o nosso corpo, elas ajudam a proteger nosso corpo dos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce das células). Isso as torna em bons aliados para nos manter jovens por mais tempo.

Também destaca a sua contribuição em vitamina C e E, ajudando a fortalecer nosso sistema imunológico e à regeneração de células do nosso corpo. Em resumo, ela nos previne de ataques que o nosso corpo pode sofrer durante o outono.

Mas, sem dúvida, entre as muitas funções que apresentam a que mais se destaca é ser aliadas do coração, já que as amoras por causa de seu alto poder antioxidante consegue que nosso corpo aumente o bom colesterol (HDL), reduzindo as chances de sofrer com doenças cardíacas.

Além disso, a sua utilização evita a acumulação de gordura nas artérias, sendo um excelente regulador do metabolismo das mesmas.

Estudos recentes mostraram que seu alto teor antioxidante a torna uma ferramenta perfeita para prevenir o câncer, agindo como potencial anticancerígeno. As amoras têm uma enzima que inibe o desenvolvimento de câncer no pulmão causado pelo fumo de tabaco e pesticidas.

As amoras têm pterostilbene, um composto que ajuda a regular a glicose no sangue e a combater a diabetes tipo II.
Mas não só ajuda os nossos corpos no seu interior, mas elas são uma parceria adequada para os nossos dentes e gengivas, já que seu suco contém componentes que podem inibir o efeito que determinadas bactérias encontradas em nossos dentes, e são a causa de tártaro, placas bacterianas, entre outros.

Esta fruta (principalmente as folhas e brotos tenros) também tem componentes que podem curar feridas, entre elas podemos incluir o ácido ascórbico, ácido cloro gênico e taninos.

Os seus ácidos conferem propriedades antiinflamatórias e antibacterianas, o que os torna muito úteis no combate de processos que envolvem a inflamação.

Quem deve consumir amoras?

beneficios da amora

Depois de conhecer todas as propriedades que contêm as amoras, podemos deduzir para quem interessa seu consumo:

– Crianças. O suco de amora é muito benéfico para que as crianças cresçam saudáveis e fortes.
– Pessoas que precisam de dietas de baixa caloria, controlar o peso, fazer dietas de emagrecimento.
– Em casos de prisão de ventre. Neste caso, elas devem ser consumidas maduras.
– Pessoas com problemas cardíacos.
– Pessoas com colesterol alto.
– Pessoas com hipertensão.
– Pessoas com diabetes. As amoras, assim como as uvas têm pterostilbene, um composto que ajuda a regular a glicose no sangue e diabetes tipo II.
– Em casos de infecções orais e na garganta. Para a dor de garganta faça um chá com folha de amora e gargarejo.
– Pessoas com problemas circulatórios.
– Pessoas com manchas na pele.
– Em casos de reumatismo.
– Em casos de gota.
– Em casos de artrite.
– Em pessoas com febre.
– Em pessoas com fraqueza.

Amora preta – Benefícios e propriedades

beneficios da amora

A amora preta é nativa da China e de alguns séculos atrás, ela foi naturalizada e hibridada na Europa e América. Tem sido relatado que a amoreira indiana (Morinda tinctoria) tem sido utilizada medicinalmente pelos nativos africanos, mas não tem nenhuma evidência confiável de seu valor terapêutico. Os especialistas têm utilizado a amora preta para infecções orais.

Atualmente, a amora preta é mais comumente usada por suas propriedades antioxidantes. Também é utilizado popularmente na preparação de xarope aromatizado na medicina e como um laxante para o tratamento de prisão de ventre. A amora preta tem sido indicada para uma variedade de infecções, apesar de todas as indicações, ainda faltam dados científicos suficientes que apoiem a sua segurança e eficácia neste momento. É necessária mais informações nestas áreas antes de chegar a uma conclusão sólida.

Usos

Os seguintes usos são baseados na tradição, nas teorias científicas, ou de investigação limitada. Elas não foram totalmente testadas em seres humanos e nem sempre têm sido provado segurança e eficácia. Algumas dessas condições são potencialmente graves e deve ser avaliado por um profissional de saúde qualificado. Pode haver outras utilizações propostas que não estão listadas abaixo.

Analgésico, anti-helmíntico (expulsa vermes intestinais), antibacteriana, antifúngica, antioxidante, antitussígeno (supressor da tosse), asma, adstringente, bronquite, câncer, resfriados, estética, diabetes, diaforéticos (promove a transpiração), diurético (aumenta o fluxo de urina), edema (inchaço), expectorante (expele catarro), infecções oculares, aromatizantes, usos nos alimentos, tônico capilar (envelhecimento precoce), hipertensão (pressão arterial alta), gripe, função renal, laxante, distúrbios hepáticos, distúrbios linfáticos (elefantíase), inflamação da boca e da garganta, hemorragias nasais, usos oftalmológicos, doenças pulmonares, reumatismo, sedativo, cuidados da pele (emoliente), dor de garganta, distúrbios do baço, tétano, tônico, dor de dente, incontinência urinária.

Evidências

A segurança e a eficácia nem sempre têm sido comprovadas. Algumas dessas infecções são potencialmente graves e devem ser avaliadas por um profissional de saúde qualificado.

Segurança

Os profissionais de saúde com formação praticam muitas técnicas complementares, de acordo com as normas das organizações nacionais. No entanto, isto não é o caso universal; podem ocorrer efeitos adversos. Devido à pesquisa limitada, em alguns casos, somente há pouca informação disponível sobre a segurança do tratamento.

Alergias

Evite o uso de amora preta em pessoas com uma alergia conhecida ou sensível à amora branca, vermelho, roxa ou preta. Ou a família das Moráceas. As pessoas alérgicas ao figo ou a qualquer membro da família dos figos também podem ser sensíveis à amora.

Efeitos colaterais e advertências

Atualmente, não há nenhuma evidência científica sobre os usos medicinais da amora preta e a informação sobre a segurança e os efeitos colaterais é limitada. Não houve efeitos adversos conhecidos e acaba se resultando que a amora preta poderia ser usada nos alimentos em pacientes saudáveis. Em teoria, os doentes com insuficiência hepática devem usar a amora preta cautelosamente.

Gravidez e amamentação

O uso de amora preta não é recomendado durante a gravidez ou a amamentação, devido à falta de evidência científica disponível.

As Possíveis Interações

:

Interações com medicamentos

A amora preta pode interferir com a forma como o corpo processa muitos medicamentos com o sistema enzimático “citocromo P450” do fígado. Como resultado, os níveis sanguíneos destes medicamentos podem se aumentar em curto prazo (que pode causar maiores efeitos ou reações adversas potencialmente graves) e/ou diminuir em longo prazo (que pode reduzir os efeitos esperados). Dentro dos exemplos de medicamentos que podem ser afetados pela amora preta desta forma incluem: carbamazepina, ciclosporina, irinotecano, midazolam, nifedipina, contraceptivos orais, sinvastatina, teofilina, antidepressivos tricíclicos, varfarina, ou medicamentos anti-HIV, tais como os inibidores da transcriptase reversa (NNRTI) e inibidores de protease (PI).

A amora preta pode alterar os níveis de açúcar no sangue. Aconselha-se a precaução quando se usa medicamentos que podem diminuir o nível de açúcar no sangue. Os pacientes que tomam medicamentos para diabetes ou insulina por via oral devem ser monitorados de perto por um profissional de saúde qualificado. Pode ser necessários ajustes na medicação.

A amora preta pode aumentar a sonolência que causa alguns medicamentos. Dentro de alguns exemplos se incluem as benzodiazepinas, como o lorazepam (Ativan) e diazepam (Valium), barbitúricos, tais como fenobarbital, narcóticos como a codeína, alguns antidepressivos e álcool. Aconselha-se cuidado ao dirigir ou operar máquinas.

Interações com ervas e suplementos dietéticos

A amora preta pode interferir com a forma como o corpo processa certas ervas e suplementos que utilizam o sistema de enzimas hepáticas “P450”. Como resultado, os níveis sanguíneos destes medicamentos podem aumentar em curto prazo, o que pode causar o aumento de efeitos ou potencialmente reações adversas graves, ou se diminuir no sangue em longo prazo, o que pode reduzir os efeitos esperados.

A amora preta pode alterar os níveis de açúcar no sangue. Aconselhamos ter cautela com a diabetes ou com aquelas pessoas que tomam ervas e suplementos que também podem alterar os níveis de açúcar no sangue. A amora preta pode aumentar a sonolência causada por algumas ervas ou suplementos, como a camomila. Aconselha-se cuidado ao dirigir ou operar máquinas.

Dosagem

:

beneficios da amora

Adultos (18 anos ou mais)

Com base nas evidências científicas disponíveis, não há nenhuma dose eficaz ou que seja comprovadamente segura. Tradicionalmente, usamos de 2 a 4 mililitros de calda de amora ou 4,5 a 15 gramas de pó ou em cozimento.

Crianças (menores de 18 anos)

Não há evidência suficiente disponível para se recomendar com segurança o uso da amora preta em crianças.

Farinha de amora

beneficios da amora

A farinha de amora passa por um processo em que a fruta é desidratada e depois moída. É importante que a amora esteja seca em temperatura baixa, assim se evita a perda nutricional.

Esta fruta se destaca por contribuir com a perda de peso por ser rica em fibras solúveis. Além disso, possui antioxidante porque é rica em antocianinas, substâncias que agem no combate aos radicais livres do organismo e assim prevenindo o envelhecimento e doenças como o Alzheimer, doenças cardiovasculares, entre outras. A farinha também é rica em vitaminas K e C, sais minerais, potássio, selênio e zinco, e fibras.

A farinha de amora proporciona ao nosso organismo:

– Saciedade
– Evita a absorção de gorduras
– Reduz o colesterol
– Melhora o trânsito intestinal
– É antioxidante
– Previne diabetes

Receitas com amora

Aqui estão duas receitas que vão te ajudar no processo de emagrecimento, a começar por um chá para emagrecer, de folha de amora.

Chá de folha de amora

beneficios da amora

Ingredientes

– 1 colher de sopa de folhas secas de amora
– 1 litro de água

Modo de preparo

Leve a água ao fogo, mas não deixe ferver. Despeje a água quente sobre a erva e deixe em infusão por aproximadamente 5 minutos. Passado esse tempo, coe o chá de amora e coloque em uma jarra com tampa.

Suco de amora

beneficios da amora

Ingredientes

– Açúcar e gelo a gosto
– 1 copo de água
– 1 xícara de chá de amora

Modo de preparo

Bata a amora junto com a água no liquidificador. Em seguida, peneire, adoce e sirva com cubos de gelo.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com