Benefícios da alcachofra

Author Google Plus - Dicas dieta

beneficios da alcachofra

Conheça algumas das propriedades e benefícios mais importantes da alcachofra, ideal para cuidar do fígado e da vesícula biliar.

A alcachofra é uma planta dotada de benefícios e propriedades muito favoráveis para a saúde. Cultivada em climas quentes, pertence ao gênero das Cínaras, embora cultivada em diversos lugares do mundo seja mais comum no Mediterrâneo onde brota a maioria dos meses do ano.

É uma planta conhecida cientificamente com o nome de Cynara scolymus, pertencente á família das Compostas, e cujo nome real é alcachofra. Caracteriza-se por ser uma planta perene que pode alcançar dois metros de altura. Suas flores são de cor azulada.

Em relação à composição da alcachofra, se trata de uma planta cujos principais componentes são as mucilagens, vitaminas do complexo B, minerais (fósforo, ferro, potássio e magnésio), flavonoides e determinados ácidos.
As propriedades medicinais da alcachofra podem ser de uso interno ou externo.

Benefícios da alcachofra

beneficios da alcachofra

Benefícios no caso de uso interno

– Utiliza-se para curar enfermidades vinculadas ao fígado (cirroses, intoxicação, hepatites), além de favorecer a função biliar.

– Muito recomendada para os diabéticos já que diminui os níveis de açúcar no sangue, tomando uma xícara de chá por dia desta planta.

– Ajuda a eliminar o liquido do corpo, porque resulta em benefícios não só para a obesidade, mas para aquelas enfermidades vinculadas à eliminação da água, pela eliminação de toxinas e a maioria no ácido úrico: enfermidades circulatórias, gota, artrites.

-Seu poder principal reside na capacidade que proporcionam os ácidos para reduzir o nível de colesterol no sangue, diminui a pressão arterial e previne a arteriosclerose.

Benefícios no caso de uso externo

:

– Se existe secura nos olhos, é utilizado como colírio para fortalecer os olhos e diminuir a secura.
– Vamos falar também da alcachofra como alimento, já que o melhor é consumi-la crua, sobretudo em saladas para aproveitar mais suas propriedades.

– As alcachofras ao forno ou à brasa banhadas em aceite de oliva resultam profundamente deliciosas e medicinais, pelas propriedades da mesma e do aceite de oliva.

Uma opção interessante de como fazer alcachofra na hora de desfrutar de seus diferentes benefícios e propriedades medicinais é fazendo o maravilhoso chá de alcachofra.

Alcachofra pra que serve

beneficios da alcachofra

Descubra para que serve a alcachofra e quais são suas virtudes medicinais mais importantes, destacando, sobretudo, suas qualidades para o cuidado do fígado.

Um alimento sumamente saudável desde um ponto de vista nutricional, graças às vitaminas (principalmente vitaminas do grupo B, como niacina, riboflavina y tiamina), minerais (fósforo, ferro, magnésio e potássio), mucilagens e inulina.

Mas não há dúvida que os benefícios das alcachofras a convertem numa opção medicinal e terapêutica sumamente adequada para proteger a saúde, prevenir e tratar determinados transtornos.

Benéfica para o fígado

A alcachofra se converte num alimento muito interessante para o cuidado e proteção do fígado, além de favorecer a função biliar, ajuda a curar enfermidades do fígado, como por exemplo, intoxicação, hepatites e cirroses.
Além disso, é um alimento que ajuda no caso de fígado gorduroso, um transtorno muito comum e habitual nos dias de hoje, pelos hábitos de alimentação que seguem muitas pessoas e, sobretudo, aos casos de sobrepeso e obesidade, que aumentam a cada ano.

Ideal para diabéticos

É um dos alimentos mais recomendados para pessoas com diabetes, porque ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue. Além de possuir um índice glicêmico baixo, o que significa que não provoca mudanças bruscas na glicose.

Favorece a eliminação de toxinas e líquidos

Graças aos seus benefícios diuréticos e depurativos, a alcachofra emagrece e é um bom alimento para ajudar nosso organismo a eliminar de forma natural as toxinas e líquidos acumulados.
Ajuda, portanto, na hora de diminuir os níveis altos de ácido úrico, e é útil para a prevenção da retenção de líquidos.

Boa no caso de colesterol e triglicérides altos

Seu consumo regular ajuda a prevenir as enfermidades cardiovasculares. É benéfica para baixar os níveis altos de colesterol e triglicérides.

É interessante para diminuir a pressão arterial, ajudando na prevenção da arteriosclerose.
Se você deseja disfrutar dos diferentes benefícios que contém a alcachofra de forma efetiva, além de seu consumo em receitas e pratos deliciosos, você pode elaborar um delicioso chá de alcachofra.

Alcachofra Receita

Chá de alcachofra

beneficios da alcachofra

Ingredientes

– 3 colheres de sopa de folhas secas de alcachofra
– 1 litro de água

Modo de preparo

Para preparar este delicioso chá de alcachofra, adicione as folhas de alcachofra em uma panela com água e deixe ferver por, aproximadamente, 5 minutos. Utilize mel para adoçar e o chá já estará pronto para ser tomado
Para obter resultados positivos no processo de emagrecimento, é importante praticar exercícios pelo menos 3 vezes por semana e seguir uma dieta equilibrada, retirando da alimentação:

– Frituras
– Refrigerantes
– Açúcar

Preferindo sempre uma alimentação mais saudável e natural, com:

– Saladas temperadas com limão
– Carnes magras grelhadas ou cozidas
– Legumes cozidos a vapor.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com