Benefícios da acelga

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

beneficios da acelga

A acelga é uma hortaliça ideal para realizar dieta e emagrecer de forma natural. Embora essa verdura pode não ser do agrado de muitas pessoas, a acelga permite realizar receitas saborosas e saudáveis para perder peso. Se você consumir acelga com criatividade e constância, poderá obter todas as suas propriedades e aproveitar todos os seus benefícios.

Quando se fala das propriedades e benefícios que torna num alimento infalível, nos referimos a como é composto. Esta informação nutricional é a que permite entender como atua, neste caso a acelga para perder peso.

Informação nutricional da acelga

Por cada 100 gramas cruas:
– Calorias: 28 kcal
– Água: 48 g
– Carboidratos: 4,5 g
– Fibra: 0,8 g
– Potássio: 380 mg
– Magnésio: 71 mg
– Caroteno: 183 g
– Vitamina C: 20 mg
– Folato: 140 g

Propriedades da acelga

beneficios da acelga

– Baixo teor calórico. É considerado um alimento com poucas calorias. Seu corpo utiliza mais energia para metabolizar que os fornecidos como alimentos.
– Seu alto teor em água nos dá saciedade.
– É antioxidante e melhora a atividade celular.
– É diurético por seu alto teor em potássio. Isto ajuda a reduzir a retenção de líquidos.
– É depurante por seu alto teor de fibra.
– Atua como laxante natural, aumentando o movimento do intestino.
– Todas estas propriedades te trazem benefícios para emagrecer, através de diferentes mecanismos de ação. Isto indica que a acelga é um alimento que deveria fazer parte de qualquer tipo de dieta baixa em calorias.
– A acelga chinesa é um vegetal que te permite prepará-la de diversas formas, seja a vapor, fervendo-a, refogada (com azeite de oliva), em suflês, tortas, etc.
– Tenha em mente que a melhor maneira de perder peso é através da dieta, uma vez que com isso você pode aprender a comer. Além disso, te fornecerá hábitos alimentares corretos que te ajudarão em toda a sua vida.

Nutrientes da acelga para emagrecer

beneficios da acelga

Graças a seu teor de vitaminas e minerais, a acelga pode nos ajudar a prevenir a osteoporose e a controlar o colesterol, uma vez que fortalece o sistema imunológico.

A acelga é um dos vegetais de folhas verdes mais populares da Europa, que se cultivam especialmente ao redor da zona mediterrânea; são muito versáteis na cozinha, podendo adicionar as folhas jovens nas saladas e quando são mais maduras, a pratos de verduras e refogados.

Nutrientes da acelga

beneficios da acelga

Vitaminas: A acelga japonesa contém quantidades muito elevadas de vitamina A; é uma das verduras mais ricas em vitamina A. Contêm vitaminas do complexo B, como B1, B3, B5, B6, B9 que são essenciais para as funções metabólicas celulares. As folhas de acelga são uma excelente fonte de vitaminas antioxidantes, como a vitamina C, que proporcionam cerca de 34% dos níveis diários recomendados por cada 100 gramas. Contém pequenas quantidades de vitamina E. Possuem excelentes níveis de vitamina K, tão somente 100 gramas proporcionam aproximadamente 700% da ingestão recomendada. É uma das verduras mais ricas em vitamina K.

Minerais: É uma fonte rica em minerais, como o cobre, cálcio, sódio, potássio, ferro, magnésio e fósforo, especialmente de magnésio e potássio, e com mais conteúdo de ferro que o espinafre.

Fibra: Esta verdura é muito rica em fibra solúvel, que ajuda a manter o trânsito intestinal, previne a prisão de ventre e é muito importante na prevenção do colesterol e certas doenças como o câncer.

Outros nutrientes

É uma fonte rica de ácidos gordurosos Omega 3, flavonóides e outros antioxidantes como o betacaroteno, caroteno, luteína e zeaxantina. Possui muito poucas calorias (19 kcal/100 gramas), e muito poucas gorduras.

As pessoas com problemas de cálculos renais deveriam ter cuidado com a ingestão de acelga e comê-las com moderação, devido à presença de oxalatos, que estejam presentes nesta verdura.

Acelga benefícios

beneficios da acelga

Devido ao seu teor em vitamina C, ajuda a eliminar os radicais livres, mantendo o tecido conectivo em bom estado, e fortalecendo o sistema imunológico, criando resistências contra agentes infecciosos.

Promovem a saúde óssea e limitam o dano neuronal no cérebro, porque são muito importantes para incluir na dieta de pacientes que sofrem de Alzheimer, isto é devido à presença de vitamina K nesta verdura.

Pelo teor em potássio, que resulta importante para os fluídos celulares, ajuda a manter uma boa frequência cardíaca e ter controlada a pressão arterial.

A ingestão regular de acelga na dieta ajuda a prevenir a osteoporose, a anemia por deficiência de ferro e a deficiência de vitamina A, e protegem contra as doenças cardiovasculares e o câncer de cólon e de próstata.

Também ajudam a controlar o colesterol e colabora em dietas para a perda de peso, melhora a circulação e é muito benéfico na gravidez, por seu teor em ácido fólico, um consumo adequado de acelga ajuda a prevenir doenças e manter um bom estado de saúde.

Receitas com Acelga

Salada de acelga

beneficios da acelga

Ingredientes

– 200 gramas de gengibre ralado fininho
– 2 copos americanos de azeite extra virgem
– 10 dentes de alho cortado em rodelas finas
– 2 limões espremidos
– 2 copos americanos de shoyo
– 1 cenoura grande ralada
– 1 acelga inteira

Modo de Preparo

Coloque em um recipiente o shoyo, o gengibre ralado e o caldo de limão e reserve.

Em seguida lave bem as folhas de acelga e faça a higienização. Depois escorra bem, coloque 4 folhas uma em cima da outra, com os talos invertidos, (como se colocasse uma mão sobre a outra). Meça a largura da faca de cozinha e corte as folhas. Arrume as partes cortadas em uma forma retangular, enfileiradas, lado a lado na posição vertical até cortar todas as folhas. Feito isso, salpique a cenoura ralada e reserve.

Coloque o azeite com o alho em rodelas em uma panelinha e deixe fritar sem queimar o alho. Espalhe o molho shoyo com gengibre e limão por cima da salada distribuindo bem. Depois espalhe o azeite com o alho bem quente e pronto. Agora é só servir.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com