Aprenda como utilizar as propriedades da framboesa para emagrecer de maneira saudável

Author Google Plus - Dicas dieta

propriedades da framboesa para emagrecer

As framboesas são as frutas da framboeseira (rubus idaeus L.). São muito ricas em vitamina C, já que um copo de framboesas proporciona 88% das necessidades diárias desta vitamina.

Devemos destacar a potente função antioxidante da vitamina C e bioflavonoides que contêm capazes de neutralizar a influência negativa dos radicais livres no organismo.

Comer framboesas te ajudará a desintoxicar o corpo, a prevenir o envelhecimento precoce e várias doenças degenerativas que podem ocasionar a acumulação destas toxinas no organismo.

Elas são frutas perfeitas para serem consumidas durante o verão, comer framboesas como sobremesa pode te ajudar a perder peso como também ajudará a melhorar sua saúde.

Estes componentes das framboesas também te ajudarão a ter ossos fortes que seu sistema imunológico funcione corretamente.

Benefícios da framboesa

propriedades da framboesa para emagrecer

Framboesas para melhorar a visão e circulação

Não podemos esquecer, por exemplo, a importância que a vitamina C tem na prevenção de várias doenças dos olhos, especialmente aquelas de natureza degenerativa, como a perda de visão, a catarata ou o glaucoma.

Seu papel também é fundamental na diminuição da hipertensão e na prevenção de doenças cardiovasculares ao favorecer a resistência capilar. A vitamina C, combina com a rutina, melhora a circulação por suas propriedades vasodilatadoras e fortalecedoras dos capilares. Tudo isso se torna preventivo em problemas de sangramento excessivo, como derrames nasais, menstruações excessivas ou até mesmo derrames cerebrais.

Nesta função também se encontram as antocianinas que são as que dão a peculiar cor vermelho escuro a framboesa e a deixa mais escura à medida que a mesma é colhida e armazenada. Durante este processo o teor neste componente aumenta ainda mais, o que a deixa com um tom azulado. As antocianinas protegem os capilares dos olhos e ajudam a manter o bom estado do coração.

É interessante que os fumantes, os esportistas, as pessoas submetidas a um forte estresse assim como as pessoas que sofrem de doenças de caráter inflamatório crônica, como artrite consumam esta fruta. Está comprovado que a vitamina C ajuda a melhorar o estado destas pessoas e as ajudam a se sentirem melhor.

Uma fruta muito recomendada para as gravidas e lactantes

A framboesa é uma fruta rica em ácido fólico ou vitamina B9. Um copo de framboesas contém 40% das necessidades diárias deste componente.

A nível celular o ácido fólico é necessário para produzir as proteínas e para a formação de novas células. Assim para que as células se dupliquem de forma correta necessitamos da presença desta vitamina.

Os alimentos que contêm esta vitamina ajudam a evitar problemas de má formação ou de crescimento incorreto no bebê. Visto que o ácido fólico é uma vitamina termossensível que se perdem com o cozimento dos alimentos, a ingestão de framboesas cruas permitirá incorporar complemente todo seu teor em folatos.

Suco de framboesa para reduzir a dor do parto

Existe a crença popular que a ingestão habitual de suco de framboesa durante a gravidez ajuda a diminuir as dores do parto.

Talvez nesta crença popular se esconda a verdade de que o alto teor em potássio e magnésio desta fruta contribui para o bom estado dos músculos, o que favorece a maior força pélvica.

Além disso, o chá de folhas de framboesas contribui para relaxar o útero e prevenir as náuseas da gravidez, porém doses muito altas e contínuas deste chá poderiam ser contraproducentes.

A framboesa é ideal para a vista

A framboesa contém muita vitamina A em forma de carotenos (alfa carotenos e betacarotenos). Devido à quantidade de vitamina A as framboesas são um alimento ideal para conservar o bom estado da vista.

A ingestão habitual desta fruta ajuda a incrementar a acuidade visual e a prevenir doenças da vista, como a perda de visão que normalmente acontece em pessoas idosas, à cegueira noturna, a catarata ou glaucoma. Igualmente ajuda os olhos a superar infecções bacterianas a conjuntivite.

Dentro desta função protetora da vista devemos ressaltar o teor elevado de luteína que esta fruta tem, a luteína é um pigmento que é capaz de filtrar os raios ultravioletas, pode prevenir o dano que estes raios podem causar na retina. Foi comprovado que este componente pode ajuda a prevenir a aparição de catarata.

Consuma framboesas para aumentar as defesas

As vitaminas A e C que as frutas contêm ajudam a aumentar as defesas, por isso consumir estes alimentos te ajuda a reduzir o tempo de certas doenças e a prevenir as infecções chatinhas típicas da mudança de estação ou que aparecem em momentos de mais estresse ou debilidade.

Por isso é muito bom oferecer framboesas ou outras frutas a pessoas com doenças contagiosas, especialmente do sistema respiratório: anginas, resfriados, faringite, sinusite, bronquites.

As framboesas são diuréticas e ricas em potássio e magnésio

Além de serem ricas em vitaminas as framboesas contêm quantidades altas de potássio e magnésio. Bom nós já sabemos que o potássio é muito importante para o equilíbrio hídrico do nosso corpo. Este mineral permite ajudar a neutralizar o sódio e permite a regular a pressão arterial. Ajuda a favorecer a micção ou a produção de urina, contribuindo também para evitar a retenção de líquidos. O que ajuda nas dietas de emagrecimentos ou naquelas em que o aumento da micção serve como ajuda (doenças dos rins, obesidade, reumatismo).

Além disso, o potássio age na contração e relaxamento dos músculos e o no ritmo cardíaco. Manter os níveis deste mineral adequado permite ter os músculos relaxados e manter um bom ritmo cardíaco. A deficiência do mesmo poderia ser responsável de anomalias corporais como a hipertensão, taquicardíacos, câimbras nas pernas ou debilidade muscular. É recomendável consumir esta fruta principalmente pessoas com doenças cardíacas que usam medicamentos para se tratarem, já que as vezes estes fármacos aumentam a eliminação de potássio e magnésio.

Pessoas que requerem uma ingestão maior deste mineral são as que estão se submetendo a dietas de emagrecimento muito restritas com elevada ingestão de diuréticos, pessoas que sofrem vômitos, diarreias persistentes ou as que transpiram muito. Todas elas devem comer framboesas de tempos em tempos.

As framboesas são ricas em fibras e açúcares

As framboesas contém uma quantidade muito elevada de pectinas, um tipo de fibra solúvel. Estas chegam a formar até 1% de sua composição. Este tipo de fibra as faz ideal para favorecer o trânsito intestinal ao aumentar os movimentos peristálticos. Com isso é possível eliminar as fezes com maior facilidade. Elas não só permitem ter uma maior sensação de leveza intestinal como também ajudam a depurar o organismo ao expulsar as toxinas, antes que estas sejam absorvidas para a corrente sanguínea. Este tipo de alimento se torna ideal na prevenção de doenças intestinais como a prisão de ventre, diverticulite, putrefação intestinal e inclusive o câncer de cólon.

Foi comprovado que a fibra solúvel forma uma massa gelatinosa que consegue capturar o colesterol antes que seja absorvido pelo intestino, o que torna muito benéfico no tratamento e a prevenção do excesso de colesterol.

Igualmente é muito importante uma dieta abundante em fibra solúvel para o tratamento do diabetes. A ingestão de alimentos com fibra solúvel retarda a absorção dos carboidratos o que te ajuda a eliminar as típicas “subidas” de açúcar no sangue que normalmente diabéticos tem.

Framboesas para o diabetes

A framboesa contém aproximadamente 10g de açúcar por 100 g. o teor em açúcar varia dependendo do grau de amadurecimento e das condições ambientais. As frutas maduras nos verões quentes e secos contêm uma proporção mais elevada de açúcar que aquelas que amadurecem no tempo úmido e mais fresco. No geral, podemos dizer que uma porcentagem muito elevada desta fruta bem madura esta formada por glicose, o que a converte em uma “baga” muito doce.

As pessoas diabéticas poderiam pensar que não devem consumir esta pequena fruta, mas é totalmente o contrário. Devido seu elevado teor em flavonoides e antioxidantes protetores da saúde da visão, é uma das opções mais saudáveis de frutas.

Muitos especialistas consideram que a ingestão abundante desta fruta por seu elevado teor em componentes antidiabéticos ajudam a reduzir os níveis de glicose. Entre todos eles temos seu alto teor em fibra, magnésio, pectina, rutina, quercitina, ácido ascórbico, epicatequinas e outros açúcares de absorção mais lenta como a frutose e a xilose.

propriedades da framboesa para emagrecer

A framboesa ajuda a ter unhas, cabelo e a pele bonitos e radiantes

As framboesas são ricas em vitamina B7 ou biotina. Esta vitamina além de ser muito importante, na metabolização das proteínas, gorduras e carboidratos ajuda a utilizar o ácido fólico corretamente e intervêm na saúde da pele, das unhas e do cabelo.

Consumir framboesas em abundância faz com que seu cabelo fique mais saudável e brilhante e cresça com mais vigor. Faz com que as unhas cresçam mais fortes e saudáveis. E que a pele fique mais suave e com melhor aspecto.
Foi comprovado que uma deficiência desta vitamina é responsável em muitos casos de anomalias como a pele seca, queda de cabelo. Não custa nada consumir uma dieta rica em framboesas no verão ou no outono para renovar e revigorizar o aspecto externo e interno de nosso corpo.

Adicione framboesa a sua dieta

propriedades da framboesa para emagrecer

As framboesas proporcionam duas opções para perder peso: uma dieta saudável a base das mesmas ou tomar pastilhas de cetonas de framboesas. Ambas são efetivas, porém a segunda opção é mais eficiente que a primeira. No entanto, combinado com um estilo de vida saudável que inclua exercícios, os resultados podem ser favoráveis.

Um copo de framboesa possui somente 64 calorias. Nelas contém um terço das necessidades diárias de fibra para um adulto. Além disso, contém 14,7g de hidrato de sódio e 1,5g de proteína. Desta forma, junto a sua doçura natural que diminui a porcentagem de anseios durante o dia ao consumir alimentos mais saudáveis que não contenham açúcares, constitui uma boa opção para emagrecer.

Agora vejamos uma dieta completamente a base de framboesas você teria que consumir 90 toneladas ao dia delas. Por esta razão, um novo método para perder peso foi colocado em pratica: as cetonas de framboesas.

Cetonas de framboesas

Adinopectina, o hormônio que produz as cetonas de framboesas, muda o metabolismo da pessoa e faz com que ela seja capaz de queimar mais gordura em um menor tempo. Inclusive pessoas que são mais magras têm níveis mais altos desse hormônio comparado com as que sofrem de sobrepeso. Desta forma, regula os ácidos graxos e a glicose ajudando a perder peso. Junto a isto, você pode chegar a estabelecer um metabolismo normal evitando o desencadeamento de doenças e desordens como diabetes tipo 2 e a obesidade.

As cetonas podem funcionar como um suplemente, já que consistem em compostos com o mesmo aroma da framboesa. Porém, existem algumas imitações que não são efetivas. As cetonas são saudáveis e não provocam consequências desfavoráveis. No entanto, embora estudos tenham sidos realizados, alguns especialistas não estão completamente convencidos da capacidade das cetonas de framboesas para ajudar no processo de emagrecimento.

Valor nutricional da framboesa

Composição das framboesas cruas por cada 100g:

– Água – 87 g
– Calorias – 31 kcal
– Gordura – 0,55 g
– Proteína – 1 g
– Carboidrato – 10 g
– Fibra – 6 g
– Potássio – 170 mg
– Sódio – 2 mg
– Fósforo – 30 mg
– Cálcio – 25 mg
– Magnésio – 25 mg
– Cobre – 0,2 mg
– Ferro – 1 mg
– Zinco – 0,4 mg
– Vitamina C – 15 mg
– Vitamina B9 – 33 mcg
– Vitamina B1 – 0,02 mg
– Vitamina B2 – 0,01 mg
– Vitamina B5 – 0,02 mg
– Vitamina B6 – 0,4 mg
– Vitamina A (carotenos) – 0,016 mg
– Vitamina E – 1mg

A diferença entre framboesa e amora

As amoras e framboesas têm muito em comum já que ambas são da família Rosaceae e crescem em galhos, ambas tem cores em ciclo desde o amadurecimento que podem fazer com que as bagas fiquem verdes, vermelhas ou pretas. Apesar de serem muito parecidas há uma maneira de diferencia-las.

Comece prestando atenção no formato, uma vez que a amora é um pouquinho mais comprida comparada a framboesa, que por sua vez possui um formato mais arredondado. Se você der uma boa olhada irá notar também a diferença nas bagas que formam essas duas frutas.

Nas amoras as bagas são mais definidas do que as das framboesas. Porém não podemos esquecer que as framboesas possuem o dentro do fruto oco e as amoras possuem uma polpa homogenia.

Como consumir as framboesas

As framboesas devem ser consumidas frescas. Se possível recém-colhidas, porém elas duram pouco e ficam passadas facilmente. Podem ser consumidas sozinhas ou combinadas com outros alimentos como queijo, requeijão, etc. São especialmente interessantes nutricionalmente quando consumidas junto ao iogurte. Você deve evitar comer as framboesas em calda, porque o cozimento desta fruta acaba com a maioria de suas vitaminas.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com