Alimentos ricos em fibras ajudam a perder peso?

Author Google Plus - Dicas dieta

alimentos ricos em fibras

Muitas pessoas pensam que consumir alimentos ricos em fibra é importante apenas quando se quer emagrecer, outras pensam que só devem consumir fibra para se sentir bem. Ambas as coisas estão corretas, porém não exclusivamente, sempre devemos consumir alimentos ricos em fibra.

A fibra realmente faz a diferença

Um estudo publicado no Annals International of Medicine comparou os resultados obtidos em dois grupos de pessoas que fizeram dieta, um grupo fez uma dieta convencional e o outro fez uma dieta rica em fibras. A dieta convencional foi bastante complexa de fazer, porque os participantes tinham que contar as calorias, reduzir a quantidade de açúcar, comer mais verduras e proteínas magras e, além disso, tinham que consumir fibras suficientes. O outro grupo de estudo podia comer o que quisesse, mas com a única condição: ingerir 30 gramas de fibra por dia. Quer saber qual foi o resultado?

Ambos os grupos perderam peso, mas o grupo que seguiu a dieta convencional (a mais restrita) perdeu apenas um pouco mais de peso que o outro grupo. Então, a que conclusão chegou o estudo? Que o simples ato de comer fibra nos ajuda a perder peso sem ter que contar as calorias ou fazer dietas muito restritas.

Tipos de fibras alimentares

alimentos ricos em fibras

Existem dois tipos de fibras alimentares, as fibras insolúveis e solúveis e elas estão presentes principalmente em frutas, verduras, legumes e cereais. Mas você deve estar se perguntando qual é a diferença entre elas? A principal diferença é que a fibra solúvel se dissolve em água, enquanto que a insolúvel não se dissolve em água.

Quando as fibras solúveis são dissolvidas pela água elas formam um gel e permanecem por mais tempo no estômago dando uma maior sensação de saciedade. Essas fibras também se juntam à gordura e ao açúcar que depois são eliminados pelas fezes, ajudam também a reduzir o colesterol e a controlar o diabetes.

As fibras insolúveis são responsáveis por acelerar o trânsito intestinal, sendo assim elas aumentam o numero de fezes já que elas permanecem intactas por todo trânsito intestinal, são ótimas para prisão de ventre e ajudam a diminuir o aparecimento de hemorroidas e inflamação do intestino.

A Quantidade de fibra ideal

Se você quer saber a quantidade exata, 30 gramas de fibra por dia são suficientes para emagrecer.

A fibra te ajudará a perder peso de diferentes formas. A primeira é que ao consumir alimentos que contenham fibra te farão sentir saciedade com mais facilidade do que aqueles que não contêm fibra, isto ocorre porque seu estômago levará mais tempo para digerir o alimento. Você sentirá satisfeita por mais tempo e comerá menos! Isto significa que não comerá muito e não consumirá mais calorias no dia em que realmente você precisa.

É tão fácil como escolher alimentos de grãos integrais quando compramos pão, cereais, massa ou o que você precisa, só busque a palavra “integral” nas etiquetas. Também é importante consumir verduras frescas e muita fruta porque são grandes fontes de fibra natural que te ajudará a controlar a fome.

Alimentos ricos em fibras

alimentos ricos em fibras

Confira agora uma lista com os principais alimentos ricos em fibras para você adicionar em sua dieta diária:

1 – Brócolis 5,1g de fibras a cada xícara
2 – Feijão preto 15g de fibras a cada xícara
3 – Ervilha 8g de fibra a cada xícara
4 – Grão de bico 8g cada 3/4 de xícara
5 – Lentilhas 15,6g de fibras a cada xícara
6 – chia 6,2g de fibras por colher de sopa
7 – Linhaça 33,5g de fibras em 100g
8 – Aveia crua 9,1 g de fibras em 100g
9 – Batata doce 5g de fibra
10 – Milho 3,5g de fibra em 3 xícaras de milho cozido
11 – Alcachofra 10,3g de fibras
12 – Soja 2,5g em 40g
13 – Abobora 3g por xícara cozida
14 – Goiaba 10g de fibras cada unidade
15 – Maça 5g de fibra cada unidade
16 – Pera 5,5g de fibra unidade média
17 – Abacate 10g de fibras por unidade

Agora que você já sabe a importância da fibra alimentar, com certeza você vai adicioná-la em sua alimentação!


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com