Alimentos que parecem saudáveis que sabotam sua dieta

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alimentos que sabotam a dieta

Geralmente, sabemos quais são ou não os alimentos saudáveis, e às vezes não damos conta que eles também são alimentos que sabotam a dieta e podem interferir na dieta de perda de peso, já que são ingeridos em abundância ou com acompanhamento de outros alimentos calóricos.

Barra de cereal industrial

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Segundo um estudo de mercado, 9 em cada 10 cereais do café da manhã contêm quantidades exageradas de açúcar e gordura saturada, o que nos impulsa a sondar o mercado em busca de outras opções, inclusive, a fazer nossas próprias barras de cereais caseiras.

Um engano dietético muito lucrativo

Comer de forma saudável é um requisito essencial para obter mais qualidade de vida, e a melhor maneira de nos estimular é fazendo uma dieta saudável. As publicidades de grandes multinacionais de alimentação nos induzem a pensar que um café da manhã com base em cereais nos ajuda a regular o peso e a evitar doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. Mas, o certo é que a indústria alimentícia rotula alguns produtos como dietéticos, quando na verdade não são e nem proporcionam perda de peso.

Um dos melhores exemplos deste engano publicitário são as barrinhas de cereais, as quais perdem o selo de “saudáveis” enquanto nos fixamos em seu rótulo nutricional.

Contêm mais açúcar e gorduras saturadas

A organização britânica de consumidores “Which” fez um estudo sobre as 30 barras de cereais, Cupcakes e biscoitos das marcas mais vendidas e concluiu que a maioria destes alimentos destinados às crianças tem mais açúcar do que o recomendado e altos índices de gorduras saturadas. Somente uma das barras analisadas se salva, por não conter açúcar, mas unicamente do açúcar da própria fruta.

Por outro lado, encontramos uma barra de cereais que contém mais açúcar do que uma garrafa de suco e supera os 20% da quantidade diária recomendada.

A organização faz uma alerta aos produtores para estabelecerem um controle mais estrito e alcançar assim, a redução do açúcar e a gordura nos alimentos.

Se você pensava que as barras de cereais eram mais saudáveis que o chocolate, biscoitos ou o restante dos alimentos industriais, você também caiu nesta “armadilha”.

Biscoito de água e sal

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O biscoito de água e sal normalmente é feita de farinha branca, gordura ou margarina, água e fermento (às vezes). Suas perfurações permitem que o vapor escape e suba uniformemente. Tem uma textura muito seca e crocante, e é feito com poucas gorduras do que os outros biscoitos.

Existem versões com baixo teor em sódio e sem sal, assim como os integrais e light. Os biscoitos de água e sal são chamados assim porque logo após que comemos, sentimos uma intensa sede e ficamos insaciados, é por isso que recebe esse nome.

Quantas calorias possui?

Os biscoitos de água e sal possuem 445 calorias em cada 100 gramas. Se fixarmos nas calorias, descobriremos que talvez sejam calorias demais para o nosso organismo.

Hambúrguer industrial

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Como tudo na vida, os excessos são bons e comer de vem em quando um hambúrguer industrializado, a princípio, não vai te matar, mas é conveniente que você tenha em mente seus efeitos no organismo com o passar do tempo. Os nutricionistas dizem que o bom, o mal e o perigo que ocorre no nosso corpo depois de ingerir um desses hambúrgueres, assim como o que pode acontecer com o passar do tempo se converte em um hábito.

Cérebro

Existe uma razão que explica o motivo de comer um hambúrguer é tão agradável. Você nunca se perguntou por que essas comidas são tão extravagantes e sofisticadas que de vez em quando dá vontade de comer? O ingrediente principal do hambúrguer é a carne vermelha que contém aminoácido triptofano, que causa um efeito calmante no sistema nervoso reduzindo a ansiedade e estabiliza o estado de ânimo. Este aminoácido se encarrega de ajudar o organismo a produzir o hormônio da serotonina, que atua precisamente como um dos principais neurotransmissores que controlam a inibição da raiva, do humor, do sono, da temperatura corporal e do apetite. Ajuda a nos sentir saciados, animados e confortáveis, dessa forma, diversas pesquisas relacionam os níveis de serotonina com poucas possibilidades de desenvolver a depressão ou sofrer com a ansiedade.

Coração

Mais uma vez a carne vermelha é a protagonista por influenciar o consumo de hambúrgueres no nosso corpo. As gorduras saturadas presentes neste tipo de carne aumentam o risco de sofrer com doenças cardíacas, sofrer um acidente vascular cerebral e ainda sofrer com alguns tipos de câncer. Atualmente, foi aberto um debate para saber se são ou não cientificamente demonstradas estes pontos negativos das gorduras saturadas no nosso organismo e são muitos os especialistas que defendem que são saudáveis e podem até ajudar a emagrecer.

Outro ingrediente que está não falta nos hambúrgueres é o sal. Se você gosta de um hambúrguer bem temperado com cloreto de sódio, saiba que ele faz com que seu corpo retenha líquido, o que se resulta em sensação de estômago inchado e mal-estar.

Corrente sanguínea

De acordo com um estudo publicado em 2012 no Jornal Canadense de Cardiologia, logo após comer um hambúrguer nossas artérias são danificadas. Como mencionamos no ponto anterior, o sal presente nesta comida, força o coração a trabalhar mais, o que aumenta a pressão arterial diretamente quando comemos. As gorduras saturadas da carne vermelha podem aumentar os níveis de colesterol.

Açúcar no sangue

Os carboidratos refinados no pão do hambúrguer se digerem e fazem com que os níveis de açúcar no sangue subam rapidamente. EM curto prazo, não se nota os seus efeitos, mas ao longo do tempo, uma dieta rica em carboidratos refinados pode levar ao desenvolvimento de diabetes do tipo 2.

Aspecto físico

O consumo tem seu lado positivo, porque, como já foi discutido, a carne vermelha é uma boa fonte de proteína, que fornece energia imediata para o nosso corpo e ajuda a fortalecer os ossos e os músculos. No entanto, normalmente trata-se de um alimento com alto teor calórico que, com o tempo e o consumo regular pode resultar em ganho de peso, além de suas conotações físicas, afeta nossos corpos colocando-nos em risco de desenvolver várias doenças como a obesidade ou diabetes tipo 2.

Sopa pronta e caldos para tempero

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Isso inclui os cubinhos de “caldo de galinha”, “caldo de carne” ou qualquer coisa. Eles são terrivelmente nocivos e perigosos. Além de que são feitos industrialmente.

A verdade é que não existem sopas e caldos para temperar que sejam saudáveis todos são prejudiciais à saúde, não importa a marca. As sopas são um dos piores alimentos industrializados que podemos consumir. Pois contêm apenas produtos sintéticos, aromatizantes artificiais, muito sal e um ingrediente que é um verdadeiro veneno: o temido glutamato monossódico.

O que é glutamato monossódico?

É um ingrediente utilizado para dar sabor aos alimentos industrializados, como caldos de galinha em cubos, molhos, frituras, sopas prontas, etc. Os fabricantes o utilizam misturados com outros ingredientes para temperar os alimentos industrializados.

Nos restaurantes de comida chinesa ou japonesa descobriram que alguns clientes começaram a passar mal, há relatos de que sentiram dores de cabeça, irritações nos olhos, visão embaçada, problemas cardíacos, suor excessivo, coceira generalizada, diarreias e asma, entre outros sintomas. Os estudos médicos revelaram que o glutamato monossódico causava um efeito tóxico nas células nervosas e gerava obesidade e a infertilidade. Em alguns casos, descobriram que o glutamato monossódico favorecia o aparecimento de células cancerígenas. Ou seja, as “inocentes” sopas e caldos podem provocar asma e câncer. Supomos que as sopas e caldos sejam produzidos na estufa, retirando-os de suas embalagens plásticas e colocando-os em embalagens de metal ou barro. Mas o pior ainda está por vir: ao ser aquecida, a sopa na sua embalagem de polietileno e no forno de micro-ondas, o plástico da embalagem solta dioxinas, ou seja, as toxinas que causam o câncer.

Peito de peru embutido

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É claro que a notícia da semana em termos de alimentos é que a Organização Mundial de Saúde alertou sobre a relação entre carnes processadas e a maior probabilidade de câncer, especialmente, câncer colo retal. Por muito tempo, sabemos que os embutidos não são a opção mais saudável do mundo na hora de nos alimentar, e agora temos uma boa razão para limitar ou mesmo eliminar seu consumo.

O peito de peru embutido, que geralmente parece ser uma escolha muito saudável como lanche ou como parte de uma grande refeição, ele também é processado. O que está dentro de sua composição? E acima de tudo, que alternativas temos se pararmos de consumi-lo?

Os ingredientes do peito de peru embutido

Em primeiro lugar, a OMS nos alerta sobre o risco que corremos. Por isso, limitar a quantidade destes produtos não é uma má ideia. Mas vamos ver quais são os ingredientes das fatias de peito de peru que podem ser encontrados em qualquer supermercado.

Peito de peru (fatias finas): peito de peru (69%), água, sal, dextrose, açúcar, leite em pó, proteína de soja, estabilizadores (E-450i, E-407), especiarias, aromatizantes, antioxidante, intensificador de sabor (E-621), conservante (nitrito de sódio).

Em ambos os casos, o produto principal (peru) não atinge 70% da produção total, e o resto do peso é composto por água (segundo ingrediente listado em ambos os casos, e você sabe que a ordem em que são nomeados os ingredientes, determina a quantidade que contém), amido (para dar corpo), açúcar, leite em pó, e alguns estabilizadores e conservantes para durar mais tempo.

Alternativas para substituir esse embutido

Os nutricionistas e a própria OMS já haviam dito há muito tempo: o consumo de carnes deve ser evitado em uma dieta saudável. Só que agora há fortes evidências de que eles podem aumentar as chances de desenvolver câncer colo retal. Mas ele não é a melhor escolha para a saúde.

Ainda assim, é uma das opções mais pedidas na hora de comer um lanche no meio da manhã ou da tarde, ou até mesmo em sanduíches pequenos na hora do lanche. Se você quiser reduzir o seu consumo ou mesmo eliminá-lo de sua dieta, existem muitas opções que você pode provar, começando pelo peito de peru ou de frango. Vamos dar alguns outros exemplos:

Para o lanche no meio da manhã ou meio da tarde

– Uma porção de fruta: maçã, banana, pera, pêssego, damasco, kiwi, entre outras.
– Um punhado de nozes (natural, não frito!): Amêndoas, nozes, amendoins…
– Um iogurte natural com pedaços de frutas
– Um pouco de queijo com mel

Para colocar em sanduíches ou torradas

– Sanduíche de atum com tomate
– Sanduíche de omelete ou batata
– Torradas com purê de abacate
– Torradas com húmus
– Sanduíche vegetal com queijo

Como você pode ver, há muitas opções saudáveis para substituir o peito de peru embutido. Nenhum alimento embutido é indispensável numa dieta.

Queijo Branco

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O queijo branco é um dos alimentos favoritos no mundo inteiro. Pois ele é versátil e gostoso. Existe uma grande variedade de queijo para todos os gostos.

O queijo branco é realmente saudável?

Os médicos estão preocupados com os efeitos do queijo branco para a saúde. Estas preocupações estão baseadas no seguinte:

– Possui muita gordura saturada e colesterol
– Possui um alto teor em sódio
– Pode ser contaminado com muitos microrganismos que são a causa de muitas doenças.

Na dieta, cerca de 37% das calorias diárias se obtém da gordura. O conselho é reduzir o consumo de gordura. Pois ele contém 12% de gordura, e a gordura do queijo branco é saturada, e essa gordura saturada aumenta o nível de colesterol no sangue e no ganho de peso.

O queijo branco contém de 20 a 30 mg de colesterol. A metade de um pedaço de queijo branco contém 17 mg de colesterol. Os alimentos que contém queijo e que são aquecidos a temperaturas altas contêm um alto nível de colesterol. Os cientistas observaram que o colesterol pode se oxidar até produzir uma variedade de oxidação.
O consumo de muito sódio está relacionado com o risco de hipertensão e osteoporose. O teor médio de sódio no queijo branco é de 250 mg.

Em uma pesquisa feita por um grupo de profissionais franceses, comparou 1010 casos de câncer de mama com 1950 pessoas com tumores benignos. Foi descoberto que o risco do câncer de mama está diretamente relacionado com a frequência em que as pessoas consomem queijo branco e a quantidade de gordura que se consome do queijo branco.

Granola industrial

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A granola, de qualquer empresa industrializada, é cheia de conservantes, de sódio, soro de leite, margarina, aspartame, glutamato monossódico… enfim, não termina nunca a lista de todos os ingredientes prejudiciais e cancerígenos que contém a “super saudável” granola.

Mas você sabe que sempre têm alternativas, se é algo que gosta de comer e também para muitos de faz parte do café da manhã, aqui eu tenho a receita do delicioso granola super fit:

Ingredientes

– 2 xícaras de aveia orgânica sem glúten
– 1 xícara de amêndoas
– 1/2 xícara de uvas passas
– 1/2 xícara de coco ralado orgânico
– 1/2 xícara de sementes de abóbora
– 1 copo de quinoa
– 4 colheres de sopa de mel
– 1 colher de sopa de canela

Modo de preparo

Misturar bem todos os ingredientes em uma tigela, adicionar gradualmente o mel até que se misture com outros ingredientes. Assar durante 20 minutos a 180 graus. Obter uma mistura crocante e torrada, o sabor é delicioso. Pode-se adicionar a quantidade de mel que você quiser.

Açaí

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Esta fruta por si só não tem contraindicações, é uma fruta completamente natural e segura, como a maçã ou a laranja. O problema surge nas preparações e suplementos que existem atualmente no mercado, que, além de transportar o açaí levam substâncias (exemplo guaraná, que é outra maravilhosas descobertas da Amazônia, é um xarope que é frequentemente utilizado como um estimulante e inibidor de apetite). Não produz sintomas conhecidos como efeitos colaterais. No entanto, é sempre bom fazer uma consulta médica, para saber se você é uma pessoa alérgica e comprovar que, se estiver tomando medicamentos ou outras substâncias naturais, o açaí não interfira nos tratamentos.

Saladas com molhos prontos

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Existem vários tipos de molhos prontos que servem para dar sabor às saladas, além de seus agradáveis sabores, pode nos oferecer muitos nutrientes que colaboram com o organismo e se transformam no tempero mais saudável.

Por outro lado, não podemos nos esquecer de seu alto teor em potássio, cálcio, magnésio, selênio, fósforo e vitamina C, micronutrientes com funções essenciais para um bom equilíbrio interno e com ação antioxidante para proteger o organismo.

A única desvantagem destas saladas com molhos prontos são seus elevados teores em sódio que podem passar das 2,5 gramas por cada 100 gramas de molho.

Água saborizada

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A água saborizada tem se tornado numa alternativa em refrescos, já que não possui substâncias químicas prejudiciais e em muitos casos, a quantidade de açúcar é notavelmente pequena. Mas, a água saborizada é realmente isso?

Muitas vezes os anúncios nos enganam, revelando mensagens confusas sobre estas bebidas. Por exemplo, eles oferecem bem-estar além de hidratação, mas, na realidade, as águas saborizadas são feitas, principalmente, de água, e o resto de aromatizantes e sabores artificiais que são incluídos em quantidades que não trazem benefício algum para o organismo.

Por outro lado, embora as mais populares águas saborizadas contenham pouco teor de açúcar e tem pequena quantidade de calorias, alguns apresentam níveis de açúcar quase semelhantes às de um vidro de suco, por isso temos que ter muito cuidado.

Muitas vezes o que aparece nestas águas devido à sua promoção em imagens e mensagens, mas não é assim, porque eles são água com um pouco de sabor que ajudam a hidratar, talvez pelo doce que sentimos em nossa boca ao beber, mas não são muito benéficas do que tomar uma água natural. Sim, o custo da água saborizada é superior a uma simples água insípida e incolor.


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