A gordura trans – Um perigo latente

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gordura trans um perigo latente

Todos os dias nascem novas fórmulas e suplementos: iogurtes com “bio” ou “regularis”, alimentos com diferentes ômegas (3,6,9), sucos com todos os tipos de vitaminas, leites reforçados com cálcio, ferro, zinco, e o que seja. Não se sabe o que essas coisas são, para que servem, ou se realmente existem. No entanto, acabamos comprando.

Mas o que é a gordura trans? É algo que os alimentos tinham e agora não? Ou é apenas algo que você nunca teve, mas anunciam para criarmos uma falsa imagem de “mais saudável”?. Para esclarecer estas questões há uma única saída: explorar o mundo das gorduras trans.

Mas vamos começar do começo: o que é a gordura dietética?

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As gorduras dietéticas são aquelas encontradas nos alimentos, e são uma parte essencial de qualquer dieta saudável. Os componentes básicos das gorduras dietéticas são os ácidos gordos. Todas as gorduras contêm uma mistura de ácidos gordos saturados e ácidos gordos insaturados. O tipo de ácido gordo que predomina irá determinar se uma gordura é sólida ou líquida, e caracterizá-la como saturada ou insaturada.

As gorduras de origem animal são como o soro de vitela, da banha de porco e óleos vegetais (tais como derivados de noz de palma e óleo de coco) têm uma consistência firme à temperatura ambiente, e contêm níveis mais elevados de ácidos gordos saturados. Por esta razão, são consideradas gorduras saturadas.

As gorduras trans são ácidos gordos insaturados, que se formam quando os óleos vegetais se processam e se tornam líquidos mais fortes ou mais estáveis. Este processo é chamado de hidrogenação. Embora existam gorduras trans em alimentos naturais, como certas carnes e produtos lácteos.

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Então, quais alimentos contêm gorduras trans? As gorduras trans estão presentes em quantidades variáveis, em uma ampla variedade de alimentos. Por exemplo, na maioria dos alimentos produzidos à base de óleos parcialmente hidrogenados, como assados, fritos, e a margarina. A maioria das gorduras trans vêm de alimentos processados e apenas cerca de 1/5 das gorduras trans em nossa dieta vêm de fontes animais.

A razão pela qual se incorporam as gorduras trans aos alimentos por este processo de hidrogenação, que converte o óleo em um elemento líquido ou semissólido mais estável, para atingir a produção de produtos alimentares de elevada qualidade; permanecem frescos por mais tempo e tem uma textura mais atraente. Nem sempre é possível substituir os óleos não hidrogenados, devido às diferenças nas formas em que estes óleos funcionam para a produção de alimentos aceitáveis.

Além disso, se utilizam as gorduras trans como forma de substituir as gorduras para cozinhar e fritar, que contém níveis mais elevados de gorduras saturadas (banha de porco e outros óleos vegetais polinsaturados, como o óleo de palma e a semente de palma e os óleos de coco).

É assim que as coisas se complicam, e eles escolheram nos anos 80 de trocar a manteiga pela margarina, agora devemos voltar com os velhos hábitos e treinar a nossa leitura lendo os rótulos dos alimentos a procura da nova palavrinha mágica “sem gordura trans”.


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