5 Mitos sobre os vegetais

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

mitos sobre os vegetais

Os vegetais são a presença infalível na vida de qualquer pessoa saudável. Eles têm de tudo: vitaminas, minerais, fibra, água e todos os nutrientes que nosso corpo necessita para funcionar perfeitamente.

Agora bem, mais acima do seu valor indiscutível, poucas pessoas sabem deste tipo de alimento. Assim, é muito frequente que se inventem dados e se construam mitos que nada têm a ver com a realidade. Hoje, dedicaremos a desmascarar a estes últimos. Eis aqui os 5 mitos sobre os vegetais que você acredita que são verdadeiros.

1 Quanto mais coloridos, mais nutritivos

mitos sobre os vegetais

Mito: é frequente escutar que os vegetais de cores mais vivas são os mais saudáveis. No entanto, esta premissa acaba sendo uma verdade parcial.

Realidade: A ideia em questão pode chegar a ser válida em vários casos, mas também possui muitíssimas exceções. Por exemplo: tal como seu nome o evidencia, o repolho não é muito colorido, porém é um dos vegetais mais nutritivos que existem, contém vitaminas A, B, C, K, assim como o cálcio, ferro e fibra.

2 Vegetais Frescos, sempre!

mitos sobre os vegetais

Mito: Há quem tem a firme convicção de que as verduras frescas são sempre preferíveis a suas versões congeladas ou enlatas. Mas…

Realidade: A maioria dos vegetais que encontramos no supermercado vem de longas distâncias. Isto supõe uma perda bastante considerada no valor nutricional destes alimentos. Por este motivo, pode ser uma boa alternativa, por exemplo, comprar ervilhas congeladas – desta maneira, preservarão todas as suas vitaminas e minerais -. Também você pode provar o espinafre e a abóbora enlatados, que contêm mais vitaminas do que suas versões frescas.

3 Viva os vegetais crus!

mitos sobre os vegetais

Mito: Para algumas pessoas, os vegetais crus são sempre mais nutritivos que os cozidos. Em teoria, estes últimos perdem grande parte de seus nutrientes por causa do calor e da umidade.

Realidade: Uma vez mais, estamos diante de uma verdade muito parcial. É que, em alguns casos, o cozinhar contribui para a perda de alguns nutrientes, mais também incide no incremento de outros. O exemplo mais conhecido é o do tomate que, ao ser cozido, libera grandes quantidades de licopeno – que é um composto químico muito efetivo na prevenção do câncer.

4 Espinafre = força

mitos sobre os vegetais

Mito: O grande responsável de nos fazer acreditar que, por conter muito ferro, o espinafre nos dá força é, sem dúvida alguma, Popeye. Mas, esclarecemos que ele não deve levar toda a culpa. Tudo surgiu num estudo alemão realizado em 1870 houve um erro na colocação do ponto decimal e concedeu ao espinafre muito mais ferro do que na realidade tinha.

Realidade: O espinafre tem ferro, mas não muito mais do que os outros vegetais. Além do mais, e lamentavelmente, nosso corpo não é capaz de absorver todo o ferro que se encontra nesta verdura.

5 Cenouras para uma boa visão!

mitos sobre os vegetais

Mito: A cenoura ganhou fama por ser muito efetiva para melhorar a visão. Esta se acredita a partir do início que este vegetal contém betacaroteno, que em nosso corpo é transformado em vitamina A. E da certeza de que a deficiência deste nutriente atenta contra a capacidade de ver quando há pouca luz.

Realidade: Tudo isto soa muito lógico, mas o verdadeiro problema desta reivindicação parte da palavra “melhorar”. O consumo da cenoura não servirá muito uma vez que se tenham problemas de visão. Seu verdadeiro poder consiste na prevenção.

Aqui estão os mitos sobre os vegetais mais difundidos. Tenha-os sempre presentes! E poderá alimentar-se de um modo muito mais consciente.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com