3 Formas de desidratar alimentos em casa

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

desidratar alimentos em casa

Desidratar os alimentos é uma forma utilizada antigamente mais saudável que podemos encontrar hoje em dia para a conservação, porque quando utilizamos produtos com conservantes, não estamos preservando suas propriedades nutricionais naturais. Desta forma você consegue manter as enzimas, vitaminas e minerais, isto irá ajudar a digerir melhor a comida. Veja agora algumas alternativas para você desidratar alimentos em casa.

Como desidratar os alimentos em casa

1 Desidratar ao Sol

desidratar alimentos em casa

Esta é uma boa forma de desidratar alimentos. É um método muito antigo, e a maneira correta de fazê-lo é colocando os alimentos ao ar livre para que possa secar ao sol naturalmente. Devem-se colocar os alimentos sobre um pano para que não toquem diretamente o chão, procure deixá-los durante dois ou três dias aproximadamente e retire-os pela noite, assim não absorverão umidade. O método de desidratação ao sol é uma boa opção, já que é muito econômico e fácil de aplicar, e pode ser utilizado em vários alimentos como, por exemplo: vegetais, hortaliças e frutas.

A forma de armazenar os alimentos desidratados ao sol pode ser em qualquer recipiente fechado o mais justo possível, alternativa são aqueles saquinhos ou recipientes próprios para guardar alimentos. Este tipo de armazenamento não requer refrigeração, o ideal é guardá-lo em lugares frescos, porém, não tão úmidos, e o melhor de tudo isto é que perduram por mais de um ano.

2 Desidratar com forno

desidratar alimentos em casa

Desidratar ao forno os alimentos pode ser um pouco mais complicado que o secado ao sol, já que dura um pouco mais o processo. Devem-se colocar os alimentos sobre uma bandeja e deixar o forno aberto, colocar um ventilador de frente para ceder a umidade que se gera no forno. Podemos secar frutas ou qualquer outro alimento, mas numa temperatura mais baixa, pois ao contrário queimará. Gire os alimentos a cada 20 minutos aproximadamente.

3 Desidratante de alimentos elétrico

desidratar alimentos em casa

Estes aparelhos funcionam mediante o uso de calor e o ar seco: quebram a umidade dos alimentos e conservam todos os seus nutrientes naturais, exceto a água. Se você não possui um desidratante elétrico, pode criar um utilizando uma caixa de papelão e colocando dentro dela papel alumínio. Ao lado ponha uma lâmpada apontando para os alimentos que colocará sobre uma bandeja menor do que a caixa em seu interior procure fazer dois furos nas laterais de dentro da caixa para liberar calor. A lâmpada deverá apontar aproximadamente 2 horas para conseguir uma desidratação perfeita. Como nas vezes anteriores, não se esqueça de girar os alimentos a cada 30 minutos, neste caso.

Em geral os alimentos desidratados de forma natural apresentam muitas vantagens, o que acharam dos alimentos desidratados?


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com