17 Propriedades do kefir que você precisa conhecer

Author Google Plus - Dicas dieta

propriedades do kefir

O Kefir é um alimento probiótico com incríveis benefícios para a saúde. Descobrir suas propriedades e benefícios te ajudará, a saber, porque você deve consumi-lo todos os dias.

Ele consiste em microrganismos vivos que ajudam a incrementar, manter e melhorar nossa flora intestinal, no qual encontramos bactérias essenciais que nos ajudam a manter uma boa saúde, dado que um desequilíbrio ou uma alteração na nossa flora tende a ter consequências negativas para a mesma.

No entanto, o que é kefir? Trata-se de uma estrutura de polissacárido na qual convivem diferentes microrganismos, cujos nódulos ou grãos podemos encontra-los em bactérias tão saudáveis como Lactobacilos desidiosos, Lactobacilos breves, Lactobacilos acidófilos e estreptococos lácticos. Também distinguimos os fermentos, como Sacharomyces delbruckii e Candida kephir, as quais são as responsáveis de gerar a fermentação alcoólica e o ácido láctico.

Trata-se de um alimento de cor branca, ou ligeiramente amarelada, de consistência elástica e aparência gelatinosa. Geralmente, tende a adotar uma massa que é irregular, muito característica e que se destaca por ser um produto lácteo fermentado grandemente rico em probióticos. Embora deva diferenciar entre o kefir de leite e o kefir de água. Sua origem vem do Cáucaso; de fato os mulçumanos o conheciam como os grãos do profeta Maomé, considerando-o como um maná do Alá. Seja como for, se caracteriza por ser um alimento muito saudável, recomendado para uma dieta variada e equilibrada, graças à sua riqueza tanto em benefícios como em propriedades.

Benefícios do Kefir

propriedades do kefir

O Kefir, por ser um probiótico, ajuda a regular e regenerar a flora intestinal, porque seu consumo é adequado quando se produz algum desequilíbrio da flora ou quando, por exemplo, seguimos algum tratamento médico que a altere (como pode ser o consumo de antibióticos). É uma qualidade muito importante já que, graças ao kefir, nosso organismo consegue transformar a flora intestinal em bacilos lácticos com propriedades antissépticas.

Também é um alimento digestivo, útil em caso de indigestão e de digestões pesadas já que favorece a correta digestão dos alimentos que consumimos. Por outro lado, alguns estudos têm constatado sua utilidade para evitar a prisão de ventre, reduzir o risco de câncer de cólon.

No caso particular da prisão de ventre, o kefir atua como laxante suave e também é útil para a regulação do trânsito intestinal.

Ajuda a fortalecer as defesas: Se você precisa aumentar as defesas, não há dúvidas que você encontrará no kefir a um grandíssimo aliado, já que ao regenerar e restabelecer nossa flora intestinal, também ajuda na hora de reforçar nosso sistema imunológico.

É bom para um sistema cardiovascular saudável: Diversos estudos científicos constataram que um consumo regular de kefir ajuda a cuidar de nosso sistema cardiovascular, e prevenir ou tratar seus diferentes transtornos.
Por exemplo, foi demonstrado que consumir kefir regularmente ajuda a diminuir os níveis de colesterol alto e de triglicérides e é capaz de regular pressão arterial.

Propriedades do kefir

propriedades do kefir

Para uma visão mais ampla das propriedades do kefir, listamos as principais propriedades do kefir:

1 – Melhora da digestão

O kefir é uma cura maravilhosa para as doenças relacionadas com o estômago. Um grande benefício para a saúde do kefir é que melhora a digestão e previne a prisão de ventre. Isto ajuda na limpeza dos intestinos e a regularização de seus movimentos.

2 – Antiestresse

O Triptofano, um dos aminoácidos presentes no kefir é bem conhecido por seus efeitos relaxantes, também a abundância de cálcio e magnésio contribuem para estes efeitos calmantes.

3 – Melhora do cérebro

Um dos benefícios para a saúde mais importantes do kefir é que pode melhorar o funcionamento do cérebro, melhora a concentração, os reflexos e a capacidade de memória.

4 – Saúde do coração

O kefir também ajuda a manter a saúde do coração. Ao beber leite de kefir se limpam as veias e artérias, ajudando assim, a regular a pressão arterial. Isto faz com que o coração esteja saudável e em forma.

5 – Redução dos níveis de colesterol

O consumo contínuo de kefir ajuda a diminuir os níveis de colesterol. Portanto, é benéfico para a prevenção do aparecimento de muitas doenças cardiovasculares como os infartos e os acidentes vasculares cerebrais.

6 – Sistema respiratório

Os pulmões também estão protegidos pelo kefir. Dizem que ajuda a curar os problemas respiratórios desde os mais comuns até os mais complicados como a tuberculose. Desempenha um papel vital no tratamento da bronquite e a asma.

7 – Perda de Peso

O kefir contém probióticos que aceleram o metabolismo do corpo. Isto faz com que se queime gordura com mais rapidez, dando lugar à perda de peso.

8 – Intolerância à lactose

Algumas das bactérias contidas no kefir ajudam a romper a lactose, porque as pessoas com deficiência da enzima lactose podem digerir os produtos lácteos.

9 – Sistema imunológico saudável

O kefir faz com que o corpo seja mais eficiente na destruição de patógenos nocivos, incluindo as bactérias prejudiciais e os vírus. Além disso, um estudo demonstrou que as bactérias benéficas do kefir podem ajuda a destruir as células tumorais. O estudo não se repetiu no corpo humano, mas certamente é uma boa evidência de que o kefir ajuda a combater o câncer.

10 – Anticancerígeno

O kefir pode inibir o crescimento de células cancerígenas e pode prevenir certo tipo de câncer como o de cólon, o de mama, etc., assim como ajudar a reduzir o tamanho dos tumores. Um estudo publicado no Diário dos Alimentos Medicinais em 2007 demonstrou que os extratos de kefir têm componentes que se dirigem especificamente às células humanas de câncer de mama e detêm seu crescimento. Por esta razão, muitas mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama adotam o kefir como uma alternativa ao leite.

11 – Antienvelhecimento

Previne o envelhecimento precoce, já que é rico em antioxidantes.

12 – Cuidado da pele

As mesmas propriedades antioxidantes mantêm a pele jovem e radiante. Também se diz que serve para prevenir a acne, psoríase e as rugas.

13 – Como antibiótico e antifúngico

O kefir também possui propriedades contra os fungos, demonstrou-se ser útil no tratamento de doenças como a psoríase, candidíase (infecção por fungos) e a eczema. Pode ser útil em condições similares, como algumas doenças do coração e o HIV/AIDS.

14 – Anti-inflamatório

O kefir é também benéfico no tratamento de uma série de transtornos como a pancreatite, a gastrite, a síndrome do intestino irritável, as úlceras, a doença de Crohn, etc. É utilizado para tratar doenças das enzimas como a periodontite e mau hálito. É benéfico no tratamento de transtornos dos ossos como a artrite, a gota, o reumatismo e outras doenças inflamatórias.

15 – Melhora da diabetes

O kefir é também traz benefícios para os diabéticos, já que reduz o nível de glicose no sangue e mantém o nível de açúcar no sangue controlado.

16 – Fornece vitaminas ao corpo

O kefir contêm quantidades de vitaminas como a vitamina K, vitaminas do complexo B e minerais importantes como o magnésio e o cálcio. Estes minerais e vitaminas são nutrientes importantes que são fornecidos para regular todos os órgãos internos de uma maneira apropriada.

17 – Prevenção às toxinas

O kefir tem um papel importante na proteção do corpo contra os efeitos nocivos da radiação e outros produtos tóxicos. Portanto, ajuda a melhorar a função imunológica.

Também se inclui no estudo uma lista mais detalhada dos benefícios do kefir para a saúde:

– Poderoso remédio natural contra qualquer alergia.
– Poderoso antibiótico natural sem efeitos secundários
– É utilizado para tratar doenças hepáticas
– É utilizado para tratar a vesícula biliar e dissolver as pedras
– Limpa o organismo de sais, metais pesados, produtos de radionuclídeos e produtos alcoólicos.
– Limpa o corpo dos antibióticos químicos
– É utilizado para tratar os cálculos renais
– As bactérias boas do kefir são capazes de lutar contra microrganismos patogênicos.
– Reduz o nível de colesterol LDL
– Limpa o trato gastrointestinal
– Síndrome do intestino irritável
– É utilizado para tratar a gastrite
– É utilizado para tratar as úlceras
– Previne e trata a pancreatite
– É utilizado para tratar e prevenir o câncer de cólon
– Melhora a digestão
– Melhora as funções do corpo
– Melhora o sistema imunológico humano
– É utilizado para tratar a hiperatividade
– Controla a hipertensão
– Detém o crescimento de células cancerígenas
– Acelera o processo de cura
– É utilizado para tratar inflamações
– Reduz o tamanho de tumores
– É utilizado para tratar doenças do coração
– Inverte a calcificação dos vasos sanguíneos
– Limpa os vasos sanguíneos
– Aumenta a energia do corpo
– É um alimento natural para “sentir-se bem”
– É utilizado para tratar as infecções pulmonares
– Normaliza o metabolismo porque pode ser usado para emagrecer
– Possui antioxidantes e propriedades de antienvelhecimento
– Nutre o cabelo
– Diminui o efeito dos medicamentos
– A fermentação do ácido láctico aumenta a digestão dos alimentos à base de leite.
– É utilizado para tratar a artrite, as rugas, a colite, a gota, o reumatismo e outros transtornos do estômago.
– Desintoxica o corpo e melhora a qualidade da proteína do leite e sua absorção e digestão.
– As bactérias benéficas fabricam vitaminas do grupo B, tais como o ácido B3, B6 e o ácido fólico.
– Reduz o açúcar no sangue, os níveis de lipídios no sangue e o colesterol e os ácidos gordurosos.
– Trata a prisão de ventre, promovendo o bom funcionamento do intestino.
– Possui propriedades antiestresse.

Outras propriedades do Kefir

– Útil no tratamento natural da anemia.
– Ajuda no tratamento das alergias da pele.
– Dissolve as pedras da vesícula biliar e os cálculos renais.
– Ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.
– Rico em propriedades antioxidantes.
– Ajuda a regular o sistema nervoso, melhorando a concentração e a atenção.
– Útil em casos de insônia, ansiedade, estresse e depressão.
– O kefir é uma grande fonte de probióticos e proteína.

O kefir é uma bebida espessa, tipo iogurte feito de leite fermentado com grãos de kefir. Originou-se na Rússia e é caracterizado pela sua textura cremosa, possui sabor amargo e é efervescente. O Kefir é ainda popular na Europa Oriental, onde é comumente utilizado como ingrediente em produtos de panificação, muitas vezes como um substituto do leite. Devido ao seu alto valor nutritivo, se destaca mais do que qualquer coisa como um suplemento.

Benefícios para a saúde

Rico em probióticos

De acordo com um artigo no site do Instituto Médico de Cenegénica, em Jacksonville, o kefir contém entre 7 e 10 bilhões de unidades formadoras de colônias de bactérias benéficas. Algumas destas bactérias, tais como Leuconostoc, Lactobacillus caucasus, Torula kefir e Saccharomyces kefir, não podem ser encontradas no iogurte, porque as bactérias que o iogurte possui são mais potentes no kefir.

Estes microrganismos são importantes para ajudar a melhorar a saúde digestiva, prevenir o crescimento de bactérias prejudiciais no trato intestinal. Além disso, pode ajudar na produção de vitaminas B12 e K.

Ajuda na intolerância à lactose, porque é fermentado e o kefir é quase livre de lactose, portanto, é benéfico para pessoas com intolerância à lactose. De acordo com um estudo publicado em maio de 2003 no “Journal of American Dietetic Association”, por exemplo, revelou que o kefir pode reduzir muitos dos sintomas associados com a intolerância à lactose, como inchaço, diarreia e gases.

Boa fonte de proteína

Um copo de kefir feito com leite integral contém cerca de 10 gramas de proteína, incluindo todos os oito aminoácidos essenciais. Por esta razão, muitas pessoas que fazem musculação acrescentam o kefir em seus shakes antes dos exercícios. Misturando muito bem com mel, um adoçante nutritivo que ajuda a mascarar a amargura de kefir.

Melhora os níveis de açúcar no sangue

Tal como o leite, o kefir tem um baixo nível na escala de glicemia (16) e pode ajudar a regular a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas. Além disso, os alimentos com baixo índice glicêmico, como escala como o kefir, têm sido associados com a melhora da saciedade e assim ajuda a perder peso.

Rico em nutrientes

Embora o kefir seja consumido principalmente por seus probióticos e proteínas, também é valorizado por suas vitaminas e minerais. Um copo de kefir, por exemplo, contém 10% da ingestão diária recomendada de vitamina A, 25% de vitamina D, 30% de cálcio e 8 gramas de gordura (saturada em todos os casos). Também contém quantidades variáveis de fósforo, ferro, magnésio, manganês, potássio e cobre. Portanto, o consumo a longo prazo de kefir tem sido associado com a melhora da pele e do cabelo, melhorando também a saúde cardiovascular e a imunidade, ajudando no tratamento da prisão de ventre e eliminando os desejos alimentares pouco saudáveis.

Como fazer Kefir

Receita de Kefir Caseiro

Como fazer kefir caseiro? Descubra os ingredientes e as etapas necessárias para preparar o kefir em casa, de forma fácil e simples.

O Kefir é um alimento de cor branca ligeiramente amarelada, com aparência gelatinosa e consistência elástica, que consiste de uma estrutura de polissacárido. É constituído por uma série de bactérias lácticas e hetero fermentativas e homo fermentativas, ácido acético, leveduras fermentadas e não fermentadas de lactose. Entre esta associação simbiótica encontramos:

Bactérias: Lactobacilus desidiosus, Lactobasilus brevis, Lactobacilus acidophilus e estreptococos lácticos.

Leveduras: Sacharomyces delbruckii e Candida kephir.

Tanto as bactérias, como as leveduras, são as responsáveis, principalmente, de gerar a dupla fermentação: alcoólica e ácido láctica.

Como fazer e preparar kefir

propriedades do kefir

Ingredientes

– 3/4 de leite
– 150 gramas de grãos de kefir
– 1 recipiente de vidro (com capacidade para 1 litro)

Modo de Preparo

Deixar o leite à temperatura ambiente no recipiente de vidro. Adicionar os grãos de kefir, tampar e deixar repousar durante 24 a 36 horas. Você vai notar como os grãos vão crescer então você vai precisar adicionar mais leite, se você quiser deixar mais fino do que grosso (se você preferir deixe que fique mais grosso sozinho). Coe o kefir e volte a colocá-lo no leite.

Como conservá-lo?

A conservação do kefir deve ser feita em um lugar fresco e seco, não muito frio ou muito quente. No entanto, se você estiver indo passar alguns dias sem consumir kefir, você pode conservá-lo na geladeira. É aconselhável lavar o grão num recipiente com água, uma vez por semana.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com