15 Benefícios do chá de hibisco para melhorar sua saúde e emagrecer

Author Google Plus - Dicas dieta

Categoria:

15 beneficios do cha de hibisco para saúde e emagrecer

O hibisco é uma planta muito usada na medicina natural. O chá feito a partir desta flor é usado para estimular a saúde cardiovascular, para aproveitar seus efeitos antioxidantes, problemas digestivos, respiratórios entre outros. Hoje vamos conhecer quais são as propriedades medicinais do tão famoso chá de hibisco.

O que é o hibisco?

O hibisco é uma planta muito usada em regiões onde o calor é intenso. Porém um chá desta flor pode servir como remédio para diversas afecções, especialmente digestivas e inclusive as dores musculares.

Quem ama jardinagem certamente conhece muito bem o hibisco e o aprecia por sua floração espetacular, por sua adaptabilidade e por sua resistência. De fato, são conhecidas mais de 150 espécies de hibisco, divididas preferentemente pelas regiões intertropicais e subtropicais. Essa planta pertence à família das malváceas.

Na Ásia menor e em alguns pontos da África Oriental, como no Egito, a flor de hibisco e outras similares são usadas como uma infusão refrescante e de agradável sabor, que recebe o nome de cardadé ou chá vermelho, por causa do tom intenso de carmesim quando infundido. Consumido em reuniões sociais e familiares, é interpretado como um sinal de hospitalidade.

Benefícios do hibisco

beneficios do cha de hibisco

Os incríveis benefícios do chá de hibisco são usados para tratar várias doenças e disfunções. Suas propriedades medicinais abrangem, entre outras:

1 – Previne a hipertensão

Embora o mecanismo exato não seja conhecido, estudos preliminares demonstraram que beber chá de hibisco evita os picos de hipertensão. É muito provável que este efeito seja referente ao diurético, mas há diferença entre outros diuréticos conhecidos, os pacientes estudados não tiveram alteração em seu teor de sódio e potássio no sangue, o que é uma boa vantagem. Este efeito foi obtido com um tratamento de 2 a 3 semanas bebendo 3 copos de chá de hibisco por dia.

2 – Diminui o colesterol

Um dos maiores problemas que afetam a sociedade ocidental é a alimentação rica em gordura, que provoca o aumento do colesterol, com grandes riscos cardiovasculares.

A luta contra o colesterol (em especial o LDL conhecido como “colesterol mau”) se iniciou desde as mudanças de estilo de vida até a medicação específica. O chá de hibisco tem a propriedade de baixar o colesterol LDL, vários estudos já foram realizados a respeito. Essa diminuição de lipídios no sangue foi mais significativa em pacientes diabéticos.

Acredita-se que as antocianinas, o pigmento que dá a cor característica ao chá de hibisco é antioxidante, o que explicaria seu efeito sobre o colesterol LDL.

3 – Reduz a glicose no diabetes tipo II

Além do chá de hibisco ser popularmente conhecido como redutor do açúcar no sangue, foi descoberto que ele atua somente em pacientes com diabetes tipo II, provavelmente porque melhora a função renal frequentemente afetada nos diabéticos.

O tratamento com chá de hibisco melhorou a membrana das células renais que habitualmente são afetadas quando a glicose está alta. Estudos indicam que são os polifenois presentes no hibisco os responsáveis desta ação.

4 – Melhora a função hepática

Muitos estudos relatam que o chá de hibisco tem propriedades que beneficiam o fígado. Devido aos antioxidantes (antocianinas) que possui, o chá de hibisco é um protetor e um aliado nos tratamentos de doenças hepáticas.
Como é comum em todos os antioxidantes, o chá de hibisco “atrapalha” os radicais livres que danificam as células, neste caso, do fígado.

5 – Analgésico para tratar as cólicas menstruais

Este é um benefício muito conhecido na América Central. Beber um chá quente sempre é útil nestes casos, mas o chá de hibisco tem um efeito especial porque regula os níveis de estrogênio que caem abruptamente durante a menstruação. Por este motivo é útil no tratamento dos sintomas associados como o mau humor ou para a depressão.

6 – Antidepressivo e ansiolítico natural

Por possuir efeitos nos níveis hormonais de estrogênio, o chá de hibisco é conhecido por ser útil no tratamento da depressão em mulheres.

Este efeito foi especialmente estudado em pacientes com depressão pós-parto, e foi observado quando acompanhado de um efeito ansiolítico não sedante, como o caso dos medicamentos mais usados na depressão.

7 – Perfeito para melhorar a digestão

O chá de hibisco quente estimula a função digestiva e intestinal. Esta propriedade também estaria relacionada com a diminuição de gordura da via intestinal. Estudos indicam que este aumento da excreção de gorduras é a explicação pela qual o chá de hibisco é digestivo e evita a prisão de ventre.

8 – O chá de hibisco ajuda a controlar o peso

Como já mencionamos, o chá de hibisco ajuda a baixar o colesterol, aumenta a atividade intestinal, diminui a absorção de gordura e é diurético. Todos esses efeitos trazem um resultado muito positivo no controle de peso, por isso é indicado nas dietas para emagrecer.

Outros estudos evidenciaram que o chá de hibisco inibe a formação de células de gordura ou adiposas, conhecidas por provocar os depósitos de gordura localizada no abdômen e pernas.

9 – É refrescante e com efeito diurético

O chá de hibisco gelado é muito consumido no Caribe durante todo o dia e é muito comum encontra-lo a venda em bancas de rua. Isso porque o mesmo possui um efeito importante na regulação da hidratação ao saciar a sede. Seu efeito diurético que é muito usado em atletas que querem eliminar toxinas.

10 – Efeito antienvelhecimento

Muito conhecido graças aos creme para o rosto “anti-idade”, os antioxidantes diminuem o envelhecimento das células da pele. O chá de hibisco é muito rico em flavonoides e antocianinas, ambos antioxidantes, por isso bebe-lo é útil para evitar os traços que os anos deixam na pele.

A medicina Ayurvédica há muito tempo recomenda o pó de hibisco para aplicar sobre a pele e melhorar sua elasticidade.

11 – Vitamina C para o sistema imunológico

Já é de conhecimento que a vitamina C é a chave para manter o sistema imunológico. O chá de hibisco promove uma boa parte da quantidade diária que o corpo necessita. Lembre-se que a vitamina C no outono e inverno nos protege especialmente das doenças virais da temporada.

12 – Para beber em todas as estações

Outra grande vantagem é que esta infusão tem benefícios tanto para o verão, por seu efeito refrescante, como para o inverno.

É delicioso bem gelado e da um sabor característico muito agradável quando bebido quente, adoçado e com algumas gotas de limão.

13 – É um laxante

Por aumentar a eliminação de gordura via intestinal e favorecer a digestão, o chá de hibisco tem um efeito laxante. O mecanismo de ação não é muito conhecido em humanos, estão realizados estudos experimentais sobre as gorduras em laboratório.

14 – Ajuda a prevenir o câncer

Uns dos agentes conhecidos na produção de tumores são os radicais livres (oxidantes) que se formam no corpo por ação de toxinas, radiações, etc. Como o chá de hibisco é rico em antioxidantes (polifenois, antocianinas, flavonoides), acredita-se que pode ser útil para a prevenção do câncer.

15 – Propriedades antibacterianas

O chá de hibisco é um agente muito útil na luta contra as bactérias muito conhecidas como a Escherichia coli e o Estafilococo. São responsáveis pela gastroenterite e infecções na pele.

A ação conhecida do hibisco na cura destas afecções significa que ele esta sendo estudado para ser usado também como um conservante de alimentos e bebidas, já que estas bactérias são encontradas quando os alimentos não são conservados adequadamente. No entanto, o chá de hibisco segue sendo usado como um antibacteriano natural.

O chá de hibisco emagrece?

O chá de hibiscoo pode ajudar sim a emagrecer, mas sempre é bom ressaltar que ele não faz nenhum milagre, e, assim como todos os outros remédios naturais que ajudam na perda de peso, ele precisa estar associado a uma dieta equilibrada e uma rotina de exercícios.

Este chá pode fazer parte de qualquer dieta de perda de peso saudável. Contém um inibidor da enzima que bloqueia a produção de amilase, a enzima que transforma os amidos em açúcar. Portanto beber chá de hibisco depois das refeições ajuda a reduzir a absorção de carboidratos, o que conduzirá gradualmente na perda de peso.

Como fazer o chá de hibisco?

como fazer cha de hibisco

O chá de hibisco é preparado usando as flores desta planta, é muito refrescante e pode ser adicionado mel, açúcar, canela ou limão para dar um sabor único. Simplesmente você deve colocar quatro copos de água para ferver, desligue o fogo assim que entrar em ebulição. Adicione 8 flores de hibisco frescas ou 2 colheres de sopa das pétalas secas. Adicione canela se preferi um chá forte.

Deixe repousar por 20 minutos e coe. Coloque o suco de limão ou mel para adoçar. Pode ser tomado morno ou gelado com alguns cubos de gelo para uma bebida no verão. Certamente é um dos chás mais interessantes para nossa saúde.

Efeitos coletareis do chá de hibisco

Apesar de possuir todos os benefícios que citamos acima, existem alguns possíveis efeitos colaterais ao consumir esta bebida em excesso.

O chá de hibisco possui um efeito sobre o estrogênio, diminuindo seu nível, o que pode afetar a eficácia do tratamento hormonal na menopausa. Além disso, se estiver utilizando algum contraceptivo ou sistema de controle de natalidade que use estrogênio, sua eficácia pode ser diminuída.

Este mesmo efeito sobre o estrogênio pode afetar a capacidade reprodutiva feminina. Se esta seguindo algum tratamento para tentar engravidar é melhor deixar de tomar este chá, a fim de evitar interações.

Outro efeito secundário de tomar o chá de hibisco em excesso é a diminuição da pressão arterial abaixo dos valores normais, especialmente se você sofre de hipotensão. Somado ao efeito diurético, o chá produzirá a expansão dos vasos sanguíneos. Portanto se sofre com pressão baixa, consuma muito este chá.

Por último, foi mostrado que o chá de hibisco age com algumas drogas que são utilizadas na quimioterapia para combater o câncer. Se estiver nessa etapa de tratamento, melhor suspender o hibisco de sua dieta diária.

Chá de hibisco com gengibre

cha de hibisco com gengibre

Misturar o hibisco com o gengibre é uma ótima opção para perder peso e manter a saúde. Ambos os ingredientes proporcionam muitos nutrientes importantes para o corpo e também tem propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo e promovem a queima de gordura.

ingredientes

  • – 500 ml de água
  • – 2 colheres de sopa de flor de hibisco desidratada
  • – 1 colher de sopa de gengibre em pó ou 1 pedaço pequeno de gengibre fresco

Modo de preparo

  • – Levar a água ao fogo e retira-la assim que começar a ferver
  • – Colocar as flores de hibisco e o gengibre na água
  • – Tampar a mistura e deixar repousar durante 10 a 15 minutos
  • – Em seguida, beber quente ou gelado

Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com