10 Razões para consumir Ômega 3

Author Google Plus - Dicas dieta

razoes para consumir omega 3

Descubra quais são seus benefícios do Ômega 3 e quais as fontes que possuem Ômega 3, tão necessários para funções básicas do organismo como o metabolismo lipídico, a coagulação e pressão sanguínea, o sistema imunológico…

Propriedades do Ômega 3

razoes para consumir omega 3

Durante a década de 70 foram feitos estudos que comprovaram que consumir frequentemente peixe azul reduzia a incidência de doenças cardiovasculares. Pouco tempo depois, em 1982, o bioquímico Ralp Holman analisou o tipo de peixe consumido pelos esquimós (população que se caracterizava pela escassa incidência de infartos e outras doenças cardiovasculares) e descobriu a presença de Ômega 3 nestes peixes.

Entre as propriedades do Ômega 3 para nosso organismo do Ômega 3 se destacam:

– Têm propriedades anti-inflamatórias que contribuem para aliviar os sintomas de doenças como a artrite reumatoide.
– Protegem contra as doenças cardiovasculares, porque reduzem os níveis de triglicerídeos no sangue, diminuem a pressão arterial e evitam que se formem trombos nos vasos sanguíneos graças ao seu efeito vasodilatador.
– Favorecem o funcionamento do sistema imunológico.
– Previnem certos tipos de câncer (mama, cólon e próstata).
– Reduzem os sintomas de asma e melhoram sua função pulmonar.

Para a nutricionista e diretora do Colégio de Nutricionistas do Chile, Dawn Cooper, “os Ômegas 3 e 6 são ácidos poli-insaturados essenciais na nossa dieta”. Nosso organismo não os fabrica, por isso é importante integrá-los em nossa alimentação diariamente.

O Ômega 6 é um ácido linolênico e o encontramos no óleo de milho, enquanto que o Ômega 3 é um ácido alfa-linolênico e o podemos encontrar na cavala, salmão, além da linhaça, óleo de soja e nozes.

Estudos realizados no Japão e nos países onde o consumo de peixes azuis é grande, comprovaram que os habitantes destes lugares têm um índice de doenças circulatórias muito baixo.

A explicação: o consumo de alimentos ricos em ácido linolênico ou complementos que o contenha reduz os triglicerídeos, diminuindo o colesterol, previne o aparecimento de coágulos nas artérias e diminui a pressão arterial. Desta maneira protege contra ataques cardíacos, derrames cerebrais, etc.

Estudos também comprovaram que o ácido linolênico possui propriedades antiinflamatórias nas doenças relacionadas com as articulações, por isso pode ser utilizado para combater a inflamação e a dor como a artrite reumatoide.
A ingestão destes ácidos pode ajudar também a manter o equilíbrio mental e evitar ou melhorar a depressão ou servir de ajuda no tratamento de doenças como a esquizofrenia.

Benefícios do Ômega 3

razoes para consumir omega 3

O Ômega 3 pertence ao grupo das gorduras ou lipídios saudáveis, que se encontram em alguns vegetais e peixes. Devido às suas características físicas e químicas estes ácidos atuam no nosso organismo, cumprindo funções essenciais que permitem o bom funcionamento em diferentes processos fisiológicos.

“Nos últimos anos, assistimos a uma crescente popularidade dos benefícios do Ômega 3 para a saúde. Neste contexto, se promove a existência de leites, ovos, iogurtes, pães e de produtos que a indústria de alimentos enriquece com eles; enquanto diferentes laboratórios farmacêuticos os comercializam de distintas formas farmacêuticas como suplementos em capsulas”, explicou o Dr. Carlos Laino – investigador e diretor do Instituto de Biotecnologia da Universidade Nacional da Rioja.

“O Ômega 3 se comporta como um verdadeiro “remédio natural” que participa da prevenção ou no tratamento de diferentes doenças. Depois de várias décadas estudando seus efeitos assombrosos viu-se que são incorporados à dieta, se depositam nas membranas da maioria das células do organismo, em maior quantidade na retina e no cérebro”, afirmou o Dr. Laino e, abaixo, está uma lista das 10 razões que você tem para começar a consumir Ômega 3 hoje mesmo:

Doenças Cardiovasculares

Podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, prevenir a arritmia, reduzir o risco de trombose, diminuir os níveis de triglicerídeos, inibir o crescimento de placas arteriocleróticas, para melhorar a função endotelial vascular, reduzir a pressão arterial e a inflamação em geral. Além disso, pode diminuir a morte súbita por parada cardíaca.

Diabetes Mellitus associada com doenças cardíacas

Reduzem a incidência e mortalidade de doenças cardiovasculares em pacientes com diabetes ao reduzir os triglicerídeos, agregação de plaquetas e efeitos antiarrítmicos.

Artrite reumatoide

Diminuem o número de articulações com dores, presentes nesta patologia.

Colites Ulcerosas

Produz uma redução no uso de corticoides, com diminuição de mediadores da inflamação e uma melhoria geral.

Cólicas na menstruação

Estes ácidos melhoram os períodos dolorosos e diminuem a necessidade de ter que usar medicamentos, como por exemplo, para combater as cólicas menstruais.

Psoríase

O Ômega 3 reduz os eritemas das lesões cutâneas.

Dermatite atópica

Foi demonstrado que estes ácidos beneficiam as lesões cutâneas.

Depressão

Produzem efeitos antidepressivos, e, além disso, é perfeito com alguns antidepressivos, aumentando os efeitos destes medicamentos.

Esquizofrenia

Melhoram diversos sintomas da esquizofrenia, podem acelerar a resposta ao tratamento e melhorar a tolerância dos medicamentos antipsicóticos.

Osteoporose

O Ômega 3, sozinho ou em combinação com o cálcio, retardam a perda de massa óssea e aumentam a densidade no osso do músculo (fêmur) e a coluna vertebral nas pessoas de idade avançada com osteoporose.

Ômega 3 para que serve?

razoes para consumir omega 3

Nosso organismo necessita do Ômega 3 para funcionar adequadamente. Já que o Ômega 3 participa das seguintes tarefas: a formação de membranas celulares, formação de hormônios, o bom funcionamento do sistema imunológico, a correta formação da retina e o funcionamento dos neurônios e as transmissões químicas, entre outras.

Dawn Cooper explica que “embora os Ômegas 3 e 6 sejam essenciais, a relação entre ambos é muito importante já que ao haver mais Ômega 6 do que 3, aumenta a possibilidade de doença cardiovascular e inflamação no organismo.”

Por isso, deve existir uma relação entre Ômega 6 e 3 de 5:1 ou menos. “Na Grécia, onde a relação é de 3:1 possuem pouquíssima incidência de doenças cardiovasculares e trombose”, explica a especialista.

Recomendações para o consumo de Ômega 3

razoes para consumir omega 3

A Associação Americana do Coração recomenda comer 400g de peixes durante 2 vezes na semana, isto leva de 3 a 5g de Ômega 3 que é o necessário para ter um corpo saudável.

A diretora do Colégio de Nutricionistas acrescenta que “se os triglicerídeos estão altos, eles requerem de 2 a 4 gramas diárias de Ômega 3, os quais podem ser tomados como suplemento. Se isto é unido a uma dieta mediterrânea, o azeite de oliva completaria com um equilíbrio perfeito”.


Comentários via Facebook


Comentários no site

Somente os comentários no site que terão revisão dos administradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas
Tags
Copyright © 2013-2017 Dicas Dieta - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Templateparawordpress.com